RH do futuro: Entenda a importância dos Relatórios e Dados nas decisões do setor

Tempo de leitura: 5 minutos

O departamento de Recursos Humanos deve atuar de maneira estratégica, sugerindo alterações no andamento da empresa, para que o negócio possa lucrar mais. Estamos falando do RH do futuro, onde os profissionais do setor deixam de pensar somente em questões burocráticas. E, para isso, é necessário adotar o uso de tecnologias.

Ao adotar softwares específicos, é possível ter acesso a relatórios informativos em poucos cliques. Desse modo, os dados são importantes para a tomada de decisões, quando são bem avaliados. Sabe as anotações em papel e as planilhas feitas no computador? São coisas do passado e que precisam ser esquecidas no seu negócio.

Reunimos as principais informações sobre o assunto, para que você entenda como é importante ter um setor de Recursos Humanos forte e criativo. Aliás, pode ser o ponto de partida para encontrar soluções e fórmulas de tornar o negócio mais lucrativo. Quer saber mais sobre o uso de relatórios e dados na tomada de decisões? Entenda a partir de agora!

O que é RH do futuro?

O RH do futuro consiste em uma nova forma de atuação dos profissionais do setor. Até alguns anos atrás, o departamento de Recursos Humanos era estritamente relacionado com a contratação e dispensa de colaboradores. Mas, principalmente com o desenvolvimento da tecnologia, isso mudou.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Desse modo, podemos dizer que o RH do futuro consiste no uso de softwares com o objetivo de tornar as atividades mais dinâmicas e menos burocráticas. Ou seja, procedimentos que antes eram feitos de maneira manual agora em poucos cliques podem ser realizados. Então, é algo que permite aos gestores atuar de maneira eficaz.

Portanto, o RH do futuro é aquele onde os profissionais do setor não ficam preocupados apenas com questões comuns da empresa. Nesse modelo, passam a buscar e oferecer sugestões de melhorias, visando um desempenho positivo para todo o negócio. Aliás, é algo que já vem acontecendo, embora continue sendo tendência para os próximos anos.

O RH do futuro precisa de tecnologias para sair do papel. Por exemplo, existem softwares que permitem a gestão de ponto de colaboradores atuando na sede da empresa ou de maneira remota. Além disso, os dados das batidas podem ser conferidos de qualquer lugar do mundo, desde que exista uma conexão com a internet. A avaliação de desempenho também deve ser trabalhada, a Sólides conta com sistemas capazes de garantir resultados expressivos quanto a isso.

Para que servem os relatórios?

O RH do futuro trabalha com dados precisos, que são essenciais na tomada de decisão e na sugestão de soluções para a empresa. Os relatórios servem para mostrar os caminhos que devem ser tomados dentro de um negócio. Por exemplo, ajudam a mostrar os setores que estão apresentando melhor desempenho do que outros.

O Ahgora Pontoweb, por exemplo, é uma ferramenta completa, que permite a gestão digital de uma empresa. O sistema é capaz de entregar dados interessantes em poucos cliques, que servem para identificar os acertos e erros da empresa. Desse modo, fica mais fácil entender se a realização de horas extras é necessária ou não.

O sistema digital de batida de ponto pode ser configurado para impedir que os colaboradores façam horas extras, classificando quando o tempo trabalhado a mais representa um benefício para a empresa e quando está causando prejuízos. Afinal, nem sempre a produção precisa trabalhar em velocidade máxima.

Dados digitais em tempo real

Além de contar com relatórios, o RH do futuro também trabalha com a avaliação de dados digitais em tempo real. Isso quer dizer que no momento em que uma batida de ponto é feita, os gestores possuem acesso a essa informação. Aliás, é algo que acontece devido aos avanços da internet das coisas (tecnologia IoT).

Por meio desse tipo de informação os responsáveis conseguem analisar de uma forma precisa, permitindo a automatização de atividades e a identificação de padrões. Isso quer dizer que é possível sugerir melhorias, com a intenção de otimizar os recursos e deixar as empresas mais competitivas.

Esses dados digitais em tempo real, assim como os relatórios, podem ser acessados de qualquer lugar do mundo. Até por isso, diversas empresas já permitem que o setor de Recursos Humanos atue de maneira home office e não mais na sede das empresas. São informações que ao serem avaliadas de forma estratégica se tornam essenciais na empresa.

Banner_Planejamento_Estratégico

Antigamente os gestores precisavam conferir a folha ponto antes de fechar o pagamento no fim do mês. Então, isso causava o que hoje chamamos de retrabalho, mas agora a situação é diferente. Com os dados em tempo real é possível verificar os profissionais que faltaram, aqueles que entregaram atestados e até mesmo os que solicitaram um período de férias.

Enfim, para fazer parte dessa nova realidade e adaptar o seu negócio ao RH do futuro, é fundamental investir em softwares modernos. Trabalhar com dados em tempo real e contar com relatórios precisos torna o setor estratégico e contribui para a tomada de decisões mais inteligentes.

Este conteúdo foi produzido pela Ahgora Sistemas, somos uma empresa focada no desenvolvimento de ferramentas capazes de auxiliar na gestão e na atuação do setor de RH. Confira mais sobre o RH do futuro aqui.

0 0 votes
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Elizangela Santos de jesus
Elizangela Santos de jesus
3 meses atrás

Bastante interessante o assunto, de muita importância para nosso conhecimento.