Saiba o que é educação corporativa e como implementá-la na empresa

Tempo de leitura: 6 minutos

Entender o que é educação corporativa — conhecida também como educação empresarial — pode ser fundamental para conseguir melhorar a produtividade dentro da sua empresa. 

Ao se criar uma rede de gestão de conhecimento em uma instituição, de acordo com as necessidades, é possível ter como oferecer aprendizado aos colaboradores, ou seja, é uma forma de articular corretamente as competências individuais e organizacionais no contexto mais abrangente da organização.

Com colaboradores mais capacitados, o foco da empresa fica na produtividade e na competitividade do mercado, já que as organizações que programam um sistema de educação corporativa agilizam os processos e aumentam a qualidade dos seus resultados.

Investir em educação corporativa é importante não apenas para elevar as habilidades da equipe, mas também para obter níveis mais altos de engajamento do colaborador. 

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Dessa forma, criamos este post, para que você conheça mais sobre o assunto e saiba como implementar essa estratégia na sua empresa. Confira!

Como implantar a educação corporativa na sua empresa?

Cabe ao setor de Recursos Humanos das empresas identificar, junto com a liderança, as reais necessidades de qualificação e reciclagem da equipe. A partir daí, é possível fazer o escopo do treinamento e procurar os parceiros que auxiliarão na montagem do conteúdo e no andamento dos processos.

Essa etapa de mapeamento das necessidades de qualificação também pode ser feita por um consultor terceirizado. O perfil dos colaboradores e os investimentos disponibilizados pela empresa para educação devem ser avaliados para, dessa forma, encontrar os métodos que melhor atendem às necessidades da empresa.

A partir do levantamento do que a organização quer, é preciso buscar a melhor ferramenta, aquela que conciliará os custos e benefícios. O sistema de educação corporativa funciona de três maneiras, por meio de:

  • cursos presenciais — o investimento pode ser maior, porém, dependendo da capacitação, o aprendizado pode ser mais eficiente quando o assunto é tratado presencialmente;
  • cursos à distância (EaD) — custo menor para a empresa e com grandes benefícios, pois os colaboradores podem acessar as capacitações quando e como desejarem;
  • atividades mistas (EaD e presenciais) — o colaborador precisa se organizar para comparecer às aulas e também assistir em casa.

Uma das grandes vantagens da modalidade à distância é a economia de recursos, pois elimina os custos com estrutura física e permite um ganho de tempo na aprendizagem.

A educação corporativa ganhou grande força nas organizações por incentivar a capacitação de liderança e gerenciamento, desenvolver competências direcionadas às atividades fins das organizações, conciliar necessidades individuais e estratégia de negócios.

Além disso, ela integra funcionários à cultura da empresa, cria procedimentos e comportamentos padrões, engajando e motivando os colaboradores nos processos da organização.

Quais os objetivos da educação corporativa?

A educação corporativa tem o objetivo de instruir e capacitar os colaboradores de uma empresa. O intuito é aumentar as chances de sucesso dentro da organização. Porém, esse tipo de ensino pode ser trabalhado separadamente, de acordo com a necessidade de cada setor ou de forma conjunta. Os principais objetivos são:

  • desenvolver atitudes e comportamentos que devem ser seguidos;
  • aprimorar as habilidades dos colaboradores;
  • integrar os profissionais com a cultura organizacional;
  • melhorar a produtividade de todos da empresa;
  • aperfeiçoar a gestão de tempo dos colaboradores;
  •  motivar e desenvolver as competências dos gestores;
  • ensinar os colaboradores a operar os equipamentos de forma eficiente e adequada;
  • instruir aos colaboradores a realizarem funções de forma correta e efetiva;
  • apresentar novas ferramentas que ajudarão a melhorar a produção;
  • realizar qualificação dos colaboradores de forma contínua, mostrando as mudanças recorrentes no mercado;
  • mostrar toda cadeia de negócios que existe dentro de uma organização.

Essas são metas gerais, mas é claro que existem aquelas específicas, pois toda empresa tem a sua particularidade. Portanto, antes de implantar esse tipo de ensino dentro da sua instituição, é preciso fazer um planejamento.

Para tanto, paute todas as necessidades: as específicas de cada setor e as gerais. Dessa maneira, você conseguirá implementar a educação corporativa de forma eficiente dentro da sua empresa, além de atingir todos os seus objetivos.

Quais as vantagens da educação corporativa?

O ensino corporativo prepara a equipe para os desafios do ambiente de trabalho, atuando nas necessidades reais da empresa e dos colaboradores.

Além disso, pode ser usado para assegurar que os funcionários tenham a oportunidade de se qualificar para alcançar o máximo potencial em todas as fases de sua trajetória na empresa. Conheça agora mais benefícios.

Incentivo à inovação

O colaborador, ao dominar suas atividades de trabalho, acaba por se sentir mais confiante e desafiado na criação de novos processos.

Melhoria no ambiente corporativo e diminuição do turnover

Um colaborador que passa pelo processo de educação corporativa se sente valorizado pela empresa. Assim, ele estará sempre motivado, impactando de forma construtiva na manutenção do clima organizacional e na diminuição do turnover, já que ele se sentirá mais importante e não terá vontade de procurar novas oportunidades.

Mas para compreender essa importância, é preciso entender o que é educação corporativa, ou seja, é mais que um treinamento, pois age nas necessidades da organização e, ainda, é uma forma inovadora de incentivar o desenvolvimento e demonstrar que a sua empresa valoriza o crescimento pessoal e profissional da equipe.

Você já ouviu falar em e-learning?

Trata-se de um novo modelo de educação corporativa, de uma modalidade de ensino à distância, que possibilita ao profissional a autoaprendizagem, com cursos sistematicamente organizados, que podem ser apresentados em diferentes suportes tecnológicos e sempre pela internet.

Em outras palavras, o e-learning é um meio pelo qual a pessoa consome conteúdo via ambiente virtual. Funciona assim, um  professor auxilia você nas tarefas e demais atividades, tudo para tornar o aprendizado mais fácil e prático.

As atividades e toda a informação são disponibilizadas por um sistema. Portanto, é possível acessar quando e de onde você estiver, o que torna o sistema de ensino mais eficiente e adaptável ao tempo do aluno.

Implementar a educação corporativa em sua empresa não é algo difícil, porém, precisa ser planejado. Logo, evite investir tempo e dinheiro em capacitações que não contribuirão em nada para a qualificação dos seus colaboradores. Por isso, organize-se, conheça exatamente quais são as necessidades dos seus profissionais e procure as melhores capacitações.

Investir em seus colaboradores é pensar positivamente no crescimento da sua empresa! Profissionais devidamente capacitados são sinônimo de produção em alta! E você, já faz uso do ensino corporativo na sua empresa? Então, deixe um comentário contando a sua experiência!


1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Camila Anchieta Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Camila Anchieta
Visitante
Camila Anchieta

Olá,
Primeiramente obrigada pelo texto, muito claro, me ajudou bastante.
Assim como a Paolo Souza perguntou, também gostaria de saber quem escreveu o texto, por gentileza.