RH mobile: entenda o que é e quais seus benefícios

Tempo de leitura: 7 minutos

O Convenia é uma HRTech, que desenvolve soluções para otimizar tempo e custo de pequenas e médias empresas. Atualmente as soluções abrangem folha de pagamento, contratação e gestão de benefícios e departamento pessoal, onde você pode gerir todo seu time em um sistema em nuvem. 

A transformação digital é uma temática que se tornou constante nos cenários das organizações atuais. Com os novos dispositivos e programas criados a partir de inovações tecnológicas, os processos corporativos estão sofrendo um impacto positivo. Assim, as empresas estão otimizando uma série de atividades, como a experiência do cliente e do colaborador, por meio de recursos que surgem com o avanço da tecnologia, como é o caso do RH mobile.

Os smartphones, por exemplo, modificaram muito o comportamento social: é possível responder a um e-mail enquanto se está no transporte ou usar um aplicativo para pagar contas. E essa facilidade promovida pelos dispositivos digitais deve ser aplicada à sua gestão de Recursos Humanos, já que agora o RH é estratégico e precisa refletir esse valor aos colaboradores.

Se você quer saber mais sobre o assunto, continue a leitura e veja quais os benefícios do RH mobile para a sua empresa!

Afinal, o que é RH mobile?

Para falar sobre o conceito, como aplicá-lo à sua empresa e quais os benefícios gerados por ele, é necessário esclarecer o motivo do surgimento e disseminação dessa ideia. O termo RH mobile é recente e reflete as mudanças que estão acontecendo graças à transformação digital, além de ser o resultado de uma visão mais estratégica para os negócios. Abaixo, explicaremos cada detalhe para você.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

A mobilidade

O conceito de mobilidade tem sido alvo de discussão em diversos setores e impacta qualquer empresa. Isso porque ele diz respeito à capacidade de se movimentar com facilidade, fluidez. Logo, tal conceito tem relação direta com problemas comuns às nossas rotinas diárias. Um exemplo disso é o trânsito, que está ficando cada vez mais pesado, até fora dos horários de pico.

A mobilidade é um tema relacionado às novas soluções em transporte, por exemplo, sendo muito discutida por várias organizações deste setor. Mas o tema também tem sido abordado por empresas de setores distintos, que estão trazendo outras soluções em produtividade e otimização de tempo, como a opção de trabalho home office e o uso de aplicativos mobile para executar as rotinas produtivas. Isso permite ao colaborador a flexibilidade de fazer as suas tarefas esteja onde estiver.

A inovação no RH

Tendo em vista essas mudanças, empresas com olhar estratégico e inovador estão adaptando os novos recursos tecnológicos para melhorar a experiência do colaborador. Somado a isso, percebeu-se também uma transformação nos valores comuns das organizações: hoje é disseminada a ideia de que os colaboradores são um dos pontos centrais para o sucesso do negócio.

Com isso, o setor de Recursos Humanos, em parceria com a Comunicação Interna, conquistou a posição de área estratégia das empresas. Assim, os gestores de RH estão buscando a inovação nos seus processos, reforçando a agilidade e a produtividade ao mesmo tempo em que oferecem melhores condições de trabalho para os seus colaboradores.

O RH mobile

Além de melhorar os resultados de performance do negócio, a mobilidade aplicada aos processos de RH atua como um diferencial competitivo: a tendência é que os melhores profissionais do mercado queiram fazer parte da sua empresa. Assim, o RH mobile chega para dinamizar os processos e gerar mais qualidade, seja nos resultados da organização ou no relacionamento do colaborador com a empresa.

Para implantar o RH mobile em sua empresa, os gestores de Recursos Humanos precisam avaliar quais são os processos que, atualmente, geram mais impacto no negócio. Geralmente, o ponto de partida para a transformação digital do RH é a otimização dos processos seletivos e de admissão de novos colaboradores.

Quais são os seus benefícios?

Você deve ter percebido que algumas oportunidades macro geradas pelo RH mobile foram citadas quando explicamos o conceito: otimização do tempo, produtividade e redução de custos. No entanto, agora, vamos mostrar como isso pode ser aplicado na prática nas rotinas produtivas de recursos humanos.

Processo de recrutamento ágil

O primeiro momento em que um profissional entra em contato com a sua marca é quando ele conhece o seu negócio. Isso pode ser por meio da experiência como cliente, como parceiro ou acompanhando o posicionamento da organização no mercado. Assim, quando ele decide participar de um processo seletivo para a sua empresa, é necessário que a equipe de recrutamento e seleção ofereça uma vivência diferenciada.

Isso porque é nesse momento em que a organização transmite aos profissionais se os valores que ela assume, de fato, condizem com o que pratica. O RH mobile, por meio de um software que otimiza a seleção de candidatos, garantindo agilidade no processo e feedback personalizado, constrói uma reputação positiva para sua empresa. Além disso, os custos com o processo de recrutamento são reduzidos.

Crescimento do engajamento

Ainda sobre a reputação da sua marca, quando o profissional vive boas experiências com o seu negócio, ele se sente parte da organização. A partir do momento que a empresa transmite os seus valores em todas as suas interfaces — clientes, parceiros e colaboradores —, o engajamento desses públicos e o fortalecimento da marca são inevitáveis.

Uma gestão de alta performance é aquela que entende que o negócio é feito de pessoas, com pessoas e para pessoas. Assim, otimizar os processos de RH por meio de recursos digitais é sinônimo de uma gestão inteligente e voltada para criar experiências positivas para os seus pares.

Capacitação de pessoas a distância

Outro ponto muito importante que também é alvo de debate nos principais eventos voltados para capital humano é a capacitação dos colaboradores. Usando aplicativos, é possível desenvolver treinamentos interativos e que podem ser realizados de qualquer lugar. Quando a empresa adota esse recurso, ela mostra que, realmente, tem o colaborador como ponto focal para o sucesso do negócio.

Assim, sua organização consegue implantar uma plataforma de Educação a Distância. Essa é uma solução muito interessante, principalmente para as gigantes corporações que muitas vezes estão espalhadas em um grande espaço geográfico. Essa ferramenta é uma forte aliada dos gestores que cuidam de grandes times, uma vez que, além de capacitar seu capital humano, é possível coletar dados importantes para o direcionamento da gestão de pessoas.

Como implementar essa estratégia?

Um dos principais pilares do RH mobile é a possibilidade de realizar ações na palma da mão, ou seja, é imprescindível que os softwares sejam otimizados para dispositivos móveis. Para isso, é preciso buscar parceiros especializados em inovações de gestão do capital humano.

Assim, é possível desenvolver soluções para os seus processos, como o ponto web (ou a distância), e tornar o seu RH mais ágil com o uso de painéis de indicadores que sejam projetados com um layout mobile friendly, por exemplo. Somente com boas ferramentas será possível implantar essa estratégia de forma certeira.

O RH mobile é uma tendência que vem sendo aplicada para garantir mais qualidade nos processos de Recursos Humanos e agregar maior valor à empresa de modo geral, uma vez que o objetivo é investir cada vez mais no maior bem das organizações: as pessoas.

Com o nosso artigo, com certeza, você está mais preparado para desenvolver o RH mobile na sua empresa. Se você gostou do assunto, aproveite agora para nos seguir nas redes sociais (LinkedIn, Facebook e Instagram) e fique por dentro de todas as nossas postagens!


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of