Relatório de desempenho para empresas contábeis: o que é preciso saber e como fazer?

BAIXE GRÁTIS!

Aqui você encontra:

Você sabe como está a performance de cada funcionário em relação ao planejamento estabelecido pela empresa? O relatório de desempenho é uma ferramenta que oferecea resposta para essa e outras questões que envolvem uma gestão eficiente de pessoas nas organizações.

Neste artigo, vamos explicar o que é o relatório de desempenho e quais são seus principais indicadores. Mostraremos ainda como elaborar um relatório completo e de qualidade, além de falar sobre a importância do uso dessa ferramenta para o sucesso de negócios contábeis. 

O que é relatório de desempenho?

Trata-se de uma ferramenta que permite gerar evidências concretas dos resultados alcançados por colaboradores em relação às metas e objetivos de uma empresa de contabilidade. 

É um documento que traz a avaliação de desempenho de cada profissional e mostra como os indicadores de atuação individuais impactam nos resultados dos times e da organização como um todo.

Quais são os indicadores de desempenho de um colaborador?

Existem inúmeros indicadores de desempenho que podem ser monitorados tanto pelo RH quanto pelos gestores de times. 

Veja a seguir, quatro tipos de indicadores que podem ser utilizados pelas empresas contábeis.

Indicadores de produtividade

Os indicadores de produtividade mostram a ligação entre as entregas realizadas por cada colaborador e os recursos utilizados

Tais recursos podem ser financeiros, de materiais ou mesmo de tempo. Em outras palavras, o indicador de produtividade aponta a capacidade que cada profissional tem de fazer mais com menos

Indicadores de capacidade

Os indicadores de capacidade estão relacionados ao volume de entregas possíveis por pessoa ou time. 

Apesar de serem muito semelhantes aos indicadores de produtividade, a diferença está no foco, que é voltado para a quantidade de entregas.

Sendo assim, a capacidade avalia o volume de entregas, enquanto a produtividade avalia a relação do volume com o uso de recursos.

Indicadores de qualidade

Os indicadores de qualidade evidenciam a satisfação do cliente interno ou externo com as entregas realizadas

Trata-se de um elemento que ajuda a balizar os anteriores, visto que de nada adianta ter uma boa capacidade e uma alta produtividade, se a qualidade não estiver a contento.

Indicadores estratégicos

Por fim, os indicadores estratégicos estão vinculados às metas estabelecidas no planejamento estratégico da empresa

Isso porque são eles que mostram se os resultados apurados nos demais indicadores são positivos ou negativos em relação aos objetivos traçados para o crescimento do negócio.

Como elaborar um relatório de desempenho? 

A elaboração de um relatório de desempenho pode ser desenvolvida em três etapas principais. Acompanhe!

1 - Defina o que será avaliado

O primeiro passo é definir o que precisa ser avaliado sobre o desempenho de cada colaborador e de cada time.

É fundamental que essa etapa seja orientada pelo planejamento estratégico para que os resultados possam ser utilizados com mais eficiência.

Uma boa dica é fazer um alinhamento entre os indicadores e metas da empresa com aqueles a serem definidos para os profissionais.

2 - Escolha as ferramentas mais adequadas

O RH dispõe de várias ferramentas que podem se encaixar nas demandas definidas na etapa anterior, cada uma delas oferecendo um viés de análise diferente.

Por isso, é fundamental combinar a aplicação de mais de uma delas para que o resultado expressado no relatório seja mais completo.

Dentre essas ferramentas, cabe destacar os principais tipos de avaliação de desempenho, que podem compor o conjunto mais adequado para o cenário da sua empresa contábil:

  • Autoavaliação;
  • Avaliação 180º;
  • Avaliação 360º;
  • Matriz 9 box.

3 - Analise e apresente os resultados

Para terminar, faça uma análise criteriosa dos resultados obtidos na aplicação das avaliações. O grande diferencial está em considerar tanto os resultados isolados quanto a relação entre eles e o planejamento estratégico do negócio de contabilidade.

Monte ainda uma apresentação que transpareça o cenário atual da empresa, apontando pontos positivos, necessidades de ajustes e oportunidades de melhorias. Aproveite também para avaliar a implementação de uma gestão por desempenho.

Por que é importante fazer um bom relatório de avaliação de desempenho dos funcionários?

Um relatório de avaliação de desempenho bem-feito é a melhor forma de mostrar o potencial estratégico do RH para a alta gestão da empresa de contabilidade com números e dados estatísticos. 

Veja também outros benefícios da utilização frequente desta ferramenta:

  • Possibilita uma análise mais precisa sobre a produtividade e eficiência dos colaboradores em relação aos objetivos principais da organização;
  •  Facilita a definição de ações que podem surtir melhores efeitos na solução de problemas;
  • Ajuda a identificar as potencialidades a serem otimizadas e exploradas a favor do negócio.

Portanto, o relatório de desempenho proporciona uma base muito valiosa de informações para a tomada de decisão tanto do RH quanto dos gestores de equipes. Bem utilizada, essa ferramenta pode ser uma excelente aliada para o crescimento da sua empresa.

Gostou do artigo? Que tal aprofundar mais no assunto e se preparar melhor para colocar todas as dicas em prática? Baixe agora mesmo o Guia de Avaliação de Desempenho 4.0!

Isabella Furbino
Isabella Furbino
Sou coordenadora de Treinamento e Desenvolvimento na Sólides, mentora de profissionais de RH e também para empresas do terceiro setor. Sou Especialista em Gestão Comportamental e facilitadora da Formação Analista Comportamental Profiler há 5 anos. Me formei em Psicóloga (UFMG) e sou pós-graduada em Gestão de Negócios (IBMEC BH)
Compartilhe:

Você também vai gostar!

Rolar para cima