Comunicação Interna: Entenda qual é o papel do RH

Tempo de leitura: 5 minutos

A comunicação interna tem um papel extremamente importante dentro de qualquer organização.

Ela consiste na comunicação da empresa com seus próprios funcionários e, por isso, o foco de suas ações são os colaboradores. O RH e a comunicação interna precisam caminhar na mesma direção.

O principal objetivo desse tipo de comunicação é manter cada profissional da organização informado e alinhado aos objetivos do negócio, de forma que tudo caminhe de maneira fluida.

Exatamente por ser uma ferramenta que está diretamente relacionada aos colaboradores de uma empresa, a comunicação interna e o departamento de recursos humanos, que também tem os colaboradores como foco, podem gerar benefícios mútuos quando integrados.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Nesse post vamos explicar a importância da integração entre o RH e a comunicação interna e como isso pode beneficiar um negócio.

A comunicação interna e o RH

Muitas pessoas pensam que a comunicação interna é responsabilidade apenas do setor de comunicação de uma empresa.

No entanto, em muitos casos, o departamento de RH é o responsável pela transmissão de determinadas mensagens aos colaboradores e, dessa forma, também acaba se tornando parte do processo de comunicação interna.

Engajamento e produtividade

Normalmente o RH é um departamento próximo aos colaboradores e à gestão.

Por esse motivo, tornar esse setor parte dos processos de comunicação interna, pode ser algo extremamente efetivo para todo o alinhamento estratégico de uma empresa.

O que acontece é basicamente o seguinte: o RH, em contato com a gestão, conhece o contexto atual de uma organização.

Dessa forma, o departamento é capaz transmitir essas informações para os colaboradores por meio de processos de comunicação interna, fazendo com que todos estejam cientes da situação do negócio ou dos acontecimentos recentes.

Esse alinhamento com os colaboradores é uma peça chave para engajamento, produtividade ou até mesmo employer branding.

Além de mostrar que existe uma confiança por parte da empresa em relação aos colaboradores no compartilhamento de informações, também evita frustrações e desentendimentos futuros.

Organização de tarefas e prioridades

O trabalho de comunicação interna por parte do RH também pode ser um auxílio interessante para a liderança da empresa.

Ao manter o alinhamento dos colaboradores em relação às informações sobre o negócio, o RH contribui para a escolha de prioridades de um time, facilitando o trabalho de organização e gestão por parte da liderança.

Divulgação de treinamentos e workshops

O RH, juntamente com a liderança dos departamentos, é responsável por identificar certas necessidades ou carências dos colaboradores e buscar soluções para supri-las.

Nesse sentido, os profissionais de recursos humanos podem utilizar os processos de comunicação interna a fim de divulgar essas soluções por meio de jornais internos, fóruns ou outras ferramentas.

Divulgação dos direitos e deveres dos colaboradores

Em muitas empresas o departamento de RH não consegue deixar claro para todos quais são os respectivos direitos e deveres de cada colaborador.

Para evitar desentendimentos ou até mesmo desperdício de tempo de maneira desnecessária, esse departamento pode utilizar processos de comunicação interna para auxiliar no compartilhamento de informações como estas com os colaboradores.

Esse compartilhamento pode ser feito de diversas maneiras, inclusive por meio do uso de ferramentas tecnológicas que permitem que os colaboradores tenham acesso à esse tipo de informação a qualquer momento.

Benefícios das empresas investirem em comunicação interna

Existem uma série de benefícios para as empresas que fazem investimentos para melhorar a comunicação interna.

Sem dúvidas, a principal vantagem é o aumento da produtividade. 

Isso acontece porque uma vez que os colaboradores estão mais conscientes e conectados com a marca, a tendência é que trabalhem com mais determinação para crescer junto a ela. 

Além do mais, a comunicação interna, como já afirmamos aqui, contribui para a aproximação dos times. Isso garante uma relação mais sólida e melhorias na gestão dessas pessoas.

Como o RH pode promover a comunicação interna nas empresas?

O setor de recursos humanos é fundamental para que a comunicação interna progrida dentro da organização. 

Ele pode, por exemplo, implantar uma série de canais de comunicação interna. Entre eles:

  • software de gestão;
  • aplicativos para videoconferência como Skype, Google Meet e Zoom;
  • murais online;
  • jornais internos, etc;

Mas para isso, é importante estudar quais desses canais são melhores para atender as necessidades e também para se encaixar no perfil dos colaboradores.

Além disso, também é importante para as empresas que atuam de forma presencial ou híbrida, que se tenham momentos destinados exclusivamente para a troca de experiências, rodas de conversas, etc.

E esses momentos podem ser promovidos pela equipe de RH!

Dicas e como o RH pode fazer a comunicação interna de forma eficaz

comunicação interna dicas

Melhorar a comunicação interna, especialmente em empresas com muitos colaboradores pode ser um desafio e tanto. É necessário muito estudo e um planejamento estratégico para implementar medidas eficientes. 

  • Elimine os ruídos: Entre as medidas, está a eliminação dos ruídos na comunicação. É importante garantir que a mensagem enviada chegue na íntegra e com a seu real sentido.
  • Conheça bem os funcionários: Outro ponto fundamental e fiz respeito ao RH. Para falar com alguém é preciso ter um entendimento de quem é aquela pessoa. Analise o perfil, saiba quais são as preferências e como ajudar.
  • Invista em ferramentas: Investir em ferramentas que facilitem esse processo também colabora muito para o desenvolvimento de uma comunicação interna. Ter uma rede corporativa é uma boa iniciativa.

A Solides possui softwares de gestão que garantem uma integração rápida e eficiente. Acesse aqui para conhecer.

Conclusão

A comunicação interna é fundamental para o bom funcionamento de qualquer empresa. Com ela é possível ter uma equipe mais envolvida e produtiva. 

Isso, sem sombra de dúvidas, é o que trará resultados  mais positivos e satisfatórios.

4.3 3 votes
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments

[…] ideal é que as equipes de RH das empresas, assim como gestores e líderes, tentem ao máximo equilibrar todas as situações do […]

[…] RH tecnológico aproveita essas facilidades para integrar as equipes e melhorar o fluxo interno de informações. Muitas empresas já utilizam softwares específicos de […]

[…] forma tecnológica e estratégica de melhorar a gestão de pessoas é definir uma ferramenta de comunicação interna que seja ágil e de fácil acesso. Há muitos aplicativos gratuitos, com excelente funcionamento e […]

Antonio Carlos

Muito Bom

Antonio Carlos

OTIMA PAGINA PARA ATUALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO DE GESTÃO DE PESSOAS.

William Santiago

Excelente conteúdo. Obrigado