O que é Educação Corporativa e como iniciar um programa de aprendizagem na empresa

Tempo de leitura: 12 minutos

Entender o que é educação corporativa — conhecida também como educação empresarial — é fundamental para desenvolver talentos e potencializar a produtividade da sua empresa. 

Isso porque criar uma rede de gestão de conhecimento na organização possibilita aprendizado e desenvolvimento aos colaboradores.

Assim, esta é uma forma de articular corretamente as competências individuais e organizacionais no contexto mais abrangente da organização.

Investir em educação corporativa é importante não apenas para elevar as habilidades da equipe, mas também para obter níveis mais altos de engajamento do colaborador. 

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Quer compreender como promover programas de aprendizagem e usufruir dos benefícios da educação corporativa?  Continue a leitura, saiba mais e tenha acesso ao conhecimento que pode transformar pessoas, carreiras e empresas. 

O que é Educação Corporativa?

Trata-se de uma prática para desenvolver habilidades em prol da organização. Nesse sentido, a gestão de pessoas usa a educação corporativa para atingir melhores resultados. 

Ainda, a estratégia está além da simples qualificação da mão de obra. Tampouco se refere à mera oferta de treinamentos.

A educação corporativa contempla a aplicação de ações para estimular o aperfeiçoamento dos colaboradores, considerando os objetivos organizacionais. 

Quando alinhada às estratégias da empresa, promove inovação, desenvolvimento e crescimento

Investir em educação empresarial traz vantagens para os colaboradores e para a empresa. 

Para os funcionários, é uma ótima oportunidade para se desenvolver profissionalmente, enquanto a organização desfruta das habilidades técnicas e comportamentais adquiridas para alcançar times de alta performance. 

Quais os objetivos da Educação Corporativa?

A educação corporativa tem o objetivo de instruir e capacitar os colaboradores de uma empresa. 

A gestão de pessoas identifica pontos que precisam de melhoria, promove aprendizagem e desenvolvimento. 

Essa estratégia representa a educação corporativa, cujos objetivos principais são:

  • desenvolver atitudes e comportamentos que devem ser seguidos;
  • aprimorar as habilidades dos colaboradores;
  • integrar os profissionais com a cultura organizacional;
  • melhorar a produtividade;
  • aperfeiçoar a gestão de tempo dos colaboradores;
  • motivar e desenvolver as competências dos gestores;
  • instruir aos colaboradores a realizarem funções de forma correta e eficiente;
  • apresentar novas ferramentas que ajudarão a melhorar a produção;
  • realizar qualificação dos colaboradores de forma contínua, mostrando as mudanças recorrentes no mercado;
  • mostrar toda cadeia de negócios que existe dentro de uma organização.

Essas são metas gerais, mas é claro que existem aquelas específicas, pois toda empresa tem a sua particularidade. 

Portanto, antes de implantar esse tipo de ensino dentro da sua instituição, é preciso fazer um planejamento.

Para tanto, paute todas as necessidades: as específicas de cada setor e as gerais. 

Dessa maneira, você conseguirá implementar a educação corporativa de forma eficiente dentro da sua empresa, além de atingir os seus objetivos.

educação corporativa

Qual a importância?

A educação empresarial promove capacitação e desenvolvimento estratégico aos recursos humanos com a intenção de atender às necessidades e os objetivos da organização. 

Essa estratégia ganhou força nas organizações por incentivar a capacitação de lideranças, desenvolver competências direcionadas às atividades fins das organizações, conciliar necessidades individuais e estratégia de negócios.

Além disso, ela integra funcionários à cultura da empresa, cria procedimentos e comportamentos padrões, engajando e motivando os colaboradores nos processos da organização.

Desse modo, desenvolver programas específicos para a gestão de aprendizagem é importante para colaboradores e gestores, independente do nível hierárquico.

Enquanto os profissionais enriquecem seus currículos com certificados e cursos, as empresas formam times mais qualificados para atender as demandas do negócio. 

Ao passo que as lideranças desenvolvem habilidades de gestão fundamentais para a organização. 

Como consequência, a educação corporativa tem importância para dar vantagem competitiva ao negócio, qualificando processos, produtos, serviços e pessoas. 

Características e desafios da Educação Corporativa

A educação corporativa é uma ferramenta estratégica para o crescimento contínuo de uma organização

Investir em processos eficientes de aprendizagem e desenvolvimento de colaboradores permite criar conexões poderosas de engajamento. Além de aumentar as chances de atração e retenção de talentos.

Nesse sentido, a importância e as vantagens da educação corporativa são inegáveis. No entanto, implementar essa prática nas empresas oferece alguns desafios.

Os mais recorrentes são:

  • custos elevados: cursos e treinamentos podem custar caro. Os presenciais, principalmente, pois é necessário locar espaço físico, providenciar alimentação, transporte e materiais;
  • tempo de realização: dependendo do tema, um curso pode levar tempo para conclusão;
  • falta de engajamento: nem sempre é possível engajar todos os colaboradores nos treinamentos. Seja por dificuldade de agendas ou desinteresse em determinados temas. 

Qual a diferença entre Educação Corporativa e Treinamento?

Agora que você já sabe o que é educação corporativa, entenda como ela se difere dos treinamentos tradicionais:

  • público-alvo: os treinamentos são destinados aos colaboradores, enquanto a educação empresarial contempla, além deles, clientes, parceiros, fornecedores e lideranças;
  • objetivos: a educação empresarial busca desenvolver pessoas em prol da organização. E o treinamento, muitas vezes, é focado na qualificação das hard skills individuais;
  • tempo de duração: a educação corporativa é uma estratégia para longo prazo que alinha objetivos da organização e dos colaboradores. Já os treinamentos ocorrem em menor prazo, são quase imediatos e aplicados em funções, áreas ou atividades específicas; 
  • modelo de aprendizagem: nas capacitações tradicionais, os alunos apenas recebem as informações, sem muita interação. Por outro lado, a educação corporativa propõe a participação dos estudantes. Eles são coautores da aprendizagem. 

Quais os benefícios da Educação Corporativa para a empresa?

Como vimos, por ser mais abrangente, a educação empresarial oferece vantagens mais consistentes do que treinamentos convencionais. 

Isso porque alcança mais pessoas, para além dos colaboradores, atingindo clientes, fornecedores e parceiros

O ensino corporativo prepara a equipe para os desafios do ambiente de trabalho, atuando nas necessidades reais da empresa e dos colaboradores.

Além disso, ela assegura que os funcionários tenham a oportunidade de se qualificar para alcançar o máximo potencial em sua trajetória na empresa. Conheça agora mais benefícios.

Retenção de talentos

Por qualificar portfólios e capacitar os profissionais envolvidos, a educação corporativa retém e desenvolve talentos, além de diminuir as taxas de turnover nas empresas. 

Ao investir na qualificação dos funcionários, a gestão de pessoas fortalece o engajamento e o interesse no plano de carreira

Valorização profissional, engajamento e retenção

A sensação de valor e pertencimento contribui para o engajamento. 

Ao perceber que a organização está empenhada em aprimorar suas competências, os colaboradores recebem estímulo para seguir caminhando na direção dos objetivos organizacionais.

Um colaborador que passa pelo processo de educação corporativa se sente valorizado pela empresa. 

Assim, ele estará mais motivado, impactando de forma construtiva na manutenção do clima organizacional e na diminuição do turnover.

Aumento da produtividade

Promover cursos para áreas específicas da empresa valoriza os profissionais, tornando as equipes mais preparadas para cumprir demandas e entregas. 

Ademais, cursos e workshops contribuem para a melhoria no rendimento dos times. 

Incentivo à inovação

O colaborador, ao dominar suas atividades de trabalho, acaba por se sentir mais confiante e desafiado na criação de novos processos e estratégias.

Afinal, como implementar a educação corporativa?

Implantar a educação corporativa exige planejamento

Cabe ao setor de Recursos Humanos das empresas identificar, junto à liderança, as reais necessidades de capacitação, estipular pontos de melhoria, prazos e outros detalhes alinhados aos objetivos da empresa. 

O perfil dos colaboradores e os investimentos disponibilizados pela empresa para educação também devem ser avaliados para, dessa forma, encontrar os métodos que melhor atendem às necessidades da empresa.

Ainda, é imprescindível realizar uma pesquisa de campo com o público-alvo, de modo a conhecer quais modelos de aprendizado serão úteis e saber como disseminá-lo na empresa. 

A partir do levantamento do que a organização quer, é preciso buscar a melhor ferramenta, aquela que conciliará os custos e benefícios. 

O sistema de educação corporativa funciona de três maneiras, por meio de:

  • cursos presenciais — o investimento aqui pode ser maia alto;
  • cursos à distância (EaD) — custo menor para a empresa e com grandes benefícios, pois os colaboradores podem acessar as capacitações quando e como desejarem, aumentando o engajamento.

Uma das grandes vantagens da modalidade à distância é a economia de recursos, pois elimina os custos com estrutura física e permite um ganho de tempo na aprendizagem.

Implementar a educação empresarial em sua empresa não é algo difícil. O primeiro passo é entender, de fato, o que é educação corporativa, sua importância e seus objetivos.

O segundo passo é parar de investir tempo e dinheiro em capacitações que não contribuirão em nada para a qualificação dos seus colaboradores. 

Portanto, organize-se, conheça exatamente quais são as necessidades dos seus profissionais e procure as melhores ferramentas e capacitações disponíveis no mercado para apoiar a sua empresa.

Quais as tendências da educação empresarial?

A educação corporativa acompanha mudanças sociais e individuais. Portanto, as práticas relacionadas ao ensino e aprendizagem devem acompanhar essas modificações.

Nesse sentido, o futuro da educação empresarial deve ter:

  • realidade virtual com treinamentos que simulam situações reais;
  • microlearning, dividindo conteúdos em fragmentos, com assimilação rápida e frequente, pela internet e por smartphones;
  • gamificação, combinando microlearning e realidade virtual, em formatos dinâmicos, atrativos e com competições saudáveis (jogos, missões e recompensas);
banner capital humano

E-learning

Trata-se de um novo modelo de educação corporativa, de uma modalidade de ensino à distância, que possibilita ao profissional a autoaprendizagem, com cursos sistematicamente organizados, que podem ser apresentados em diferentes suportes tecnológicos e sempre pela internet.

Em outras palavras, o e-learning é um meio pelo qual a pessoa consome conteúdo via ambiente virtual. Ele promove um conhecimento prático e com menor custo, por meio da educação à distância.

As atividades e toda a informação são disponibilizadas por um sistema. Portanto, é possível acessar quando e de onde você estiver, o que torna o sistema de ensino mais eficiente e adaptável ao tempo do aluno.

Por que a tecnologia é fundamental para a educação corporativa?

Uma das maiores aliadas no cotidiano das pessoas, a tecnologia exerce o mesmo papel no mundo corporativo. 

Conheça 5 motivos para investir em tecnologia, plataformas de treinamento e educação corporativa para seus colaboradores:

  1. redução de custos;
  2. maior engajamento;
  3. maior personalização;
  4. possibilidade de mensurar resultados; 
  5. agilidade. 

Sendo assim, a tecnologia é essencial em uma estratégia efetiva de treinamento corporativo

Conclusão

Como vimos, com o desenvolvimento e o investimento em tecnologias de educação empresarial, a empresa se aproxima da melhoria dos processos e acelera resultados.

Ademais, a educação corporativa impacta todos os pilares de gestão do RH: atração, engajamento, desenvolvimento, retenção e gestão de talentos.

O incentivo ao desenvolvimento contribui não apenas para o colaborador, mas agrega e beneficia diretamente a organização. 

Isso porque, ela passa a contar com colaboradores mais capacitados para o desenvolvimento de suas atividades e mais engajados aos objetivos da organização.

A educação corporativa é uma excelente estratégia para fortalecer o ambiente profissional e promover a gestão e o desenvolvimento do capital humano

Investir em conhecimento é acreditar e investir no futuro dos recursos humanos e do negócio. 

Enquanto você planeja a implantação da educação corporativa na sua empresa, aproveite para baixar uma planilha que vai te ajudar a acompanhar todos os treinamentos aplicados, números, taxas e custos e potencialize sua estratégia!

E conheça a Sólides Academy, a plataforma de educação corporativa mais inovadora do mercado, com cursos online de atualização profissional pensados e desenvolvidos para alavancar as competências dos profissionais do agora e do futuro e gerar mais resultados para a sua empresa.

Um modelo de assinatura anual acessível para PMEs. Clique, conheça todas as vantagens e comece a transformar a sua organização com a Sólides Academy!

banner para conhecer a Sólides Academy e decolar sua pme-O que é educação corporativa

Veja também:

0 0 votes
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Camila Anchieta

Olá,
Primeiramente obrigada pelo texto, muito claro, me ajudou bastante.
Assim como a Paolo Souza perguntou, também gostaria de saber quem escreveu o texto, por gentileza.