Como recrutar talentos para a sua startup?

Tempo de leitura: 3 minutos

Um dos maiores desafios dos empreendedores modernos é acertar no momento do recrutamento talentos para suas startups. Com tantas empresas “tubarões” no mercado, fica difícil conquistar talentos empreendedores e apropriados para contribuir para o desenvolvimento da sua empresa.

Nos últimos anos, porém, o cenário tem mudado aos poucos e as startups vêm ganhando uma visibilidade maior. As maneiras inovadoras de trabalho e a possibilidade de crescimento interno, são um atrativo grande para jovens que estão se inserindo no mercado.

Apesar disso, sabemos o quanto a hora do recrutamento é delicada e importante, afinal, os funcionários são os responsáveis pelo crescimento da empresa. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas que podem ser um auxílio momento da contratação.

Defina o que você procura

Pode parecer óbvio mas saber exatamente o perfil do profissional que você procura é algo crucial. É muito importante você conhecer a sua empresa e saber quais os tipos de profissionais melhor se encaixam nela. Com isso em mente, o processo de contratação fica mais objetivo, muito tempo é poupado e a chance de erro diminui drasticamente.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Todos nós sabemos que acertar na hora da contratação, além de tudo, poupa um capital valioso que poderia ser empregado em outra coisa dentro da empresa, portanto, defina bem o que você procura e economize com a rotatividade.

Participe do processo de recrutamento

Em geral, as startups, principalmente em fase inicial, não detêm muito capital financeiro para investir em uma super equipe de RH. Nesse caso, os gestores têm que fazer mais com menos e pensar em como otimizar o recrutamento com pouco investimento.

Como não há ninguém que conheça a empresa como o próprio empreendedor, é interessante que este esteja sempre perto acompanhando os processos de seleção. Com esse acompanhamento, o risco de que algumas características indesejadas passem despercebidas diminui.

Fortaleça a cultura da empresa

Ok. Nós sabemos que uma startup em fase inicial não pode oferecer os melhores salários, nem os melhores benefícios e muito menos alguma certeza de que o negócio vai funcionar.

O que fazer, então, para atrair profissionais de qualidade e mais ainda, reter esses profissionais dentro da empresa?

Bom, já podemos constatar aqui que essas empresas precisam encontrar meios alternativos de atração de talentos. Se não se pode oferecer o tradicional, uma boa opção é investir no fortalecimento da cultura interna da empresa de forma que o simples fato de trabalhar dentro da empresa pareça algo agradável.

Ao criar uma cultura empresarial diferenciada, oferecer condições inovadoras de trabalho e um ambiente amigável, a qualidade do trabalho aumenta muito e isso pode ser muito mais atrativo do que um salário mais alto, por exemplo.

Procure candidaturas criativas

O primeiro contato do candidato é sempre a melhor oportunidade para se destacar. Para uma empresa moderna que está se inserindo no mercado, seria ideal encontrar colaboradores que estivessem nesse mesmo ritmo.

Candidatos que fizerem esforços para se destacar de alguma forma, são aqueles que estão mais atualizados sobre as tendências de contratação no mercado moderno das startups e, além disso, possuem bônus por terem se esforçado para se sobressair.

Utilize ferramentas de otimização

O RH mais moderno já conta com diversos tipos de ferramentas que otimizam todo o processo de gestão e de recrutamento de empresas.

Pensar em gestão comportamental no momento de contratação de uma startup pode ser o diferencial para um recrutamento sem erros.

Como já foi dito, é interessante entender que tipo de perfil se busca para preencher determinada vaga dentro da startup e, para que essa análise seja mais objetiva e específica, já existem softwares especializados em mapeamento de perfil comportamental. Esses softwares são capazes de trazer informações bastante relevantes sobre o candidato antes mesmo da primeira entrevista. Dessa forma, o processo de recrutamento se torna mais rápido, prático e funcional.

Sabemos que a rotatividade dentro de empresas exige uma grande demanda de capital, certo? Então, se você se interessou por esse post e quer estar por dentro de quanto se gasta com rotatividade dentro da sua empresa, experimente a nossa calculadora de rotatividade!

 

kit-planejamento-rh


1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
trackback

[…] admitir os melhores profissionais, o RH ainda tem outra função: reter os talentos da empresa. Atualmente, grandes corporações se reinventam para segurar essas “joias”. Porém, […]