Saiba como fazer seus funcionários evitarem atrasos no trabalho

Tempo de leitura: 7 minutos

Esse conteúdo foi produzido em parceria com o time da PontoTel.

Os atrasos no trabalho atrapalham o cotidiano das empresas, e às vezes podem até atrapalhar outros colaboradores.

Como não existe uma lei específica que sancione algum limite diário para atraso, essa situação se complica mais, já que não existe uma regra clara para tal.

Por isso, hoje vamos aprender um pouco sobre como evitar os atrasos no trabalho. 

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

  • CLT sobre atrasos no trabalho
  • Implicações dos atrasos na jornada de trabalho
  • O quanto os atrasos no trabalho impactam a empresa e os colaboradores?
  • 5 dicas para ajudar a evitar os atrasos no trabalho

CLT sobre atrasos no trabalho

Não existe uma lei que afirme de fato qual o tempo de atraso e de  tolerância.

Entretanto, segundo o artigo 58 da CLT, os atrasos de cinco a dez minutos não podem ser descontados do salário do colaborador. 

Então, de acordo com esse artigo, atrasos superiores a dez minutos podem ser descontados do salário, mas como o artigo não impõe que isso deve ocorrer, tal atitude fica a depender de cada empresa, ou de um acordo entre a empresa e seus colaboradores. 

Implicações dos atrasos na jornada de trabalho

O quanto os atrasos no trabalho impactam a empresa e os colaboradores

Sabemos que imprevistos acontecem com todo mundo. Entretanto, se um colaborador atrasa frequentemente, isso atrapalha não só o cotidiano da empresa, como também pode atrapalhar outros colaboradores. 

Por exemplo, se um colaborador atrasa todos os dias trinta minutos, pode deixar de desempenhar parte de alguma demanda, e fazer com que isso tenha que ser feito por outro colaborador.

Nesse sentido, é essencial que os colaboradores cumpram sua jornada no horário previsto de entrada na maioria dos dias de trabalho, para que essas demandas não sobrecarregue outros funcionários e que esses casos sejam evitados.

Devemos pensar, também, que além dos imprevistos, o colaborador pode também estar enfrentando alguma questão pessoal, que faça com que ele atrase com tanta frequência. 

Por isso, o mais adequado a se fazer é que a equipe do RH, ou o gestor da equipe, observe caso por caso, o que está dentro de uma das cinco dicas para ajudar a evitar os atrasos no trabalho que preparamos para você!

Vamos ver?

5 dicas para ajudar a evitar os atrasos no trabalho

Melhore o clima organizacional

É fato que quanto mais uma empresa cuida de seus colaboradores, mais eles se sentem confortáveis, e desempenham suas funções de maneira cada vez mais satisfatória. 

Dentro desse contexto, promover o bem-estar das equipes, por exemplo, é essencial. 

Diversas atitudes que estão entre as dicas a seguir promovem o bem-estar dos colaboradores. 

Para seguir qualquer uma delas, é essencial que a equipe de RH participe efetivamente do cotidiano dos colaboradores, sempre estando disponível, e se mantendo em contato com eles.

Se isso não ocorre, muitas vezes o colaborador não se sente confortável com algo e nem mesmo sabe a quem recorrer, o que prejudica a efetividade do mesmo, e pode provocar inclusive sua evasão. 

Tenha um bom time de liderança

É essencial que seus colaboradores não só se sintam integrados, mas que sejam de fato integrados à empresa.

Uma atitude que ajuda muito nesse processo é a aproximação dos gestores de sua equipe.

Ou seja, o gestor da equipe participar efetivamente das decisões do cotidiano dos colaboradores, não só ajudando nas questões que surgem, mas também mantendo sempre contato com sua equipe, e estando disponível para dialogar com esta.

Além disso, é importante que o gestor forneça feedbacks constantes aos funcionários e seu time.

Assim, os colaboradores sabem a quem estão prestando seu serviço, quais suas funções dentro das demandas propostas, e o que podem melhorar para atingir os objetivos estabelecidos. 

Invista numa boa comunicação interna

Muitas vezes, principalmente em empresas grandes, os colaboradores não sabem o que está acontecendo em outros setores da empresa, e às vezes nem mesmo no seu próprio setor.

Isso se dá por falhas na comunicação interna da empresa, e isso é prejudicial não só para os colaboradores, mas para a empresa como um todo.

Uma boa comunicação interna baseia-se em diversas atitudes no cotidiano do ambiente de trabalho que fazem com que os colaboradores tenham informações claras e precisas sobre tudo que envolva eles e a empresa.

Para isso, é importante que o RH sempre se mantenha em contato com todas as equipes da empresa, e sempre se mostrar disponível para eventuais problemas que os colaboradores tenham. 

Ter uma boa comunicação interna é essencial, para que os colaboradores estejam integrados não apenas com sua equipe, mas também com as outras equipes da empresa. 

Afinal, nenhuma equipe faz um trabalho completamente isolado. Todas as equipes trabalhando juntas resultam no funcionamento efetivo da empresa.

Além disso, a falta de comunicação interna pode gerar grandes conflitos e até mesmo processos trabalhistas.

Por exemplo, se um colaborador está com um problema pessoal e não está sendo tão eficiente, e ao invés do setor de pessoal entrar em contato com o colaborador para saber o que está acontecendo, simplesmente o demite, o colaborador pode vir a processar a empresa com alguma ação trabalhista.

Nesse sentido, fica claro como é importante que o RH se mantenha presente no cotidiano dos colaboradores, assim como os gestores de cada equipe, para que os colaboradores se mantenham integrados, e as atividades alinhadas.

Promova atividades diferenciadas no ambiente de trabalho

Todos sabemos que trabalhar é cansativo, mesmo se trabalharmos com o que gostamos.

Sabendo disso, diversas empresas começaram a promover atividades diferenciadas no ambiente de trabalho, como jogos e atividades, para que os colaboradores pudessem ter momentos de lazer dentro do ambiente de trabalho. 

Essa atitude ajuda muito na integração dos colaboradores à empresa, mesmo se eles trabalharem lá há muito tempo.

Com essas atividades, o colaborador consegue se sentir mais integrado e até mesmo desempenhar suas funções de maneira mais efetiva, uma vez que pode ter um momento de lazer dentro do ambiente de trabalho.

Portanto, o investimento nessas atividades traz benefícios tanto para a empresa quanto para os colaboradores. 

Tenha feedbacks constantes

O erro é uma parte importante do processo em uma empresa, pois a partir dele, surgem aprendizados que talvez não surgiriam sem os mesmos.

Sabendo disso, e ainda falando sobre comunicação interna, é muito importante que a empresa mantenha os colaboradores informados sobre o seu desempenho, para que eles possam melhorar cada vez mais.

Assim, os colaboradores ficam sabendo no que podem melhorar, e também se sentem mais motivados e integrados, o que é vantajoso para os dois lados.

Acompanhe a jornada em tempo real 

Uma atitude muito importante para controlar os atrasos, é o acompanhamento da jornada de trabalho dos colaboradores em tempo real.

Relacionado a isso, uma ferramenta muito importante para esse acompanhamento é o ponto digital, que pode ser marcado a partir de um sistema de registro de ponto eletrônico, como o PontoTel, por exemplo.

Com o PontoTel, você pode acompanhar a jornada dos colaboradores em tempo real, não importa onde eles estejam. 

Nele, você pode, inclusive, ver o horário de entrada, saída e pausa de um colaborador em qualquer um dos dias de sua jornada, e ver se tem algum que se atrasa frequentemente. 

Dessa maneira, o controle de ponto pelo celular é um aliado muito importante, já que permite esse acompanhamento, e facilita a organização do RH e da empresa.

Conclusão

Viu como prevenir os atrasos no trabalho é mais fácil do que parece?

Agora que você viu como existem ferramentas que podem te ajudar a controlar  o horário de trabalho dos colaboradores, pode implementar o registro de ponto na sua empresa, e ver os resultados na prática.

0 0 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments