RH do futuro: conheça as tendências, desafios e oportunidades para o setor

Tempo de leitura: 11 minutos

O RH do futuro já é presente. Caso essa afirmação pareça contraditória ou sem sentido, explicamos: o futuro dos Recursos Humanos está acontecendo no exato momento em que você lê esse conteúdo.

Abordamos o cenário do setor frente às tendências de mercado, os desafios que a gestão de pessoas encontra ou pode encontrar no caminho e as possibilidades que o futuro do RH reserva. 

Assim, você vai ficar por dentro do Recursos Humanos moderno, considerando a globalização, o pós-pandemia e o Big Data. Ainda, descubra qual é o papel da tecnologia nesse contexto e como ela é uma ferramenta poderosa para a gestão de pessoas. Prepare-se para o futuro do trabalho e do RH nas empresas, porque ele já está entre nós. 

O que esperar do futuro do RH nas empresas?

Na linha do tempo do RH, as funções burocráticas ficaram para trás. Se antes a gestão de pessoas apenas cuidava do controle de ponto, demissões e contratações, atualmente ele é protagonista nas empresas e deve ter o seu lugar na mesa de decisões do negócio. 

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Seu papel hoje é estratégico, ligado ao desenvolvimento humano e à potencialização de competências e de resultados. Nesse sentido, as tendências para o futuro do RH englobam quatro pilares:

Pessoas

Este é o primeiro e mais importante pilar de uma organização, sem o qual, os outros três fatores não se sustentam. As pessoas representam o combustível que move as empresas, por isso, devem estar no centro da gestão. Investir no capital humano, promovendo seu desenvolvimento, resulta no crescimento dele e do negócio. 

Estratégia

O braço estratégico de toda empresa deve ser o RH. Além de fazer a gestão de pessoas, o setor tem como prioridade pensar e agir estrategicamente. Atuando em sintonia com a estratégia organizacional e comprometido com os resultados. 

Processos

A condução de processos exige inovação e criatividade para encontrar soluções. Além de um olhar holístico sobre todas as áreas para encontrar soluções de melhoria. Para isso, o RH do futuro conta com a tecnologia para otimizar tempo e recursos. 

Negócios

Para existir atualmente no Brasil, as empresas precisam ter eficiência operacional e foco na gestão humanizada. Sendo assim, o RH precisa entender do negócio na totalidade, além de adquirir conhecimento sobre as demais áreas. Significa que, além de zelar pelos colaboradores, o setor deve saber mais a respeito de clientes, fornecedores, marketing, marca, entre outros.

O futuro do RH na era da globalização

O processo de expansão política, cultural, econômica e tecnológica no mundo todo, conhecido como globalização, ainda sofre algumas críticas, como, por exemplo, sobre a diminuição dos postos de trabalho. 

Contudo, a globalização e a transformação digital não afetam a quantidade, mas a qualidade e o tipo de ocupação que os profissionais terão. Elas causam impacto na oferta e na demanda, reajustando o mundo do trabalho, reorganizando estruturas e atividades e trazendo, também, novas profissões com a evolução de processos.

Outro fator importante é a competitividade por talentos. O aumento na concorrência preocupa as organizações, pois a contratação deve ser precisa, recrutando colaboradores que garantam o perfil competitivo da empresa. 

Umas das tarefas do RH, nesse contexto, é fortalecer o employer branding, para estar na vitrine do mercado, e atuar de forma estratégica para selecionar profissionais altamente qualificados e alinhados com a cultura organizacional. 

O futuro do RH pós-pandemia

No saldo da pandemia, as empresas podem extrair duas lições: adaptação e flexibilidade. Ambas foram determinantes para atravessar um dos períodos mais desafiadores para a humanidade, em todos os aspectos. No contexto organizacional, foi necessário fazer mudanças, adquirindo novas práticas e ações. O profissional de Recursos Humanos teve que compreender o “novo normal”, se adaptar e superá-lo. 

Sendo assim, o futuro do RH pós-pandemia contempla mudanças que vieram para ficar. Entre elas, a flexibilidade no ambiente de trabalho exigido pelo home office e pela jornada híbrida, a comunicação mais fluida e o cuidado com a saúde e bem-estar dos colaboradores. 

Os investimentos em tecnologia serão ainda mais necessários daqui para frente. Pois as empresas devem buscar novas ferramentas para gerenciar e capacitar seus profissionais, aumentando o desempenho das equipes e tornando-as mais engajadas. 

Outro aspecto de destaque nesse cenário é a atenção à cultura organizacional. Num momento de trabalho híbrido e global, a revisão da cultura entra em pauta para fazer os ajustes necessários ao contexto atual. As empresas estão aprendendo a gerenciar equipes à distância e lidar com profissionais que trabalham em outra cidade ou país. 

banner para baixar ebook com Guia de tendências em gestão de pessoas para os próximos 5 anos-rh do futuro

O futuro do RH está no Big Data?

A resposta é sim, o futuro do RH está no Big Data. Conforme um estudo realizado pela MicroStrategy, 60% das empresas brasileiras usam recursos de Data e Analytics em suas estratégias de negócio. Hoje já é possível compreender como a tecnologia da inteligência de dados ajuda a reduzir erros de contratação, acompanhar e aumentar a performance dos colaboradores. Assim, o uso de dados é benéfico para diversas frentes e áreas de atuação. Entre elas, podemos destacar:

  • aumento da produtividade e da eficiência;
  • agilidade e eficiência na tomada de decisões;
  • lucratividade e melhor performance financeira;
  • identificação de novos produtos e serviços que podem gerar receita;
  • maior qualidade na aquisição e retenção de clientes;
  • melhor experiência para o público externo. 

Na área de Recursos Humanos, em que há grande volume de dados, planilhas e documentos, o Big Data chega para organizar e ajudar a trabalhar melhor com essas informações com base nos princípios de volume, variedade, velocidade e veracidade. Assim, é possível ter acesso a informações confiáveis, organizadas e estratégicas para o dia a dia do setor de RH.

4 tendências para o futuro do RH (que já é presente)

Como um setor extremamente dinâmico, o RH já aplica tendências na construção de novas práticas enquanto avança para o futuro. Elas estão relacionadas à tecnologia, Inteligência Artificial, Automatização e Business Inteligence. 

1 – People Analytics

A gestão baseada em dados serve para orientar a tomada de decisão nas empresas. Nesse sentido, o People Analytics é uma ferramenta que usa a inteligência artificial para coletar e acompanhar informações minuciosamente. Assim, são eliminados erros de interpretações e tomadas de decisões baseadas em vieses inconsistentes. 

2 – Employer Branding

Embora o modo de trabalhar tenha mudado, o cuidado com a experiência do colaborador continua vital para as empresas. Em home office, no formato híbrido ou presencial, ações que promovam a qualidade de vida são mais que bem-vindas.

Entre as atitudes que fazem a diferença e encantam os colaboradores estão cuidados com a ergonomia e auxílio para despesas geradas pelo trabalho em casa. A flexibilização da jornada no sistema presencial e a atenção especial à qualidade de vida do colaborador também estão na pauta das organizações. 

3 – Gestão Comportamental

Preza pela gestão de pessoas direcionada aos perfis comportamentais. Eles se relacionam com a cultura e a exploração de habilidades comportamentais de cada profissional. Fazer a gestão comportamental implica em conhecer o que cada pessoa faz com maior talento e menor esforço. 

Ela representa uma tendência muito forte no RH do futuro. Afinal, a organização que não conseguir dar tratamento personalizado, conforme o modelo mental do colaborador, estará um passo atrás. 

4 – Trabalho híbrido e flexibilidade

O novo mercado de trabalho – representado pelas modalidades presencial, remota e híbrida – estabeleceu uma tendência forte nas organizações. Este último modelo mescla jornadas na empresa com períodos trabalhando em casa. 

A gestão de pessoas percebeu que esse modelo tornou-se viável, bem aceito pelos colaboradores e até regulamentado. Essa condição já tornou o trabalho híbrido e a flexibilidade como um valor priorizado por profissionais de diversas áreas, especialmente das gerações mais jovens. E as empresas precisam estar atentas a esse cenário.

O papel da tecnologia no futuro do RH

Está mais que evidente a importância da tecnologia para o RH. Ela veio para somar e não representa uma ameaça aos profissionais da área. Ao contrário, a revolução tecnológica não apenas facilita o cotidiano da gestão de pessoas como oferece benefícios aos colaboradores e à empresa. 

Os impactos positivos da tecnologia atingem toda a experiência do profissional, da atração à retenção de talentos. A jornada se tornou mais fluída, segura e escalável, especialmente para pequenas e médias empresas. Confira quais ferramentas de automação já fazem parte da rotina do setor e como ter benefícios com elas. 

Plataforma para gestão de RH e DP

Não há mais espaço para o Recursos Humanos atuar manualmente com planilhas e arquivos de papel. O setor precisa de agilidade e eficiência nas atividades para dedicar mais tempo à estratégia, às pessoas e ao relacionamento. Com o apoio de uma plataforma completa para fazer gestão de RH e DP a rotina é otimizada e o profissional tem mais tempo e dados para fazer uma gestão estratégica e humanizada.

banner para conhecer a plataforma de RH da Sólides-rh do futuro

Armazenamento de dados do Departamento Pessoal em nuvem

Centralizar informações e concentrá-las em um único lugar, com segurança e agilidade, permite ao RH e ao DP mais agilidade nas rotinas, maior produtividade e melhores resultados para o setor e para a empresa.

Nesse sentido, armazenar dados em nuvem é uma alternativa dinâmica e acessível. Ela permite a gestão remota e informatizada do setor, tornando mais rápido o monitoramento das atividades. Sem contar na possibilidade de manter backups atualizados para não comprometer o trabalho. 

Ferramenta de mapeamento comportamental

A tecnologia também é essencial para conhecer pontos positivos e aqueles a se desenvolver de cada colaborador, monitorando as dificuldades e competências que ele tem. O Profiler, desenvolvido pela Sólides, faz mapeamento comportamental em apenas 5 minutos e traz mais de 50 informações sobre o perfil do profissional.

Com a ferramenta, a gestão de pessoas consegue trabalhar o desenvolvimento de talentos, focar em suas principais competências e colocar a pessoa certa no lugar certo. 

Aplicativo do Colaborador

Promover experiências positivas e estreitar a relação entre empresa e colaborador são características que mostram o que esperar do RH do futuro. As pessoas estão mais conectadas e a comunicação entre elas precisa ser mais fácil, ágil, transparente e efetiva. 

Por entender essa necessidade, a Sólides criou um aplicativo para RH capaz de melhorar a comunicação interna e trazer impactos relevantes para o engajamento e a retenção de talentos. É o App Sólides, uma experiência única de comunicação e envolvimento, de forma simples e na palma da mão. 

Plataforma de Educação Corporativa

A educação corporativa é a chave para as empresas irem mais longe, promovendo qualificação profissional e aprimorando competências técnicas e comportamentais. Assim, a empresa trilha o caminho certo para formar times de alta performance e atingir melhores resultados.

Nesse sentido, vale conhecer a Sólides Academy, a plataforma de cursos online criada pela Sólides especialmente para a realidade das pequenas e médias empresas. Com ela, os profissionais têm acesso ilimitado a todos os conteúdos de educação profissional e caminham numa jornada de autodesenvolvimento que traz resultados efetivos para sua carreira e para o negócio.

Após analisarmos o contexto, os desafios e as oportunidades do setor, é possível concluir que o RH deve desenvolver um olhar atento e integrador, ciente de que a tecnologia existe para contribuir com o seu trabalho e utilizá-la como aliada. Para isso, não deixe de conferir como escolher um software de RH ideal para a sua empresa. Faça parte do RH do futuro!

5 1 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Elizangela Santos de jesus

Bastante interessante o assunto, de muita importância para nosso conhecimento.