RH Day 2021 bloco 1: Confira os principais insights do primeiro bloco do evento

Tempo de leitura: 6 minutos

O RH Day é uma imersão no universo do RH com quem é referência para o mercado. Esta foi a segunda edição do evento. A primeira edição aconteceu em 2020 e contou com a participação de grandes marcas, como o 99 Food, Hotmart, Magalu e Inter, abordando temas como o papel do RH, estratégias da área e ações das empresas diante do novo cenário mundial.

Já em 2021, o evento aconteceu no dia 28 de junho, e continuamos com o objetivo de reunir grandes profissionais da área de Recursos Humanos, incluindo até mesmo Chiavenato, pai do RH, em um dia inteiro de bate papo discutindo temas atuais e levantando insights valiosos.

Este é o primeiro da trilha de 3 artigos que irão apresentar os destaques de cada turno do evento, que durou um dia inteirinho. 

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Sobre o RH Day 2021

O RH Day 2021 foi a oportunidade ideal para quem deseja aprender, se inspirar e criar novas perspectivas de sucesso para o seu negócio. Os inscritos no RH Day tiveram acesso a painéis com gestores de peso, referências para o RH no mercado, com a oportunidade de interação e esclarecimento de dúvidas.

Alguns dos convidados foram Sérgio Povoa, da OLX,  Thalita Machado, da MaxMilhas, Luciene Bandeira, do Psicologia Viva, Bernardo Bicalho, do Telecine, além dos especialistas da Sólides. Finalizando o dia, tivemos ainda o bate papo imperdível entre Mônica Hauck, CEO da Sólides, e Idalberto Chiavenato, considerado o pai do RH.

Aqui está a sua chance de conferir como foi o primeiro turno, no bloco da manhã. Acompanhe e não deixe de ler também os próximos artigos!

Confira os destaques do bloco da manhã

1. Tendências do RH ontem e hoje: um olhar para o futuro a partir dos aprendizados de 2020.

Bate-papo: Mônica Hauck, CEO da Sólides, e Sérgio Povoa, CHRO da OLX.

A primeira conversa do dia foi marcada pelos aprendizados gerados em 2020, um ano tão desafiador, no qual as empresas e profissionais tiveram que se adaptar a novas tecnologias e novos modelos de trabalho.

“A realidade de um colaborador não reflete a realidade de outro, a pandemia evidenciou a necessidade de uma gestão personalizada” —  Mônica Hauck

Nesse cenário, foi discutido sobre as tendências que surgiram para a área de Recursos Humanos e quais delas se consolidaram. Foi falado ainda sobre como alcançar a diversidade cognitiva nas empresas, que é caracterizada pela existência de pessoas com estilos, personalidades e origens diferentes convivendo no mesmo ambiente ou trabalhando em um mesmo projeto. 

“A segurança psicológica vem do exemplo da organização, a diversidade que está lá dentro e a maneira que essa diversidade pode se comportar. A inclusão deve existir. Para sua empresa ter diversidade cognitiva, a sua cultura tem que permitir isso.” —  Sérgio Povoa

Sérgio comentou também sobre os cuidados com a saúde mental dos funcionários e quais são os maiores desafios enfrentados por uma empresa do porte da OLX para manter uma cultura organizacional forte e que auxilie no crescimento do negócio. Ainda, foram apresentadas dicas para o RH de pequenas empresas.

“Para o RH das pequenas empresas, a cultura organizacional deve ser o ponto de partida. É com uma cultura sólida e bem comunicada é que será possível atrair os profissionais corretos. Processos são copiados, produtos são copiados, as pessoas não.” —  Sérgio Povoa

2. Impacto Social: Efeitos do Profiler nos projetos do Sólides Transforma.

Bate-papo: Mônica Hauck e Rafael Libaneo, gestor de contas estratégicas na Sólides.

O Sólides Transforma é um programa de impacto social que abrange dezenas de projetos sociais no Brasil todo com áreas de atuação diferentes, muitos deles têm acesso gratuito a aplicações do Profiler. Nosso objetivo é gerar empregabilidade e autoconhecimento para pessoas em vulnerabilidade social.

O Profiler é um mapeamento de perfil comportamental desenvolvido pela Sólides, baseado na metodologia DISC e em mais 7 outras metodologias. O método Profiler é testado e aprovado por instituições renomadas e por meio dele é possível levantar mais de 50 informações sobre o perfil do profissional.

“Apoie projetos que tem a ver com o que sua empresa faz, isso torna o projeto muito mais autêntico e ajuda a construir a identidade da marca” —  Mônica Hauck

Para as empresas que querem começar a criar projetos de impacto social, a dica é: entenda o que você e sua empresa têm a oferecer que pode ajudar a comunidade. A partir disso, procure projetos já existentes dentro dessa área que precisem de apoio. 

Ações de Responsabilidade Social criadas de forma ética e responsável geram impacto positivo na sociedade e estão diretamente ligadas a vantagens para o negócio.

“A gente vive numa sociedade em que todo mundo está conectado e as pessoas esperam posicionamento. Muito do que essas pessoas pensam em relação às empresas é: ‘Eu vou ter bem estar nessa empresa? Qual é o impacto que essa empresa está causando ao redor dela e como eu posso ser parte desse impacto?’ E a gente tem isso muito forte dentro da Sólides” —  Rafael Libaneo

“A gestão de pessoas começou burocrática, com os anos ela passou a ampliar sua área de atuação. Passou a ser papel da gestão de pessoas transbordar e entender que a empresa faz parte de um ecossistema, que gera impactos não só internamente ou para os clientes, mas sim em toda a comunidade. Não dá pra viver em uma comunidade que está cheia de problemas e não me envolver com isso, porque eu faço parte, isso não é um problema do outro, é um problema meu também.” —  Mônica Hauck

E foi só o começo

O RH Day 2021 reuniu um time de profissionais referência no mercado, com muito a nos ensinar. Conversamos sobre os desafios que surgiram nos últimos tempos, com a pandemia e o isolamento social, mas também olhamos para o futuro, analisando as oportunidades e transformações que se aproximam da área de gestão de pessoas.

Aqui você pôde conferir o que rolou no turno da manhã, acompanhe o blog da Sólides para conferir os próximos artigos sobre o turno da tarde e da noite. O evento marcou um dia inteiro de conversas enriquecedoras e muitos aprendizados. E um deles foi dado pelo pai do RH, Chiavenato: Nunca pare de aprender.

Então, que tal continuar aprendendo com Chiavenato e a Sólides? Conheça o novo curso elaborado pelo pai do RH e produzido em parceria Chiavenato + Sólides! Você pode aproveitar o pré lançamento do curso, olha só: Os novos caminhos para o RH.

0 0 votes
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments