Segurança da Informação: conceito, importância e sua relação com o RH e a ISO/IEC 27001

Tempo de leitura: 5 minutos

Muitas pessoas ainda não têm ideia da importância da segurança da informação para as empresas e acreditam que suas informações são totalmente seguras e livres de quaisquer ameaças. E isso é um grande erro!

Por mais que uma empresa tome medidas para proteger sua propriedade intelectual, é importante deixar de lado a crença de que é impossível alguém invadir seus dados.

Com o avanço das tecnologias e com um ambiente cada vez mais interconectado, os ataques cibernéticos estão se renovando rapidamente e, antes mesmo que você perceba, sua organização pode estar em risco.

A segurança da informação é um tema cada vez mais recorrente e uma preocupação cada vez maior das empresas. Por isso, no post de hoje você poderá descobrir o que é segurança da informação, sua importância e principalmente, como promovê-la. Acompanhe!

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

O que é Segurança da Informação?

O termo “Segurança da Informação” é usado para se referir à defesa de dados e à prática de prevenir o acesso não autorizado, uso, divulgação, interrupção, modificação, inspeção, registro ou destruição das informações.

Esta prática desempenha quatro funções importantes:

  • Proteger a capacidade de funcionamento da organização.
  • Permitir o funcionamento seguro das aplicações implementadas nos sistemas informáticos da organização.
  • Proteger os dados que a organização coleta e usa.
  • Proteger a tecnologia que a organização usa.

Ela não está restrita somente a sistemas computacionais, informações eletrônicas ou sistemas de armazenamento. Envolve também a infraestrutura, proteção legal, gerenciamento de processos e de pessoas. O conceito aplica-se a todos os aspectos de proteção de informações e dados.

Por que ela é tão importante?

Um ataque cibernético pode causar danos incalculáveis a uma empresa, como prejuízos financeiros, prejuízos ao posicionamento da marca, perda de sigilo da informação e comprometimento do negócio. 

Independentemente do seu negócio ser pequeno ou uma grande multinacional, ele depende de sistemas computacionais todos os dias. Com as novas tecnologias, os perigos do crime cibernético se tornam ainda mais sérios e sem os controles adequados, os riscos de acessos indesejados, quebra de sigilo, fraudes nas comunicações são problemas constantes.

Logo, o que é tão valioso merece uma proteção robusta, já que pessoas mal intencionadas reconhecem o valor desses dados e vão querer se apropriar deles para tirar algum tipo de vantagem. Neste sentido, é fundamental investir em metodologias que garantam essa proteção, blindando os sistemas e as informações da empresa contra qualquer ação externa que possa prejudicá-la.

Importância da Segurança da Informação no RH

Todos os dias circulam no setor de Recursos Humanos várias informações importantes para o negócio e para as pessoas. Essas informações devem ser muito bem guardadas para que a empresa não se prejudique em termos financeiros e estratégicos.

Processos como o recrutamento e seleção, gestão, admissão e desligamento de funcionários, geram dados e informações que devem ser protegidas.

A Sólides preza pela segurança, integridade, proteção e sigilo das informações e por isso está implementando a norma ISO/IEC 27001, que busca garantir o compromisso e conformidade com as melhores práticas para garantir a segurança da informação.  

A ISO/IEC 27001 é uma norma internacional de Gestão de Segurança da Informação, que tem como princípio geral a adoção de um conjunto de requisitos, processos e controles, que visam gerir os riscos de Segurança da Informação presentes nas organizações.

A obtenção da certificação demonstra que a organização está seguindo as melhores práticas de segurança da informação e oferece uma avaliação independente e especializada para verificar se seus dados estão protegidos de forma adequada.

Como promover a Segurança da Informação

Entendida a importância e tendo ciência de que a segurança da informação nas empresas é um dos pontos fundamentais para o seu bom funcionamento, a dúvida que fica é sobre como implementá-la. Confira então algumas recomendações, que são exemplos do que a Sólides tem feito:

  • Procure manter sempre os softwares e drives atualizados;
  • Tenha controle sobre o acesso que os colaboradores têm aos dados;
  • Possua um bloqueio de sistema de saída, evitando que qualquer dado seja liberado sem que os funcionários de TI tenham ciência;
  • Possua políticas de segurança dentro da empresa;
  • Mantenha todos os processos e políticas de segurança alinhados;
  • Faça treinamentos em períodos regulares com as pessoas que trabalham na empresa para deixar todos a par das medidas de segurança; e
  • Sempre realize um backup dos dados, sendo indicado principalmente em nuvem, para possuir uma alternativa em termos de recuperação de dados caso seja necessário devido algum incidente.

Conclusão

A segurança da informação deve ser um objetivo de toda a empresa, não apenas de uma área. Como vimos, o setor de RH precisa considerar esse assunto de maneira relevante no seu dia a dia e proteger os dados do negócio, candidatos e funcionários.

Esperamos que esse conteúdo tenha esclarecido as suas dúvidas e sempre que precisar continue contando com a Sólides! Por aqui segurança da informação é coisa séria, seja para os dados internos ou para os dados dos nossos clientes e parceiros.

E que tal continuar aprendendo sobre segurança dos dados? Confira então o conteúdo sobre LGPD e sua relação com o RH.

Banner-LGPD

Este artigo foi escrito em parceria com Fabiana Ferreira, Especialista em Segurança da Informação na Sólides.

0 0 votes
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments