RH Tech: entenda por que você não pode ficar de fora

Tempo de leitura: 3 minutos

Se você está por dentro das tendências do departamento de RH, provavelmente você já ouviu falar em RH Tech. Com toda a modernização que vem acontecendo nos mais diversos setores das empresas, o RH não poderia ficar de fora.

O termo RH Tech começou a ser utilizado nos últimos anos para denominar um setor de RH integrado às novas tecnologias e tendências. Isso significa que esse setor conta com ferramentas modernas e softwares para otimizar os processos internos e ainda melhorar os resultados em geral.

Os benefícios de se possuir um RH Tech podem ser os mais diversos e de maneira geral, essas ferramentas auxiliam na gestão de pessoas do departamento. No entanto, sabemos que existem ferramentas específicas voltadas para cada um dos processos internos do RH e, por isso, vamos te mostrar quais benefícios podem ser gerados através de algumas delas.

Recrutamento assertivo através do perfil comportamental

Como você já deve saber, existem diversas maneiras e opções para tornar o processo de recrutamento cada vez mais assertivo e rápido. Uma delas é o uso de um mapeamento de perfil comportamental. Os softwares de mapeamento de perfil comportamental são uma parte importante do RH Tech.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Falando de maneira simplificada, essas ferramentas são capazes de identificar o perfil comportamental de candidatos ou até mesmo de colaboradores já existentes. O objetivo disso é encontrar a melhor forma de gerir determinados colaboradores ou saber se determinado candidato se encaixaria em determinada vaga.

Se você quiser saber mais sobre como isso funciona, não deixe de clicar aqui.

Gestão completa através de um software HRIS

HRIS, abreviação para Human Resource Information System, se trata, basicamente, de um tipo de software que reúne os principais processos de RH em uma plataforma digital. De certa forma, esse é uma das ferramentas mais básicas e necessárias de um RH Tech, pois é através dela que grande parte das tarefas do setor se tornam digitalizadas.

Esses softwares armazenam dados e automatizam processos como: contratações, desligamentos, pagamentos, distribuição de benefícios e diversas outras coisas, variando de acordo com o software escolhido. Não precisamos nem falar como isso muda a realidade de um departamento de RH, não é mesmo?

A pessoa certa para a vaga certa

Como existem diversos softwares que oferecem diferentes soluções para o aumento da assertividade de um recrutamento, selecionamos uma ferramenta para servir de exemplo concreto do porquê o RH Tech é tão importante para para a realidade de uma empresa.

Não faz muito tempo, o Google lançou a plataforma Cloud Job Discovery. Essa plataforma utiliza uma tecnologia extremamente moderna para auxiliar ambos, organizações e colaboradores, que procuram talentos e vagas em potencial.

A criação de uma ferramenta como esta parte do princípio de que, devido aos algoritmos e palavras-chave dos sites de empregos, nem sempre somos capazes de ver todas as vagas que poderiam ser relevantes. Por isso, a plataforma tenta reverter essa situação através do uso de inteligência artificial.

Como já mencionamos aqui, esses são apenas alguns dos tipos de ferramentas que podem ser empregados através do RH Tech. Obviamente, a escolha desses softwares deve corresponder às necessidades individuais de cada negócio.

Agora que você já sabe um pouco sobre a importante de um RH Tech, que tal conhecer algumas outras ferramentas disponíveis para esse setor? Baixe nosso ebook gratuito 26 ferramentas para RH e não fique de fora!


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of