RH Protagonista: como transformar tendências em resultados práticos para a empresa?

Tempo de leitura: 6 minutos

O RH protagonista é um conceito cada vez mais presente no mercado. E não poderia ser diferente, pois ele é o detentor de informações capazes de embasar uma tomada de decisões muito mais acertada e trazer mais estratégia às ações da organização.

Afinal, especialmente com o avanço da tecnologia na área, o RH foi elevado a uma posição muito menos burocrática, para um lugar de destaque na mesa de decisões. Neste artigo mostramos como essa condição de protagonismo influencia nos resultados e conduz a empresa para o sucesso. 

O que é protagonismo no RH?

Quando ponderamos o que é protagonismo temos a ideia de alguém (ou algum departamento) como agente responsável por conduzir processos e acontecimentos. Ser protagonista é ter destaque e participar ativamente da construção de algo. 

Tradicionalmente conhecido como um setor mais burocrático, sem poder de decisão e responsável apenas por atender necessidades de outros departamentos, ao longo do tempo o RH ganhou destaque e notoriedade.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

No cenário atual, ele assumiu novas funções, conduzindo projetos, levantando e analisando dados, mensurando indicadores e resultados e usando essas informações para uma gestão muito mais personalizada e eficiente junto ao capital humano. 

Com essa atuação, o RH ganhou status de parceiro de negócio para definir estratégias e colaborar com o planejamento empresarial. Assim, os objetivos do setor caminham na mesma direção dos propósitos da organização. 

O papel do RH na estratégia do negócio

Como protagonista, o RH tem a missão de fazer todas as pessoas da organização caminharem na mesma direção para atingirem objetivos e metas. O departamento atua ativamente em pautas decisivas para o negócio. São elas:

  • Gestão de mudanças;
  • Gestão de talentos;
  • Desenvolvimento de lideranças;
  • Métricas para aumento de performance;
  • Planejamento de sucessões;
  • Alinhamento com o negócio. 

Ao responder por esses temas, o papel do RH protagonista será ainda mais relevante em um futuro próximo. A tendência é que a área participe de outros processos como vendas, compras, desenvolvimento e lançamento de produtos, reformulação da estratégia de negócios e outras ações decisivas para o negócio. 

Nesse sentido, a responsabilidade do profissional de Recursos Humanos também aumenta. Ele deverá participar do crescimento da empresa, tornando-a mais sólida e rica em pessoas com perfis mais propositivos, diversos e preparados para os desafios, além de definir ações com base em dados para auxiliar os gestores nas decisões. 

Como o RH pode gerar resultados práticos para a empresa?

A resposta é simples: com ações e estratégia. Afinal, para gerar resultados, em qualquer área, é fundamental pensar e agir com propósito. Como afirma Mônica Hauck, founder e CEO da Sólides, “ideia sem ação é delírio”. Portanto, o RH protagonista assume seu papel e faz acontecer. 

E é justamente esse o perfil do RH que gera lucro. Isso mesmo, o profissional de RH é capaz de diminuir prejuízos financeiros e gerar lucro para o negócio à medida em que atua com o propósito empresarial em mente e executa ações que vão ajudar a organização a chegar onde ela almeja. Para isso, ele deve contribuir para alcançar três condições fundamentais, confira.

1. Desempenho

É pelo desempenho que o setor consegue concretizar lucros e resultados. Nesse sentido, o RH deve produzir incremento de receita e reduzir despesas. Conquistar ambos é a situação ideal. 

Por isso, o desempenho e a produtividade do setor de RH são tão necessários. Começar dentro de casa, produzir mais com os mesmos recursos, gastar menos tempo com tarefas manuais repetitivas e dedicar mais tempo em estratégia e relação com colaboradores. É assim que será possível agregar valor à marca e garantir um melhor resultado para o negócio. 

banner para baixar o ebook com Guia de tendências em gestão de pessoas para os próximos 5 anos-rh protagonista

2. Retenção

O RH protagonista também gera resultados importantes para o negócio quando investe na retenção de talentos. Afinal, novos recrutamentos, treinamentos e desligamentos causam impacto no caixa das empresas, na produtividade dos times e no tempo do recrutador. 

Além disso, a retenção tem influência direta na reputação da empresa, pois quanto mais tempo um profissional qualificado permanece nela, mais ela se fortalece como marca empregadora. 

3. Saúde, segurança e bem-estar

O que esses fatores têm a ver com os resultados do negócio? Absolutamente tudo. Colaboradores que sentem segurança e satisfação no desempenho de suas funções são mais engajados e produzem mais e melhor. 

O RH protagonista é responsável por oferecer condições de trabalho e clima adequados, tanto para garantir qualidade de vida aos colaboradores quanto para evitar desmotivação, acidentes trabalhistas e afastamentos. 

Além desses fatores, o RH protagonista contribui para gerar resultados práticos para a empresa quando:

  • coloca a pessoa certa no lugar certo;
  • diminui o turnover;
  • utiliza ferramentas tecnológicas para otimizar atividades repetitivas;
  • reduz o tempo gasto em atividades burocráticas;
  • investe em estratégias para aumentar a produtividade. 

Lembre-se que o profissional de RH atua como um parceiro do negócio, alinhado aos valores e à missão da empresa. Ele sabe como mensurar resultados no RH para fazer entregas de qualidade e garantir a produtividade que a organização precisa. 

Para fixar o conceito de RH protagonista e alguns pontos iniciais para gerar resultados práticos para a empresa, reforçamos mais algumas ações importantes: 

  • o setor deve participar ativamente da estratégia do negócio, fornecendo dados e indicadores de RH confiáveis para a tomada de decisão;
  • o profissional da área tem papel fundamental para a construção de empresas sustentáveis economicamente e que se destacam no mercado;
  • o RH é responsável por gerar resultados de produtividade e financeiros, principalmente apostando na retenção de talentos e no bem-estar na empresa;
  • o RH protagonista deve promover as mudanças necessárias na organização, envolvendo as pessoas e motivando-as à cooperação;

Por fim, entender e conhecer o papel do RH na estratégia do negócio é fundamental para garantir resultados de alto impacto. Isso porque o RH protagonista é antenado, se baseia em dados para propor ações e participa ativamente das decisões da empresa. Se você quer transformar sua carreira e sua atuação, comece conhecendo as tendências do setor!

5 2 votes
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments