[GUEST POST] Saiba como engajar seus colaboradores utilizando o endomarketing

Tempo de leitura: 9 minutos

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Conhecido também como Marketing Interno, o Endomarketing é uma estratégia que tem como principal objetivo construir uma boa imagem e aplicar ações de comunicação interna nas empresas. Dessa forma, a gestão consegue atrair bons funcionários e manter uma boa relação com toda a equipe.

Assim, o Endomarketing não funciona como uma forma de promover produtos e serviços, mas ajuda a criar um clima organizacional mais agradável, o que contribui para aumentar a motivação e a produtividade de todos dos colaboradores.

O que é Endomarketing?

O Endomarketing é uma estratégia de Marketing que está focada na criação de campanhas internas nas empresas, preocupadas com os colaboradores dos empreendimentos. Ele melhora a imagem das empresas entre os próprios funcionários, resultando em equipes cada vez mais comprometidas com o trabalho e menor rotatividade entre os colaboradores.

O resultado é a criação de uma cultura de engajamento entre os funcionários, em que fica mais fácil atrair e reter talentos em todos os segmentos, beneficiando a produtividade do ambiente de trabalho.

Além disso, é essencial que o funcionário seja orientado para compreender qual é o seu papel dentro da empresa e como o seu trabalho afeta no resultado geral e no trabalho de todos os outros colegas.

As estratégias de Endomarketing costumam ser elaboradas e implantadas pelos departamentos de Recursos Humanos, os RHs das empresas. Os profissionais desse departamento, que muitas vezes funcionam como uma espécie de clínica de psicologia, têm contato com todos os funcionários da empresa, e por isso são um ponto de partida das ações de endomarketing. Porém, para que as estratégias funcionem é preciso que sejam praticadas em todos os departamentos de uma empresa.

Por que investir no Endomarketing?

A aplicação das estratégias de marketing interno pode ser muito vantajosa não só para os funcionários, mas também para os gestores de uma empresa. Por meio delas, os colaboradores tendem a alcançar melhores resultados, contribuindo também para o clima organizacional.

Dentre os principais benefícios de aplicar as estratégias de marketing interno é possível citar:

  • Aumento da produtividade, com funcionários mais motivados e felizes;
  • Colaboradores motivados espalham uma boa imagem da empresa;
  • Diminuição da rotatividade de funcionários, ajudando a reter talentos;
  • Contribuição para um clima organizacional mais saudável.

É um fato comprovado que colaboradores mais motivados e felizes trabalham melhor e são mais produtivos. A infelicidade no trabalho é um fator que pode levar ao baixo rendimento dos funcionários de uma empresa, e pode ter diversas causas. Entender os motivos e buscar formas de melhorar isso é uma das preocupações do Endomarketing, mais do que ter equipamentos de primeiros socorros à disposição em caso de acidentes — o que não só é obrigatório, como também demonstra preocupação para com os funcionários.

Além de contar com equipes mais unidas, o investimento no Endomarketing também transforma os funcionários em embaixadores da empresa, sempre dispostos a defendê-la. Quando possíveis clientes notam essa motivação, tendem a confiar mais na empresa, com maior sensação de segurança.

Falta de valorização ou más condições de trabalho podem fazer com que os funcionários queiram ficar pouco tempo em uma empresa de manutenção preventiva predial, por exemplo. Isso faz com que a companhia perca bons funcionários, muitas vezes considerados talentos do setor, que poderiam trazer muitos benefícios às equipes.

A preocupação com o bem-estar dos funcionários também reflete em um ambiente de trabalho mais organizado e dinâmico. Com algumas ações, é possível evitar até mesmo a ocorrência de brigas, fofocas e intrigas entre os membros das equipes de trabalho. Já nos locais de trabalho com maiores riscos aos funcionários, como em fábricas, é possível diminuir a imprudência no ambiente laboral. As ações do Endomarketing podem focar em incentivar o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) como uma luva resistente a corte, óculos ou botas de proteção, de acordo com as necessidades de cada ambiente de trabalho.

Com um ambiente mais unido e descontraído também é mais difícil encontrar funcionários estressados, um dos reflexos da falta de valorização dos colaboradores, causado pelas cobranças excessivas e más condições de trabalho.

A conclusão é que quando as empresas se atentar em criar um ambiente agradável e favorável para o bem-estar dos colaboradores, dando espaço para que a produtividade aconteça, tanto o clima no local de trabalho quanto a saúde dos funcionários tende a aumentar consideravelmente.

Ações de Endomarketing para colocar em prática

O Marketing Interno pode ser praticado em tarefas específicas ou inserido na rotina do dia a dia. As ações tendem a ser combinadas para criar a melhor estratégia, de acordo com as necessidades de cada ambiente laboral.

Para saber quais pontos poderiam ser aprimorados na equipe, o ideal é a aplicação de pesquisas ou até entrevistas com os funcionários, como uma forma de descobrir as melhores ações para resolver os problemas.

Confira algumas ações que podem ser colocadas em prática:

Ofereça treinamento

Toda a empresa se beneficia quando as equipes estão mais preparadas e qualificadas, impactando diretamente na qualidade do produto ou serviço oferecido. Por isso, uma das estratégias do Endomarketing é o incentivo à educação. Uma empresa em que os funcionários precisam de certos conhecimentos técnicos, como na fabricação e venda de porta blindada, por exemplo, a atualização dos conhecimentos dos funcionários pode ocorrer com inventivos para cursos, aulas no próprio local de trabalho, palestras, workshops, entre outras iniciativas.

Política de benefícios e plano de cargos e salários

A satisfação dos funcionários está diretamente ligada ao reconhecimento. Sendo assim, uma ideia é incentivar os colaboradores por meio de benefícios além dos que já são previstos legalmente. 

Um exemplo é o oferecimento de bolsas de estudos, de uma viagem ou até de um happy hour para funcionários de uma fábrica de sacolas oxibiodegradaveis, como prêmio diante de uma meta alcançada. É uma forma de os funcionários se manterem focados em melhorar o seu próprio desempenho.

Outra forma de mostrar o reconhecimento é por meio de um plano de cargos e salários. Ele possibilita que os profissionais saibam por qual caminho a sua carreira pode seguir, desde que desenvolvam as habilidades que julgarem necessário para os cargos que almejam. Com isso, as ações do Endomarketing acabam focando na retenção e motivação dos talentos das empresas. Afinal, quando uma nova vaga surge, os funcionários tendem a ver com bons olhos a empresa que incentiva a promoção de um colaborador interno, ao invés da contratação de um novo profissional.

Impulsione a integração na equipe

A realização de confraternizações, e até eventos educacionais, como congressos ou palestras, pode aproximar os funcionários de uma empresa, derrubando barreiras e quebrando o gelo entre as equipes. Dessa forma, os funcionários ficam mais unidos em torno dos objetivos da empresa. 

Outros benefícios observados são o aumento do sentimento de equipe e menos ocorrências de desavenças. Para isso, é preciso incluir entre as ações do Endomarketing a realização de eventos sociais, como festas de final de ano. É interessante que os funcionários se conheçam e cultivem amizades também no dia a dia, e que as empresas tenham um espaço para isso. 

Uma ideia é a instalação de uma cadeira que faz massagens, contribuindo para o bem-estar dos funcionários nos seus períodos de descanso. Colaborar com a comunidade em que a empresa está inserida também pode ser bastante positivo para o marketing interno, por meio de campanhas de doação de sangue, por exemplo.

Inove no relacionamento com os funcionários

As pessoas mudam, o mundo muda, e por isso muitas vezes é preciso incentivar ideias novas, diferentes e criativas, que podem apresentar mais sucesso do que as consideradas tradicionais.

O que os funcionários gostariam que fosse modernizado na empresa pode estar diretamente ligado à produtividade das equipes. Também é importante divulgar os processos em busca de feedback.

Algumas ideias inovadoras de Endomarketing são a implementação de uma rede interna de comunicação para os funcionários, distribuição de etiquetas adesivas personalizadas com frases engraçadas e motivacionais ou a criação de um espaço de descanso com jogos eletrônicos.

Estude os concorrentes

Como os concorrentes estimulam os funcionários? Que benefícios oferece, quais os planos de carreira, ações que contribuem ou prejudicam? Entender as estratégias de Endomarketing adotadas pelos concorrentes pode ajudar a reter os funcionários, para não perdê-los justamente para as empresas no mesmo setor.

É fundamental que as estratégias de Endomarketing sejam bem analisadas e planejadas. Elas também precisam ser consistentes, e se enquadrar nos valores e objetivos da empresa.Os gestores precisam ver as ações como investimentos na equipe, já que nem todos os resultados aparecem a curto prazo.

O ideal é que as equipes de RH das empresas, assim como gestores e líderes, tentem ao máximo equilibrar todas as situações do dia a dia, aliando as estratégias de Marketing Interno, até que estejam em pleno funcionamento.

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