Saiba tudo sobre as rotinas de Departamento Pessoal!

Tempo de leitura: 3 minutos

Diferente do que muitos pensam, o Departamento Pessoal (DP) não é a mesma coisa que o setor de Recursos Humanos (RH). Apesar da associação entre essas duas áreas ser possível e até mesmo frequente, além de ambos possuírem o colaborador como foco principal, o DP e o RH têm responsabilidades muito diferentes!

O Departamento Pessoal é um setor completamente voltado a questões mais burocráticas. É através dele que as normas e leis relacionadas aos colaboradores são seguidas, que os documentos desses profissionais são organizados e também que a empresa se mantém em dia com diversos deveres.

Como você já pode imaginar, o trabalho desse setor é fundamental para o bom funcionamento de um negócio. Por causa disso, vamos falar sobre algumas das tarefas presentes nas rotinas de Departamento Pessoal. Continue a leitura para ficar por dentro de tudo o que você precisa sobre o DP!

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Cumprimento da legislação

Existe uma grande quantidade de leis e regulamentos trabalhistas que a empresa deve seguir a partir do momento em que um colaborador é contratado. Além de conhecer essas leis, o Departamento Pessoal também precisa fazer todos os procedimentos necessários para o cumprimento delas e para a classificação dos documentos do novo colaborador.  

Existem algumas empresas que decidem terceirizar certas atividades da rotina de Departamento Pessoal. No caso da emissão de alguns documentos para órgãos fiscais, por exemplo, isso pode ser feito tanto internamente quanto externamente.

De qualquer forma, escolhendo ou não a terceirização desses processos, o Departamento Pessoal é o contato direto de uma empresa com os órgãos fiscais e a lei.

Controle de horas

Controlar as horas trabalhadas por cada colaborador certamente não é algo tão simples, especialmente em empresas de grande porte. O Departamento Pessoal geralmente é o responsável por essa administração, gerenciando também as taxas de absenteísmo, controle de férias, horas extras ou licenças, por exemplo.

Folha de pagamento

Como departamento responsável por toda a parte burocrática da vida do colaborador na empresa, o Departamento Pessoal também fica encarregado de emitir as folhas de pagamento ao final de cada mês. Baseando-se nas informações sobre o ponto e as horas que foram registradas ao longo do mês, a equipe faz os cálculos necessários para essas emissões.

Além de tudo isso, ao emitir as folhas de pagamento o DP também deve estar atento às obrigações referentes, por exemplo, a retenções do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), contribuições sindicais e todo o resto exigido pela legislação trabalhista.

Demissões e desligamentos

A presença de desligamentos ou demissões nas rotinas de Departamento Pessoal é inevitável. O DP é responsável por todos esses processos incluindo as documentações, questões sindicais, legislativas e toda a garantia dos direitos do colaborador.

Assim que uma demissão ou desligamento acontece, o DP deve providenciar tudo para que o contrato seja encerrado. Em muitos casos esse departamento também pode contribuir para algumas estratégias, colhendo informações importantes sobre os motivos recorrentes de desligamentos, por exemplo.

Agora que você sabe mais sobre as rotinas de Departamento Pessoal, que tal ver algumas dicas sobre como montar um RH com poucos recursos? Baixe o nosso ebook e nos conte o que achou!


2
Deixe um comentário

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Emerson Oliveira Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Emerson Oliveira
Visitante
Emerson Oliveira

Muitos bom este artigo. Sou contador e gostaria de me especializar nesta área de DP/RH. Gostaria de sugestões por favor. Obrigado.

trackback

[…] e férias, treinamento de pessoal, avaliações de desempenho, clima organizacional, além de outras funções da rotina de um […]