O que é Scrum e Kanban e como usar no setor de Recursos Humanos

Tempo de leitura: 6 minutos

Já ouviu falar em Scrum e Kanban aplicados à Gestão de Pessoas? Trata-se de duas ferramentas que fazem parte das chamadas metodologias ágeis e proporcionam diversos benefícios em sua aplicação. O fato de serem habitualmente usadas em projetos não impede que elas sejam muito úteis no cotidiano do setor de RH.

Neste artigo, vamos explicar cada uma delas e quais são as vantagens que oferecem. Além disso, daremos algumas dicas para que você possa implementá-las em sua empresa de forma mais eficiente. Confira!

O que é Scrum?

O Scrum é uma metodologia ágil que tem como principal objetivo tornar o planejamento e a execução dos projetos mais adaptáveis e eficientes. A técnica consiste na divisão do projeto em fases, chamadas de Sprint, que contam com acompanhamento diário da evolução por meio de reuniões de alinhamento. 

Nesse sentido, cada Sprint representa um entregável do projeto e pode ter a duração de uma semana, uma quinzena ou, até mesmo, um mês. Por meio das ferramentas que integram o Scrum, pequenos ajustes no planejamento são implementados ao longo da execução, o que permite que possíveis erros sejam identificados e tratados de modo mais imediato.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

O que é Kanban?

O Kanban é uma metodologia de organização de tarefas que ajuda gestores e colaboradores a visualizar e controlar melhor as demandas do setor. Ainda, consiste na montagem de um quadro que dispõe as atividades em colunas, de acordo com o status de execução que, em geral, são: a fazer, fazendo, feito e aguardando. 

Na medida em que as tarefas são executadas, os próprios colaboradores atualizam a disposição do quadro, o que facilita o acompanhamento de todo o time. O uso do Kanban pode interferir até mesmo na cultura organizacional, trazendo elementos que ajudam a fortalecer as relações internas e promover mais eficiência às equipes.

Quais os benefícios dessas metodologias para o RH?

O Scrum e Kanban são duas ferramentas que podem trazer muita eficiência para a Gestão de Pessoas em diferentes aspectos, como mostramos a seguir.

Gestão mais eficiente dos processos

Tanto o Scrum quanto o Kanban permitem que os processos do RH sejam controlados de forma mais organizada e próxima. Isso significa que o gerenciamento das demandas do setor se torna mais eficiente, minimizando a incidência de erros e gerando entregas precisas e com mais qualidade.

RH mais ágil

O Scrum e Kanban são duas das mais importantes metodologias de um RH ágil, que tem como principal vantagem a entrega das demandas de forma mais rápida, sem a perda da qualidade. Com isso, os profissionais conseguem executar mais tarefas, o que aumenta a capacidade dos times e permite o crescimento do setor como um todo.

Gestão de pessoas mais estratégica

O uso de metodologias ágeis favorece o desenvolvimento de um RH estratégico, que atua de modo mais aprofundado junto à alta gestão da empresa e contribui com o seu crescimento e evolução. Assim, além de permitir que o setor tenha um destaque maior na organização, uma gestão de pessoas mais estratégica promove melhorias em diferentes aspectos do negócio, desde o clima organizacional até o desenvolvimento dos profissionais.

Banner_Planejamento_Estratégico

Como aplicar Scrum e Kanban no RH?

Para a aplicação no setor de Recursos Humanos, é importante tomar alguns cuidados. Veja as dicas que separamos para ajudar você nesse desafio.

Estabeleça metas estruturadas para a equipe

A forma como as metas são estabelecidas para as equipes, pode ser determinante para o sucesso de uma empresa. Em relação ao Scrum, elas devem estar claras para todos, com prazos e responsabilidades muito bem alinhados. Isso ajuda a orientar melhor cada um dos colaboradores sobre o que precisa ser feito e quando deve ser entregue cada tarefa.

Já em relação ao Kanban, as metas devem estar bem destrinchadas, em demandas menores, para serem facilmente acompanhadas. Dessa forma, é importante definir não apenas o objetivo final, mas também os entregáveis que possam ser medidos e avaliados individualmente ao longo do caminho.

Reestruture as demandas do setor

As demandas do RH são muitas e variadas, logo, podem ser organizadas de diferentes formas. Para a adoção de um RH ágil, é preciso rever o modo como as tarefas são distribuídas para adequá-las às metodologias. 

Aqui, o Kanban pode ser aplicado na gestão das atividades cotidianas do time, permitindo uma melhor visibilidade a todos. Já o Scrum é ideal para atender demandas pontuais e grandes projetos, possibilitando mais agilidade e controle na execução de cada etapa. Juntas, essas ferramentas devem transformar a rotina do setor, deixando-a mais produtiva.

Defina responsáveis e prazos para cada processo

Para que ambas as metodologias ágeis que estamos abordando gerem os resultados esperados, é imprescindível que cada tarefa tenha um responsável e um prazo atrelado a ela. Assim, uma pessoa deve estar encarregada de cuidar de todos os detalhes da realização das atividades, bem como das interações necessárias com outros setores e agentes externos.

Além disso, é fundamental que seja determinado um prazo para a finalização de cada entrega para que haja um norte. A definição dessas datas ajuda não apenas o responsável em sua gestão, como também os demais profissionais que dependem dessas demandas para dar sequência em suas atividades.

Capacite os profissionais

Por fim, a preparação dos profissionais para a implementação dessas mudanças é um elemento crucial para que todo seu potencial seja aproveitado. Sabemos que toda alteração na atuação de um profissional gera dúvidas, questionamentos e insegurança. Nesse sentido, o treinamento é o meio de capacitar os colaboradores para lidar com essas novidades, absorvendo-as com mais naturalidade e tranquilidade.

Scrum e Kanban

Como vimos, Scrum e Kanban são excelentes instrumentos de gestão que podem ser aplicados no RH. Para isso, siga as dicas que demos nesse conteúdo e adote um posicionamento mais estratégico na Gestão de Pessoas da sua empresa. Essa pode ser a oportunidade que faltava para ter um negócio mais inovador e próspero.

Agora que você já sabe da importância de contar com boas metodologias de gestão no RH, que tal manter equipes mais bem-preparadas em sua organização? Acesse a Universidade Sólides e conheça o curso gratuito de Times de Alto Desempenho.

5 1 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments