Saiba como contratar desenvolvedores qualificados

Tempo de leitura: 5 minutos

Está precisando contratar desenvolvedores qualificados? Confira algumas dicas de recrutamento da Revelo e contrate o talento ideal para sua empresa.

O mercado de trabalho de TI é um dos que mais crescem no Brasil e a perspectiva é que continue em expansão. Nesse cenário, as empresas precisam se destacar com processos de recrutamentos eficazes para contratar desenvolvedores qualificados.

Segundo a IDC Brasil, a previsão para este ano no mercado de TI é de alta de 5,8%, por conta do crescimento do mercado de nuvem e do mercado de software. No mercado corporativo, ainda neste ano a previsão de crescimento da área de TI é de 7,6%.

Por estas razões, tornou-se cada vez mais desafiador contratar desenvolvedores qualificados. Acima de tudo, é preciso investir em uma estratégia diferenciada, além de entender detalhadamente sobre o conjunto de tecnologias da empresa.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Para te ajudar na missão de contratar desenvolvedores qualificados, selecionamos os principais fatores que devem ser considerados no recrutamento. Gostou da ideia? Então vamos começar!

Entenda sobre as qualificações dos desenvolvedores

Em primeiro lugar, é preciso entender qual é o conjunto de tecnologias utilizadas na empresa e quais são as necessidades dos projetos atuais. Afinal, os desenvolvedores podem dominar linguagens e tecnologias em níveis de experiência diferentes.

Em seguida, avalie qual desenvolvedor está precisando, Front-End, Back-End e Full-Stack e qual nível de experiência é necessário para a vaga.

Desenvolvedor Front-End

Esse é o profissional responsável pela parte do site ou aplicativo visível aos usuários, sua missão é entender o objetivo do projeto e criar ideias e soluções para esta interface. 

Confira alguns dos conhecimentos técnicos do Desenvolvedor Front-End:

  • HTML: para criar a estrutura e conteúdo;
  • CSS: para fornecer páginas em cores, fontes e imagens de plano de fundo;
  • JavaScript: para trazer dinamismo e melhor interação às páginas;
  • Frameworks e bibliotecas: AngularJS, EmberJS, Foundation, Bootstrap, JQuery, React, Vue.js, Backbone.

Desenvolvedor Back-End

É o profissional focado no funcionamento interno do software, com a missão de garantir que os dados da interface gráfica estejam sempre disponíveis. Para isso, atua nas operações do servidor, como as atualizações, segurança, gerenciamento, etc.

Confira alguns dos conhecimentos técnicos do desenvolvedor Back-End:

  • Linguagens de Desenvolvimento: PHP, Ruby, Python, JavaScript, C, C#, C++ e Java.
  • Banco de dados (MySQL, MongoDB, Oracle, SQLServer) e cache;
  • Servidores (Apache, Nginx, IIS, Microsoft IIS);
  • API´s (REST e SOAP).
  • Frameworks como Django para Python e Larval para PHP.

Desenvolvedor Full-Stack

As habilidades e a experiência profissional do Desenvolvedor Full-Stack são importantes em todas as etapas do projeto. Desde o planejamento, gerenciamento de bancos de dados, controle do servidor, até a criação de interfaces de usuário.

Em geral, possui conhecimento de linguagens back-end como, C#, Java, Python e estruturas JavaScript, Angular, React, Node.js. Além de conhecimento de linguagens de front-end e bibliotecas, por exemplo, HTML, CSS, JavaScript, XML e jQuery.

Qual nível contratar: júnior, pleno e sênior

No recrutamento para uma vaga de desenvolvedor também é fundamental entender as diferenças entre os níveis júnior, pleno e sênior antes de contratar.

Desenvolvedor Júnior: perfil entusiasta

Em geral, o desenvolvedor júnior está começando a carreira e possui ainda pouca experiência. Além disso, é um profissional em constante aprendizado e que necessita de apoio técnico dos desenvolvedores mais experientes.

Confira algumas características:

  • Domínio dos recursos básicos da linguagem de programação;
  • Capacidade de encontrar soluções para problemas simples;
  • Possui conhecimento básico em alguma estrutura de framework;
  • Auxilia na coleta e documentação dos requisitos do usuário;
  • Contribui com as revisões de projetos e de códigos.

Desenvolvedor Pleno: perfil independente

Em geral, o desenvolvedor pleno possui um perfil independente e participa de quase todos os estágios do projeto, além de trabalhar muito bem em equipe.

Confira algumas características:

  • Possui independência no trabalho;
  • Domina as principais tecnologias da empresa;
  • Trabalha em várias etapas do projeto simultaneamente;
  • Capaz de implementar soluções do início ao fim;
  • Domina metodologias ágeis variadas.

Desenvolvedor Sênior: perfil de liderança

Em geral, o desenvolvedor sênior é um profissional mais experiente e com um alto nível de responsabilidade. Este profissional deve ter o domínio do conjunto de tecnologias da empresa e proficiência em buscar soluções para problemas críticos.

Neste nível é esperado do profissional o perfil de liderança, pois ele é responsável em trazer para sua equipe o direcionamento sobre o desenvolvimento do projeto.

Confira algumas características:

  • Alto nível de conhecimento das tecnologias da empresa;
  • Conhecimento em todos os aspectos do projeto;
  • Capacidade de liderança para delegar tarefas e acompanhar as entregas;
  • Ter uma compreensão profunda do negócio;
  • Mentoria da equipe e suporte para desenvolvimento de novos talentos.

Soft skills são essenciais ao contratar desenvolvedores

Apesar do trabalho altamente técnico dos desenvolvedores, é essencial avaliar as soft skills dos candidatos. Afinal, essa profissão requer habilidades interpessoais e emocionais para lidar com os projetos, prazos e pessoas.

Principalmente, o desenvolvedor precisa ter boas habilidades de comunicação e de relacionamentos interpessoais. Além disso, precisa ter boa organização, visão para negócios e facilidade de manter um bom relacionamento com o cliente.

Encontre o desenvolvedor ideal

Agora que você já sabe mais sobre as qualificações dos desenvolvedores e como avaliar essas habilidades. Basta escolher uma plataforma de recrutamento eficaz para buscar os candidatos ideais para a vaga.

Conteúdo produzido por Tárin Aurora da Revelo.

0 0 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments