RH e Comunicação Interna: por que é importante integrar?

Tempo de leitura: 3 minutos

A comunicação interna tem um papel extremamente importante dentro de qualquer organização. Basicamente, ela consiste na comunicação da empresa com seus próprios funcionários e, por isso, o foco de suas ações são os colaboradores. O principal objetivo desse tipo de comunicação é manter cada profissional da organização informado e alinhado aos objetivos do negócio, de forma que tudo caminhe de maneira fluida.

Exatamente por ser uma ferramenta que está diretamente relacionada aos colaboradores de uma empresa, a comunicação interna e o departamento de recursos humanos, que também tem os colaboradores como foco, podem gerar benefícios mútuos quando integrados.

Nesse post vamos explicar a importância da integração entre o RH e a comunicação interna e como isso pode beneficiar um negócio.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

A comunicação interna e o RH

Muitas pessoas pensam que a comunicação interna é responsabilidade apenas do setor de comunicação de uma empresa. No entanto, em muitos casos, o departamento de RH é o responsável pela transmissão de determinadas mensagens aos colaboradores e, dessa forma, também acaba se tornando parte do processo de comunicação interna.

Engajamento e produtividade

Normalmente o RH é um departamento próximo aos colaboradores e à gestão. Por esse motivo, tornar esse setor parte dos processos de comunicação interna, pode ser algo extremamente efetivo para todo o alinhamento estratégico de uma empresa.

O que acontece é basicamente o seguinte: o RH, em contato com a gestão, conhece o contexto atual de uma organização. Dessa forma, o departamento é capaz transmitir essas informações para os colaboradores através de processos de comunicação interna, fazendo com que todos estejam cientes da situação do negócio ou dos acontecimentos recentes.

Esse alinhamento com os colaboradores é uma peça chave para engajamento, produtividade ou até mesmo employer branding. Além de mostrar que existe uma confiança por parte da empresa em relação aos colaboradores no compartilhamento de informações, também evita frustrações e desentendimentos futuros.

Organização de tarefas e prioridades

O trabalho de comunicação interna por parte do RH também pode ser um auxílio interessante para a liderança da empresa. Ao manter o alinhamento dos colaboradores em relação às informações sobre o negócio, o RH contribui para a escolha de prioridades de um time, facilitando o trabalho de organização e gestão por parte da liderança.

Divulgação de treinamentos e workshops

O RH, juntamente com a liderança dos departamentos, é responsável por identificar certas necessidades ou carências dos colaboradores e buscar soluções para supri-las. Nesse sentido, os profissionais de recursos humanos podem utilizar os processos de comunicação interna a fim de divulgar essas soluções através de jornais internos, fóruns ou outras ferramentas.

Divulgação dos direitos e deveres dos colaboradores

Em muitas empresas o departamento de RH não consegue deixar claro para todos quais são os respectivos direitos e deveres de cada colaborador. Para evitar desentendimentos ou até mesmo desperdício de tempo de maneira desnecessária, esse departamento pode utilizar processos de comunicação interna para auxiliar no compartilhamento de informações como estas com os colaboradores.

Esse compartilhamento pode ser feito de diversas maneiras, inclusive através do uso de ferramentas tecnológicas que permitem que os colaboradores tenham acesso à esse tipo de informação a qualquer momento.

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