Saiba por que começar um treinamento de liderança para PMEs

Tempo de leitura: 6 minutos

O desenvolvimento de pessoas é fundamental para melhorar a motivação, o engajamento e os resultados da equipe. O investimento em treinamento de liderança permite que as empresas possam crescer e alcançar sucesso nos negócios.

Treinar líderes é extremamente importante para que as PMEs também estejam preparadas a desenvolverem profissionais de alta performance que façam diferença na organização.

Pensando nisso, elaboramos o artigo para mostrar a importância de um treinamento de liderança para PMEs, quando e por que começar. Confira.

O que são treinamentos de liderança e para que servem? 

O treinamento para liderança nada mais é que uma formação que pode ser um curso, palestra, workshop, dentre outras maneiras de aprendizado, voltado aos líderes de empresas. 

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

O foco desses treinamentos é auxiliar gestores e líderes a desenvolverem competências técnicas e comportamentais, habilidades valorizadas no mercado de trabalho, como empatia e inteligência emocional, dentre outras aptidões.

Com lideranças preparadas, os colaboradores serão impactados de forma positiva no desenvolvimento de performance, engajamento e evolução como profissionais.

Assim, o setor de Recursos Humanos tem um papel de protagonismo em incentivar e contribuir para que os treinamentos certos sejam oferecidos de acordo com o perfil comportamental de cada líder.

Para isso, o RH deve estar munido de dados, pensamento estratégico e ferramentas como um software de gestão de pessoas, para que nada seja decidido com base em “achismos”, trazendo prejuízos para o negócio.

Por que as PMEs deveriam fazer treinamentos de liderança?

Antigamente, mais especificamente antes da globalização que ocorreu com o “boom” da internet, a cultura desse tipo de empresa tinha uma liderança mais centralizada no dono. 

A transformação digital trouxe novas ideias, tecnologias, modelos e relações de trabalho, sendo imprescindível a adaptação e atualização das empresas. Logo, torna-se essencial o desenvolvimento de líderes.

E se até algum tempo os colaboradores eram vistos apenas como mão de obra qualificada, atualmente, eles se tornaram o bem mais precioso das organizações. Afinal, são essas pessoas que vão auxiliar no alcance dos objetivos da empresa. 

Além disso, quando falamos de PMEs, sabemos que o esforço da equipe, que tem menos recursos, precisa ser ainda maior para se destacar diante dos concorrentes.

Assim, o novo profissional do mercado não procura somente ser bem remunerado, mas trabalhar em uma empresa que o desenvolva nas soft e hard skills. E dessa forma, precisa de um líder que entenda tudo sobre gestão de pessoas.

Qual é a relação entre avaliação de desempenho e treinamentos?

Quando o RH está munido de ferramentas para gerar inteligência de dados que auxiliam na identificação sobre os pontos fortes e fracos de cada líder, o setor pode fazer uma avaliação de desempenho de forma mais eficaz.

Ainda, por meio da avaliação de desempenho, é possível oferecer feedbacks construtivos e tomar decisões mais estratégicas nos treinamentos que deverão ser ministrados para cada perfil de liderança.

Assim, a empresa não desperdiça recursos financeiros e o profissional não ficará desmotivado e entenderá a importância do treinamento para liderança por aprender técnicas que de fato agregam em sua carreira.

Essa ferramenta de gestão ainda proporciona um autoconhecimento ao colaborador, fazendo com que ele também busque, por si só, conhecimento para se tornar um líder inspirador para seus liderados.

Qual é o momento certo para começar um treinamento de liderança?

O primeiro passo para saber se é o momento certo para desenvolver atividades para treinamento de liderança é fazer um levantamento da situação atual da empresa. Nesse sentido, a empresa está bem financeiramente? E onde ela deseja chegar no mercado?

Caso a resposta seja “não”, é hora de avaliar o desempenho dos líderes e direcioná-los aos treinamentos de competências que precisam ser desenvolvidas para o alcance do sucesso empresarial.

Ainda, sabemos que as áreas de atuação no mercado estão sempre evoluindo, então, fique atento às novidades do seu nicho de mercado e não deixe de investir em treinamento e capacitação de novas tendências de liderança.

Que tipos de treinamentos de liderança podem ser feitos?

Se você chegou até aqui, mas não sabe em quais atividades para treinamento de liderança investir, vamos apresentar algumas opções que estão em alta nas empresas!

Inteligência emocional

Essa é uma das habilidades mais valorizadas pelas empresas na hora de escolher um bom líder. Uma pesquisa do Gartner, de março de 2022 com mais de 230 líderes de RH, revelou que 90% acredita que para ter sucesso no ambiente de trabalho atual, os líderes devem se concentrar nos aspectos humanos da liderança. 

A inteligência emocional pode ser definida como a capacidade que uma pessoa tem de lidar com seus sentimentos de forma que eles não influenciem negativamente os outros e, claro, a si mesmo.

Logo, um líder com essa soft skill consegue lidar bem com conflitos no time, comunica-se melhor, podendo oferecer feedbacks construtivos, evitando absenteísmo e turnover.

Gestão de pessoas

Por meio da gestão de pessoas, é possível identificar o profissional que melhor se encaixa em determinada vaga, como ele reagirá diante de determinadas situações, além de um melhor entendimento da equipe como um todo.

Além disso, em uma plataforma de gestão de pessoas, consegue-se reconhecer e comparar as competências de profissionais de alta e baixa performance da empresa, facilitando a identificação de novos líderes, direcionando-os para os melhores treinamentos.

Treinamentos técnicos

Engana-se quem pensa que a automação não é possível em pequenas e médias empresas. Atualmente, existem muitas ferramentas de gestão eficazes e com bom custo-benefício, que auxiliam na geração e análise de dados dos liderados, facilitando na tomada das melhores decisões.

Nesse sentido, entregando a parte analítica e burocrática para a tecnologia, o líder pode cuidar da cultura e do relacionamento, entre e com os membros da equipe. Assim, ele terá mais tempo para cuidar do bem mais valioso da empresa: “as pessoas”.

Quais são os benefícios dos treinamentos de liderança?

Fornecer aos líderes ferramentas de desenvolvimento beneficia todos os âmbitos do negócio, por exemplo:

  • aumenta o engajamento e a produtividade;
  • torna os colaboradores verdadeiros promotores da marca, retendo talentos;
  • facilita o alcance de metas;
  • melhora a performance individual e coletiva, impactando positivamente também o consumidor final;
  • projeta uma imagem positiva da empresa no mercado, atraindo novos talentos.

Como mencionamos, quando o RH incentiva e concede as ferramentas para que os líderes desenvolvam suas habilidades, promove inovação por meio de treinamentos para as PMEs.

Desse modo, o negócio tem um grande diferencial competitivo dentre seus concorrentes, por ter uma liderança humanizada, mesmo com auxílio da tecnologia, alcançando excelentes resultados.

Agora que você conhece melhor a importância de um treinamento de liderança, que tal aproveitar o momento e baixar o e-book sobre lideranças e equipes de alta performance?

0 0 votes
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments