Entender sobre educação corporativa é um aspecto fundamental para o RH de uma empresa. Mas você sabe o que é educação corporativa e como aplicar essa prática na sua organização?
Pensando nisso, preparamos um guia completo sobre esse assunto para você conhecer e começar a implementar a educação corporativa no seu ambiente de trabalho.
O que é educação corporativa?
A educação corporativa, também conhecida como educação empresarial, é uma prática focada no desenvolvimento de habilidades e competências que estejam sempre alinhadas com os objetivos do negócio.
Essa estratégia não é voltada apenas para colaboradores, mas também prestadores de serviços, fornecedores, parceiros, clientes e toda a comunidade em torno da organização.
As ações também vão além de cursos e treinamentos para aprimorar competências técnicas dos funcionários. É importante pensar em desenvolver ou aperfeiçoar habilidades sociais e comportamentais e fomentar uma cultura de aprendizagem contínua, entre outras.
Quais são os objetivos da educação corporativa?
São muitos os objetivos de implementar a educação corporativa em uma empresa, que vão muito além de apenas desenvolver colaboradores com base nas metas empresariais.
Confira os principais objetivos dessa prática nas organizações:
- Desenvolver atitudes e comportamentos que devem ser seguidos;
- Aprimorar as habilidades dos colaboradores;
- Integrar os profissionais à cultura organizacional;
- Melhorar a produtividade;
- Aprimorar processos com parceiros e fornecedores;
- Aperfeiçoar a gestão de tempo dos colaboradores;
- Motivar e desenvolver as competências dos gestores e outras lideranças;
- Instruir os colaboradores a realizar funções de forma correta e eficiente;
- Apresentar novas ferramentas que ajudarão a melhorar a produção;
- Realizar qualificação dos colaboradores de forma contínua, mostrando as mudanças recorrentes no mercado;
- Criar canais de comunicação com toda a comunidade da empresa;
- Mostrar toda cadeia de negócios que existe dentro de uma organização.
É sempre bom ter em mente que essas são metas mais gerais, ou seja, que podem ser aplicadas em todas as empresas.
Porém, ao compreender o que é educação empresarial, é possível perceber que os objetivos dessa prática podem ser particulares de cada negócio e, portanto, devem ser desenvolvidos com base em um planejamento feito pelo RH.
Qual é a importância da educação corporativa?
Conhecendo melhor os objetivos da educação corporativa, é possível perceber que esse tipo de prática ajuda a manter o time de RH cada vez mais estratégico, a fim de que a gestão de pessoas possa atender melhor às necessidades e objetivos da organização.
Além disso, a educação empresarial também tem impacto direto na integração dos colaboradores à cultura da empresa e na criação de procedimentos e comportamentos padrões. Isso, por si só, ajuda a engajar e motivar os profissionais nos processos da organização, independentemente do seu nível hierárquico.
Conheça também outros aspectos que tornam a educação corporativa tão importante:
- Vantagem competitiva em relação ao mercado ao qualificar processos, produtos, serviços e pessoas;
- Fortalecimento da cultura por meio da implementação de um ambiente focado em desenvolvimento contínuo;
- Transmissão de conhecimento com a construção de redes de contato entre colaboradores e stakeholders (partes interessadas).
Qual a diferença entre educação empresarial e treinamento?
A primeira diferença está no público-alvo. Enquanto um treinamento é focado nos colaboradores, a educação empresarial contempla, além deles, clientes, parceiros, fornecedores e lideranças.
Os objetivos dessas duas ações também são diferentes. A educação corporativa busca desenvolver pessoas em prol da organização, e o treinamento, normalmente, é focado na qualificação de competências técnicas (hard skills) individuais. O tempo de aplicação também varia entre os dois, já que a educação corporativa costuma ser a longo prazo ou até mesmo um processo contínuo.
Existe ainda uma diferença no modelo de aprendizagem. No processo de educação corporativa há um envolvimento maior dos estudantes. Já o treinamento tem menos interação, uma vez que eles apenas recebem informações e absorvem.
Benefícios da educação corporativa para uma empresa
Além de ser mais abrangente, alcançando não só colaboradores, mas clientes, fornecedores, parceiros, entre outros, a educação corporativa também tem outras vantagens. Confira!
Valorização profissional, engajamento e retenção de talentos
Ao perceberem que a organização está empenhada em aprimorar suas competências, os colaboradores se sentem mais valorizados, o que os estimula a seguirem caminhando na direção dos objetivos organizacionais. Isso gera mais engajamento e interesse no plano de carreira e, consequentemente, diminui os índices de turnover.
Aumento da produtividade
Promover cursos para áreas específicas da empresa valoriza os profissionais, tornando as equipes mais preparadas para cumprir demandas e entregas, o que contribui diretamente para a melhoria no rendimento dos times.
Incentivo à inovação
Ao aplicar a educação corporativa, os colaboradores ganham confiança para desenvolver novos processos e estratégias, pois eles estarão mais capacitados nas suas funções e engajados nos resultados do seu trabalho.
Aproveite para conhecer mais sobre os benefícios da educação corporativa para sua PME!
Como implementar a educação corporativa na sua empresa?
O primeiro passo é fazer um mapeamento do que já existe em termos de aprendizado na organização, bem como de dificuldades e oportunidades de melhorias nesse sentido.
Com essas informações em mãos, você pode começar a desenhar um plano de ação do que serão as bases do programa de educação empresarial e como ela se conecta com os objetivos da empresa.
Defina ainda quais serão as práticas implementadas e as responsabilidades de cada um nesse processo.
Em seguida, pense nos temas e conteúdos que serão abordados em cursos, treinamentos, novos processos, estruturas de comunicação, etc. E, por fim, não se esqueça de definir uma metodologia para acompanhar os resultados da sua educação empresarial.
Principais desafios na gestão da educação corporativa
Para implementar a educação corporativa, é preciso superar alguns desafios na gestão desse tipo de projeto.
Alguns desses desafios são:
- Investimento elevado - cursos e treinamentos podem custar caro, principalmente se forem presenciais;
- Tempo de realização - dependendo do tema, um curso pode levar tempo para conclusão;
- Adesão dos gestores - para fazer com que lideranças entendam a importância da educação empresarial, apresente dados e cases de sucesso que mostrem com clareza os possíveis ganhos;
- Falta de engajamento - nem sempre é possível engajar todos os colaboradores nos treinamentos, por motivos de agendas ou desinteresse em determinados temas;
Conhecendo esses desafios, será preciso contar com um RH bem preparado, capaz de desenvolver as melhores estratégias para aplicar a educação corporativa no dia a dia.
Tendências da educação empresarial
A ampliação das modalidades de ensino à distância e o avanço das tecnologias também exige que práticas educacionais se adaptem à nova realidade e já se preparem também para as tendências do mercado. Conheça algumas delas!
Gamificação
Essa é uma tendência já bem forte que consiste no uso de jogos em ações de educação corporativa. O objetivo é tornar esses momentos mais atrativos e estimular a criatividade e o dinamismo do time.
Conteúdos ricos
O desenvolvimento de uma cultura de educação empresarial passa pela criação de diversos materiais internos de treinamentos, boas práticas, guias de comunicação, etc.
Porém, também é importante buscar fora da empresa conteúdos relevantes, de pessoas e empresas referências no assunto, que possam complementar o processo de aprendizado dos seus colaboradores e stakeholders. Podem ser vídeos, workshops, artigos, livros, eventos, etc.
Mobile Learning
Dar flexibilidade para que seu time possa ter momentos de aprendizado quando e onde quiser também é uma tendência importante da educação corporativa.
Por isso, vale explorar formatos que permitam a todas as pessoas consumir conteúdos pelo celular ou qualquer outro dispositivo móvel, como livros digitais, videoaulas, podcasts, entre outros.
Realidade virtual
Outra estratégia muito válida e que segue sendo tendência é usar a realidade virtual para simular situações reais que podem ocorrer no dia a dia da organização, tornando o aprendizado mais leve, objetivo e interativo.
Depois de entender melhor o que é educação corporativa, que tal descobrir como promover mais benefícios para colaboradores com uma plataforma de educação corporativa na sua empresa? Confira!