O que é RH Digital? Entenda os componentes e vantagens para a sua empresa

Tempo de leitura: 7 minutos

Quem é membro do RH não tem dúvidas que o avanço tecnológico mudou a forma que o setor trabalha, não é mesmo? Assim, do mesmo modo que a Revolução Industrial impactou o trabalho braçal com o surgimento das máquinas a vapor, o RH Digital mudou o comportamento e a atuação do profissional de recursos humanos com a transformação tecnológica que atingiu fortemente o setor.

Essa modernização do RH possibilita a utilização de ferramentas de análise de dados e inteligência artificial para otimizar diversos processos, como recrutamento e seleção, avaliação, treinamento e desenvolvimento dos colaboradores.

Agora, sobra mais tempo livre para o profissional de RH desenvolver estratégias e ações focadas em seu capital humano, agregando valores que realmente importam para a organização. 

Dessa forma, é fundamental que a sua empresa esteja atenta às tendências do RH Digital para não ficar para trás no mercado. Então, acompanhe a leitura deste post e entenda melhor sobre o assunto!

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Afinal, o que é RH Digital?

O RH Digital nada mais é que uma evolução do setor que trouxe a substituição dos processos e rotinas tradicionais do departamento de recursos humanos em um alinhamento com novas tecnologias que vieram para transformar as relações dentro das empresas por meio de inteligência de dados. 

Assim, com  softwares e ferramentas de RH, é possível ser mais eficaz em escolher a pessoa certa a vaga certa, desenvolver a relação entre líderes e liderados, melhorar a cultura e o clima organizacional, dentre outras estratégias de gestão de pessoas.

como fazer pesquisa de clima - ebook

Quais os componentes do RH Digital e suas vantagens para a empresa?

Inicialmente, colocar o RH Digital em prática dentro da empresa pode parecer um desafio. Isso porque, para vivenciá-lo, é preciso esquecer aquele modelo antigo do setor, que antes só se ocupava com folhas de pagamento, admissões e demissões, entre outras atividades administrativas.

Atualmente, os melhores profissionais do mercado procuram trabalhar em empresas que invistam em seu desenvolvimento de acordo com suas competências. Ele não quer ser só visto como uma simples mão de obra. 

Logo, para que sua empresa seja um lugar onde os bons profissionais queiram estar, é fundamental se adaptar às mudanças tecnológicas do setor, porém, focadas na gestão de pessoas. Confira agora as principais vantagens do RH Digital para a organização.

Melhora a rotina do departamento pessoal

Com o auxílio de uma plataforma de gestão, além de reunir todos os dados dos colaboradores, como banco de horas, férias, avaliações de desempenho etc., também é possível cruzar essas informações, obtendo uma gestão mais estratégica. 

Outro desafio do setor de RH que foi otimizado com a digitalização é o controle de ponto. Hoje, o setor conta com aplicativos e softwares nos quais o colaborador pode registrar seu ponto com o crachá, impressão digital ou até mesmo com uma simples selfie no celular. 

Otimiza a comunicação interna

Em tempos de pandemia, quando o trabalho em home office está em alta no mercado, utilizar ferramentas digitais nunca foi tão importante para que a comunicação entre o time não deixe de existir. Dessa forma, o antigo quadro de avisos pode ser substituído pela intranet e informativos virtuais. Assim, nenhuma informação importante deixará de ser transmitida. 

Além disso, as ferramentas de gestão disponíveis no mercado possibilitam ao RH atender o colaborador remotamente. Ainda, com o RH Digital, é possível ter os recursos necessários para realizar atendimentos e solicitações, por exemplo, envio de contracheques, atestados médicos, ajustes de ponto eletrônico etc. 

como fazer people analytics - baixe o ebook

Obtenção de dados sólidos

Coletar e cruzar dados de candidatos e colaboradores facilita e melhora a qualidade do trabalho do Recursos Humanos. Uma das metodologias do RH Digital nesse sentido é o People Analytics. Logo, fazer uso dessa técnica de obtenção de dados permite que gestores tomem decisões mais estratégicas e assertivas com relação aos seus colaboradores. 

Além disso, o People Analytics pode ser associado ao conceito de big data, sendo utilizada na gestão de pessoas da seguinte forma: com os dados do big data em mãos, o RH pode cruzá-los e analisá-los, transformando-os em informação organizada e útil para melhorar a qualidade na decisão sobre os profissionais da empresa. 

Assim, é possível acompanhar de modo mais estratégico as métricas de engajamento, produtividade e a satisfação dos colaboradores diante da organização. 

Recrutamento mais efetivo

Por meio de um software com análise comportamental, é possível realizar o processo de recrutamento e seleção de forma quase totalmente online. Ademais, as ferramentas tecnológicas também garantem maior rapidez e efetividade nos processos seletivos.

Nesse sentido, o RH Digital também elimina a triagem por meio de currículos em papel e reduz o tempo para realizar um processo de recrutamento e seleção em quase 100% ao utilizar um software de RH. Além disso, com a ferramenta, é possível avaliar tanto hard quanto soft skills, de forma assertiva. Assim, o RH tem uma maior chance de escolher o talento certo para a vaga da empresa. 

Medicina e segurança do trabalho

Cada vez mais, as empresas também buscam o auxílio da tecnologia para melhorar a saúde física e mental dos colaboradores. Por meio de ferramentas de RH, é possível programar os exames periódicos de modo automático, além do armazenar prontuários médicos em nuvem, reduzindo mais uma vez o uso de papel. 

Hoje, no mercado, também têm sido muito utilizados os aplicativos que identificam riscos de acidentes de trabalho, além de games que aceleram o aprendizado do colaborador em relação a normas de segurança e saúde. Ainda, há aplicativos de realidade virtual que permitem aos trabalhadores avaliarem conhecimentos sobre situações de riscos trabalhistas, entre outras tecnologias.

Como fazer Recrutamento e Seleção com a Sólides

Quais as vantagens do RH Digital para os colaboradores?

Aplicar o RH Digital na empresa agrega uma experiência positiva para os colaboradores diante da organização. Isso porque, os processos se tornam menos burocráticos e mais dinâmicos, mesmo antes do profissional ingressar no time, ou seja, durante o processo seletivo.

Dessa forma, durante uma seleção, o profissional terá que se deslocar menos vezes até a empresa, reduzindo o tempo do processo e colaborando com a economia de combustível, passagem e/ou estacionamento, por exemplo. 

Ainda, o RH Digital permite uma gestão de pessoas focada em dados estratégicos e confiáveis. Assim, o profissional será desenvolvido de acordo com o seu perfil comportamental. Dessa maneira, além de poder conhecer a si mesmo profundamente, ele será direcionado a tarefas que vão de encontro com suas habilidades técnicas e comportamentais, o que o deixará mais motivado e satisfeito em trabalhar na organização. 

Quando bem trabalhado, o RH Digital faz com que os melhores talentos do mercado enxerguem a organização como uma ótima opção para o desenvolvimento da sua carreira e de seu potencial produtivo. 

Logo, podemos concluir que a intenção do RH Digital é que toda essa tecnologia seja implementada em prol das pessoas, influenciando diretamente na satisfação do time e também do consumidor final da empresa.

Outro ponto importante a ser ressaltado é que a tecnologia também mudou o modo com que os profissionais se qualificam. Então, não deixe de acessar a Universidade Sólides e fazer agora mesmo o curso de RH Tecnológico de forma gratuita!

0 0 votes
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments