Você já ouviu falar em Search e Hunting no processo seletivo? É muito provável que esses dois termos estejam presentes na vida de qualquer gestão ou departamento de RH. Embora similares, “search” e “hunting” são táticas diferentes para processos de seleção e normalmente são aplicadas em contextos mais específicos.
Vamos explicar para você qual é a diferença entre esses dois termos e ajudar você a entender qual é o mais adequado para o seu contexto!
Encontrar candidatos altamente qualificados hoje em dia não é uma tarefa fácil. Para evitar custos extras com rotatividade e aumentar a qualidade da produção dentro dos negócios, as organizações estão literalmente caçando esses candidatos.
Hunting em um processo seletivo significa deixar de lado o recrutamento passivo, onde os candidatos encontram as vagas, e partir para algo mais dinâmico. Significa caçar os talentos, entrar em contato, fazer propostas, mesmo se eles já estiverem empregados ou trabalhando em outros projetos.
Esse tipo de processo seletivo consiste em, basicamente, correr atrás do candidato ideal para você. É óbvio que nem sempre ele estará disponível, porém, a chance de se encontrar os talentos certos para um negócio aumenta consideravelmente quando colocamos a mão na massa e vamos buscar esses candidatos de forma mais agressiva.
Agora que você entendeu a diferença entre search e hunting em um processo seletivo, aproveita sua visita e veja como aumentar a eficiência dessa seleção utilizando o people analytics!
- outubro 19, 2023
- Recrutamento e Seleção, Sólides
- por Ariane Oliveira
A Sólides é uma plataforma completa para Gestão de Pessoas que potencializa a atração de talentos das empresas. Saiba como isso acontece!