Saúde Emocional dos Colaboradores: Cuide do maior patrimônio da empresa

Tempo de leitura: 4 minutos

A busca por equilíbrio emocional tem aumentado gradativamente nos últimos meses, em razão do isolamento social e da pandemia, especialmente no ambiente corporativo: nunca se falou tanto na saúde mental dos colaboradores. 

O motivo: 47,3% dos trabalhadores apresentaram sintomas de ansiedade e depressão durante esta pandemia e segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 11,5 milhões de pessoas já sofrem de depressão.

Os números são preocupantes e refletem como a prevenção é o caminho ideal. Veja então quais as vantagens de estimular o cuidado da saúde mental dos funcionários.

Os benefícios da empresa em cuidar da saúde emocional dos colaboradores 

Conheça 4 benefícios em cuidar da saúde emocional dos colaboradores na sua empresa.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Melhora no relacionamento interno corporativo

O ambiente corporativo é, para muitos, a segunda casa. Afinal, a pessoa tende a passar mais tempo com seus colegas de trabalho do que com a própria família. 

Dessa maneira, cuidar da saúde mental de todos possibilitaria o resultado em um processo de amadurecimento interno e externo, melhorando o relacionamento corporativo entre seus funcionários.

Com isso, a gestão de conflitos tende a ser menos necessária. Pessoas satisfeitas acabam se relacionando de forma mais amistosa. 

Aumento da produtividade

Quando se cuida da saúde mental, reduzindo níveis intensos de ansiedade e estresse e aumentando a concentração e motivação, a tendência é aumentar a produtividade na corporação como um todo.  

Assim, é potencializada a capacidade dos funcionários realizarem suas atividades de forma mais engajada, gerando bons resultados à empresa.

Diminuição do afastamento médico (INSS)

O número de afastamentos médicos por conta de doenças como depressão e ansiedade tem aumentado muito em vários setores, e isso pode prejudicar a saúde da empresa, ao ter o seu funcionário afastado do seu serviço.

Por isso, a prevenção deve ser encarada como um investimento: ganha o colaborador, ganha o empresário.  

Diminuição na rotatividade

A empresa que se preocupa com a saúde emocional, cuidando do colaborador como um todo, poderá ganhar a confiança dele, sua motivação, e isso pode fazer com que ele permaneça e cresça dentro da empresa, diminuindo assim a taxa de turnover e seus gastos gerados.

Afinal, o processo seletivo mais caro é sempre aquele para substituir um funcionário que poderia ter ficado.

como diminuir a rotatividade

Dicas para valorizar agora a saúde emocional dos colaboradores de sua empresa

Você já viu como é relevante e quais são os benefícios que o cuidado da saúde mental dos funcionários traz para a sua empresa. 

Por essa razão, muitas instituições, com este processo, começam a se destacar muito além do serviço prestado, mas pela sua forma de cuidar de quem faz parte dela. 

Assim como um cliente satisfeito, um colaborador feliz se torna um excelente divulgador do negócio!

Veja então algumas dicas que você pode aplicar na sua empresa para já cuidar da saúde emocional de todos.

Incentivo a momentos de meditação e atividades similares

A meditação é um processo que já vem ganhando destaque há muitos anos pelos seus comprovados resultados durante a sua prática.  

Por isso, incentivar a sua realização, e até de outras atividades complementares, como momento de descanso, sala de jogos e outros, estimulará a criatividade dos funcionários, além de tirá-los de um momento de foco de tensão que podem ter em alguns momentos.

Comunicação aberta com todos da empresa

A empresa, sendo aberta a novas ideias e acessibilidade de todos com os seus líderes, aumenta a confiança no trabalho. 

Neste espaço conta também o retorno de feedback, traçar pequenas metas para acompanhar junto ao funcionário, comemorar as conquistas e dar apoio nas dificuldades, mesmo que não relacionadas diretamente com o trabalho.

Aqui é importante ressaltar que a comunicação precisa ser a mais objetiva possível, de ambos os lados.

Suporte terapêutico

Falar e expressar sobre seus sentimentos e emoções é importante para reconhecer, entender e ressignificar o processo pelo qual está passando, além de tratar feridas passadas.  

Dessa forma, trazer a parceria de um suporte terapêutico especializado no qual o colaborador poderá confiar, pode ajudá-lo além do desenvolvimento no trabalho, mas também em um todo – no qual ele irá cuidar dos aspectos que vê necessidade naquele momento. 

Não apenas em tempos de pandemia, o atendimento psicológico online já se mostrou uma excelente opção para centenas de gestores e RH’s na busca por um ambiente corporativo mais emocionalmente saudável. 

Gostou das dicas e dos benefícios? Vale lembrar que esses tópicos vão além de inserir no discurso da empresa, sendo necessário colocá-las na rotina corporativa. E promovendo essas ações, é possível que sua empresa e equipe alcancem resultados mais satisfatórios.

Conteúdo escrito pelo Psicologia Viva, plataforma que possibilita a realização de consultas psicológicas online com conforto e segurança.

5 1 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments