No mês de junho a Sólides preparou conteúdos imperdíveis, feitos para os profissionais que não param de evoluir. O RH Day 2021 aconteceu no dia 28 de junho, como parte do Mês do RH, oferecido pela Sólides, que teve o objetivo de celebrar o protagonismo de quem transforma histórias gerando muito conhecimento.
Contamos com vários profissionais, em um evento online e muito enriquecedor, com conversas interativas durante todo o dia, abordando temas atuais e levantando insights valiosos.
Este é o segundo da trilha de 3 artigos que irão apresentar os destaques de cada turno do evento.
A seguir apresentamos o que aconteceu no turno da tarde no RH Day 2021. Conversamos com diferentes profissionais sobre cultura organizacional, engajamento, retenção, o papel do business partner e mais!
Sobre o RH Day 2021
O RH Day 2021 foi a oportunidade ideal para quem deseja aprender, se inspirar e criar novas perspectivas de sucesso para o seu negócio. Os inscritos no RH Day tiveram acesso a painéis com gestores de peso, referências para o RH no mercado, com a oportunidade de interação e esclarecimento de dúvidas.
Alguns dos convidados foram Sérgio Povoa, da OLX, Thalita Machado, da MaxMilhas, Luciene Bandeira, do Psicologia Viva, Bernardo Bicalho, do Telecine, além dos especialistas da Sólides. Finalizando o dia, tivemos ainda o bate papo imperdível entre Mônica Hauck, CEO da Sólides, e Idalberto Chiavenato, considerado o pai do RH.
Essa é a sua chance de relembrar os melhores momentos do turno da tarde do evento e conhecer os novos caminhos do RH.
Confira os destaques do bloco da tarde
3. Cultura organizacional para engajamento e retenção: como engajar no modelo híbrido?
Bate-papo: Mônica Hauck e Thalita Machado, Especialista em Cultura e D&I na MaxMilhas.
No turno da tarde o primeiro tema abordado foi sobre os desafios e mudanças que surgiram com o ano de 2020 e como as empresas lidaram com essas transformações no cenário dos negócios e gestão de pessoas.
Um dos desafios citados foi a comunicação e engajamento de funcionários no modelo do home office. A distância e as limitações do contato entre os colegas de trabalho e líderes e liderados podem impactar o engajamento das equipes e a produtividade.
Para lidar com isso, a MaxMilhas fortaleceu a rotina de reuniões, a prática de 1:1, feedbacks, check point, datas comemorativas e eventos internos, além de conversar bastante sobre a cultura e história da empresa.
Outro fator importante é o papel do líder no processo de reforçar a cultura organizacional. Para a Thalita, é impossível construir uma cultura forte sem o apoio dos líderes. Os profissionais que ocupam essas posições devem liderar pelo exemplo, vivendo a cultura da empresa no seu dia a dia.
“No ambiente online, os líderes se tornaram, literalmente, a representação da marca. A entidade desaparece junto com o sumiço das paredes escritas, sedes coloridas e ficam os exemplos repassados do dia a dia.” — Thalita Machado.
Para uma empresa que ainda não possui uma cultura organizacional forte e coesa, é fundamental começar a considerar os valores e objetivos da organização e apostar na comunicação para definir uma cultura coerente.
“A comunicação é um grande desafio para qualquer empresa, e o online permitiu uniformizar a comunicação. A partir disso, fortalecemos o relacionamento com a liderança, com uma comunicação mais efetiva, mais transparente e objetiva. Ao mesmo tempo, no ambiente online nós perdemos a espontaneidade nos encontros.” — Thalita Machado.
4. Business Partner e Liderança: uma aliança estratégica.
Bate papo: Karol Seixas, Business Partner na Sólides, e Luana Souza, Coach de Carreira na Sólides.
A conversa foi sobre a importância da participação da liderança nos projetos feitos pelo RH e como o Business Partner atua de forma estratégica para diminuir as distâncias entre todas as áreas da empresa.
Muitas vezes o RH planeja ações e projetos que não são colocados em prática pela falta de participação da liderança. Nesse bate papo foi discutido sobre a importância dessa participação e parceria.
O Business Partner tem a proposta de conectar a área de negócio de uma empresa com as práticas de gestão de pessoas. O objetivo do modelo é contribuir para uma atuação estratégica e bem aproveitada dos profissionais de RH, além de potencializar os resultados da organização.
“O Business Partner deve entender profundamente do negócio e tem o papel de ser a interface entre os colaboradores e a empresa, tendo uma comunicação muito aberta com os profissionais. Assim, o BP tem muito subsídio e informações, inclusive de pontos cegos da liderança, que podem ser usadas para definir ações e mudanças.” — Karol Seixas
O BP contribui para formar estratégias junto com diretores e gestores. É um trabalho de parceria e confiança, que foi ganhando espaço e principalmente credibilidade nas organizações. O líder continua com seu papel como protagonista na relação com seus liderados, mas contando com o apoio próximo do profissional de RH.
E não parou por aí
O RH Day 2021 possibilitou muita troca e interação com a presença de profissionais referência. Foi discutido sobre o papel do RH e demandas como o recrutamento e seleção, gestão de desempenho, desenvolvimento e retenção de talentos, e quais são as melhores práticas e avanços nesses processos. Muito foi falado sobre cultura organizacional e saúde mental, considerados pontos chave para as ações dos profissionais de recursos humanos.
Neste artigo você conferiu um pouco sobre o turno da tarde do RH Day 2021. Se você perdeu, ainda dá tempo de acessar nosso material sobre o turno da manhã. E não se esqueça de acompanhar o blog da Sólides para não perder o próximo artigo sobre o turno da noite, que contou com a participação do pai do RH, Idalberto Chiavenato.
O evento marcou um dia inteiro de conversas enriquecedoras e muitos aprendizados. E um deles foi dado pelo Chiavenato: Nunca pare de aprender.
Então, que tal continuar aprendendo com Chiavenato e a Sólides? Conheça o novo curso elaborado pelo pai do RH e produzido em parceria Chiavenato + Sólides! Ainda dá tempo de aproveitar o pré lançamento do curso, confira: Os novos caminhos para o RH.