Roupas para trabalhar: saiba qual a roupa adequada para seu ambiente de trabalho

GARANTA SUA VAGA

Aqui você encontra:

Usar uma roupa adequada para o ambiente de trabalho nem sempre é uma tarefa fácil. Isso porque, muitas vezes, o que é solicitado pela empresa, não combina muito com o estilo próprio do colaborador. Mas como alinhar essas expectativas e definir as roupas para trabalhar? 

Neste artigo, traremos algumas dicas práticas que você pode seguir na hora de definir as roupas para ir trabalhar, de acordo com as regras da sua organização. Confira! 

Como se vestir para ir ao trabalho?

Depois de um período de trabalho em casa, muitos profissionais se acostumaram a trabalhar de pijama e chinelos. Por isso, a volta ao ambiente presencial trouxe diversas dúvidas sobre como se vestir de forma adequada para o trabalho

A escolha do traje certo depende muito do ambiente e da cultura da empresa. Enquanto alguns escritórios priorizam roupas mais formais e sociais, outros trazem uma pegada mais despojada e não exigem um tipo de roupa específica.

Contudo, mesmo nesses ambientes, existem alguns cuidados que precisam ser tomados para que você mantenha a postura profissional

Confira dicas de como se vestir para ir ao trabalho:

  • Siga as orientações da empresa sobre as roupas mais adequadas, mas não deixe de lado seu estilo próprio, pois essa  é uma forma de expressão;
  • Opte por peças com as quais você se sinta bem e dê preferência para roupas confortáveis, já que você vai passar mais de 8 horas vestindo-as;
  • Monte seu guarda-roupas para o trabalho escolhendo peças curingas, que combinam facilmente com outras, como blazers pretos, camisas brancas e saias midi para o guarda-roupa feminino. Já no masculino, vale contar com, pelo menos, um terno completo e camisas sociais. 

Quais as roupas para trabalhar em escritório?

Ambientes mais formais exigem certo cuidado na escolha das peças para que o colaborador não passe uma postura desleixada. Esse é o caso, por exemplo, dos escritórios de advocacia.

Nesse tipo de ambiente, não só as peças devem ser escolhidas com cuidado, mas também a maquiagem, os acessórios e até as cores. 

O ideal é evitar roupas muito justas ou muito largas, com transparência, cores chamativas ou contrastantes e peças com manchas, rasgos ou desbotadas.

Além disso, cuidado com o preto que, apesar da cor ser considerada neutra, é uma cor que pode pesar a produção. A dica é mesclar peças pretas com outras em tons de branco ou creme. 

Calças e saias

No caso de escritórios mais formais, a dica é priorizar peças sociais, como calças de tecidos estruturados e saias de comprimento abaixo do joelho.

Calças jeans podem ser utilizadas, desde que sejam mais escuras e não tenham muitos detalhes e estilizações. Nesse caso, modelos retos dão um ar mais formal, quando combinados com camisas sociais. 

Blazers

Os blazers são peças curingas que deixam qualquer pessoa mais arrumada.  Eles podem ser usados por homens e mulheres e compõem bem com outras peças menos formais. Para deixar a silhueta mais esguia, a dica é optar por modelos mais alongados. 

Se a ideia é deixar sua roupa mais moderna, busque criar composições monocromáticas ou substitua a peça, tradicionalmente preta, por uma versão xadrez, por exemplo. 

Blusas

Blusas de tecidos delicados, como crepe e cetim, também dão um visual mais elegante e interessante. Caso opte por uma peça colorida, a dica é combiná-la com uma calça básica em tons neutros. Já as blusinhas mais básicas, podem ser complementadas com um blazer ou terninho. 

Vestidos sociais

Para as mulheres, os vestidos são sempre uma opção prática de roupa social feminina para trabalho. Nesse sentido, opte por modelos com modelagem mais discreta, sem decotes e de tecidos nobres.

Peças de manga longa também são boas pedidas. Quanto ao comprimento, o ideal é que o vestido fique abaixo do joelho. 

Como se vestir de maneira informal para o trabalho?

Mesmo ambientes que aceitam vestimentas informais precisam de certo cuidado. Roupas muito curtas e decotadas não são recomendadas, assim como peças rasgadas e manchadas. O ideal é entender a realidade do local, observando as roupasde quem já está há mais tempo na empresa. 

No geral, roupas básicas são sempre boas opções, como:

  • Calças jeans;
  • Suéteres;
  • Blusas de gola alta;
  • Camisas.

Se o ambiente for mais descolado, como agências de publicidade, dá para investir em peças mais despojadas, como camisetas e tênis branco. Para completar a produção, aposte em acessórios diferentes que darão a sua personalidade ao look

Por fim, vale lembrar que, mesmo que a empresa não exija um traje formal, é indicado optar por roupas mais sérias caso você tenha uma reunião com clientes ou um evento importante. 

Lembre-se: na hora de escolher suas roupas para trabalhar, é importante entender a cultura da organização e pensar em peças que criem um visual profissional, sem perder sua essência e identidade. 

Quer conhecer mais o perfil dos seus colaboradores? A Sólides tem a ferramenta perfeita para que os profissionais de pequenas e médias empresas entendam suas competências comportamentais e se destaquem no mercado de trabalho. Conheça agora o Profiler

Compartilhe:

Você também vai gostar!

Rolar para cima