Recrutei errado, o que fazer? 5 dicas para um recrutamento eficaz

Tempo de leitura: 3 minutos

O setor de RH carrega consigo a responsabilidade de escolher os profissionais que sustentarão o sucesso da empresa. Os erros no processo de recrutamento e seleção causam um desequilíbrio na qualidade dos times e podem trazer uma série de prejuízos para o negócio. Mas, se eu já recrutei errado, como fazer para evitar danos maiores?

É o que você aprenderá, neste post. Falaremos sobre os principais erros cometidos pelo RH no processo seletivo e como fazer para garantir que o recrutamento dos novos profissionais seja mais eficiente. Confira! 

Principais erros no processo de recrutamento e seleção

Apesar de serem bastante prejudiciais, os erros no processo de recrutamento e seleção são bastante comuns. A falta de critérios e organização acaba trazendo para a empresa profissionais inadequados, que podem até serem tecnicamente bons, mas que não se encaixam na proposta do negócio.

Isso gera problemas como insatisfação, piora no clima, alto índice de turnover, absenteísmo e queda na produtividade. Sem falar nos custos de manter e tentar reter essas pessoas, que ao final, acabam sendo desligadas.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Entre os erros mais cometidos no processo seletivo das empresas, podemos citar:

  • ter um banco de talentos sem qualificação;
  • ter uma página de carreiras mal elaborada;
  • divulgar vagas em aberto de forma equivocada;
  • não considerar o fit cultural;
  • não ter metas claras para o processo.

5 dicas para ter um recrutamento e seleção mais efetivo

Depois de ler esses erros, você deve estar se perguntando “mas o que eu posso fazer se eu já recrutei errado?”. Responderemos sua pergunta com 5 dicas certeiras que vão evitar os erros no recrutamento e seleção e tornar esse processo muito mais eficiente. Acompanhe.

1. Mapeie os perfis comportamentais do setor que fará a contratação

O primeiro passo é entender melhor quem são os colaboradores que já fazem parte do time que acolherá o novo profissional. Esse mapeamento ajuda a compreender a dinâmica do grupo e a determinar qual tipo de pessoa poderia deixá-lo mais equilibrado e produtivo.

2. Alinhe as características necessárias para a função junto aos gestores

Em seguida, reúna-se com os gestores para definir as características essenciais de cada função. Isso inclui não apenas os requisitos técnicos, mas também os comportamentais. Assim, as chances de haver uma incompatibilidade cultural é bastante reduzida e o direcionamento dos critérios de seleção se torna mais preciso.

3. Crie novas descrições para as vagas em aberto

Com base nas informações coletadas até aqui, é hora de rever as descrições das vagas. Analise a página de carreiras da empresa, verifique se tudo o que foi conversado junto aos gestores está sendo abordado. Se necessário, refaça todas as descrições do zero e garanta que elas estejam de acordo com as definições corretas.

4. Analise o perfil comportamental dos candidatos

Durante o processo seletivo, inclua a análise de perfil comportamental dos candidatos. Eles devem ser avaliados em relação à primeira dica, buscando entender como cada um deles poderia se encaixar no time já existente. É uma forma mais segura de antever situações de tensão e conflito, e de saber como elas serão superadas.

5. Avalie o fit cultural dos candidatos com a empresa

Por fim, veja se os candidatos têm fit cultural com a empresa, ou seja, se eles compartilham dos mesmo valores e crenças. Isso é fundamental para que haja uma sinergia maior entre os colaboradores, mantendo um clima organizacional saudável e agradável. 

Como você pôde ver, os erros no processo de recrutamento e seleção acontecem, mas podem ser evitados. Reveja a forma como ele tem sido feito em sua empresa e adote algumas mudanças, de acordo com as dicas deste post. Sua nova frase de hoje em diante será: recrutei errado no passado, agora tenho um processo eficiente e não erro mais!

Se você curtiu as dicas e quer se aprofundar ainda mais sobre boas práticas no processo seletivo, confira agora mesmo o nosso Guia do Recrutamento e Seleção!

0 0 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Afonso Ernesto Pinto
Afonso Ernesto Pinto
11 meses atrás

Excellente conteudo

Giuliano Sales
Admin
11 meses atrás

Ei, Afonso! Tudo bem?
Que bom que você gostou. Esperamos que você continue acompanhando nossas atualizações diárias!

Abraços! 🙂

Laura
Laura
11 meses atrás

Excelente conteúdo! Parabéns!

Giuliano Sales
Admin
11 meses atrás
Reply to  Laura

Olá, Laura. Tudo bem?
Ficamos felizes por termos agradado você. Esperamos tê-la em nossos outros conteúdos.
Preparamos uma newsletter semanal com novidades e conteúdos atualizados, caso seja do seu interesse.

Abraços! 🙂

Hélio Santana
Hélio Santana
11 meses atrás

Grandes dicas, adorei

Giuliano Sales
Admin
11 meses atrás
Reply to  Hélio Santana

Ei, Hélio. Tudo bem?
Ficamos felizes que você gostou das nossas dicas.
Continue nos acompanhando, o recrutamento e seleção é um dos processos que mais falamos em nosso blog!
Obrigado pelo feedback e ótima semana.
Abraços.