Seja bem-vindo à era do RH Digital!

Tempo de leitura: 4 minutos

A tecnologia está presente em todos os setores da nossa vida. Quando lemos jornais online, checamos as redes sociais, conversamos com família, amigos ou colegas de trabalho através de aplicativos, guardamos informações na nuvem… Enfim, o digital já é algo quase que essencial para a rotina de qualquer um.

No entanto, apesar de essencial, notamos que entre os profissionais de RH, poucos são os de que fato já empregaram o digital na rotina de trabalho e no departamento de recursos humanos como um todo. Ter um RH digital significa mais do que apenas fazer uso de aplicativos ou guardar dados na nuvem. O RH digital é o departamento que constrói uma estratégia de atuação através da utilização de plataformas modernas, do relacionamento com outros setores do negócio e do armazenamento e estudo de dados coletados.

De acordo com a Delloite Digital HR Survey 2017, cerca de 51,4% das organizações não têm uma definição e nem uma visão sobre RH digital. Geralmente essas organizações possuem algumas tecnologias, porém, não possuem de fato uma estratégia digital em seu RH.

Além disso, a pesquisa também constatou que organizações maiores têm mais chances de realizarem a implementação do RH digital. Isso porque geralmente são essas empresas que têm um maior capital e disponibilizam um maior orçamento para estratégias de RH digital.

O RH Digital e o colaborador

Muitas vezes as organizações não enxergam a real proporção do impacto que um RH Digital pode gerar na vida dos colaboradores e no sistema interno de um negócio. Muito mais do que melhorar a rotina desse setor, implementar esse tipo de estratégia muda incontestavelmente a qualidade do trabalho realizado por esses profissionais.

Essa otimização de todo o sistema acontece de diversas maneiras. De certa forma tudo está interligado e gera consequências entre si.

O engajamento

Basicamente, o engajamento do colaborador é a primeira conquista de uma estratégia de RH Digital bem planejada e implantada. Isso quer dizer que o engajamento vai ser a primeira resposta do colaborador para a empresa.

No momento em que a sua estratégia de RH Digital começar a construir uma cultura organizacional mais sólida, valorizar o seu colaborador (feedbacks, benefícios) e tornar toda a rotina de trabalho mais fluída, a melhoria do engajamento já pode ser notada. O relacionamento que o colaborador cria com o negócio é uma resposta à qualidade da vida  dele no trabalho e à experiência que ele tem.

Produtividade

A partir daí, todo o resto vem como um resultado ao engajamento. Com a produtividade não é diferente.

Ao estar engajamento com uma organização, o colaborador sente orgulho de fazer parte daquilo e contribuir para o crescimento de algo maior. Isso faz com que seu empenho aumente nitidamente e consequentemente aumente também toda a sua produtividade.

Além disso a digitalização do RH pode ajudar os profissionais desse departamento a entenderem melhor as características de cada colaborador da empresa oferecendo a eles maneiras personalizadas de se trabalhar de acordo com o perfil comportamental de cada um. Isso contribui para o bem-estar desses profissionais e também para o aumento da produtividade deles.

Rotatividade

A rotatividade é o último mas não menos importante fator afetado pelo RH Digital. Como já podemos imaginar, o engajamento interno tem uma influência enorme nos cálculos dos níveis de rotatividade de uma empresa. Por esse motivo, a longo prazo, um bom engajamento gera (sim!) uma grande queda nos níveis de rotatividade.

Além do papel do engajamento já citado, a estratégia de RH Digital também pode ser extremamente útil para um planejamento de atração, captação e retenção de talentos. A melhor maneira de atrair um talento e de otimizar a assertividade dos processos de seleção, é feita através do emprego de estratégias que envolvem diversas tecnologias, ou seja, através do RH Digital.

Como você provavelmente deve saber, a rotatividade possui impactos reais no capital financeiro de qualquer organização. O custo com demissões, contratações e treinamentos é enorme e quanto mais puder ser evitado, melhor é.
Quer tornar no seu RH Digital e estratégico? Baixe o nosso eBook Planejamento estratégico: como alavancar meu RH gratuitamente e leve seu RH para um outro patamar!

resultados-cta-blog

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of