Mesmo com a busca por vagas de emprego cada vez mais crescente em nosso país, onde é possível enviar um currículo com apenas um clique, você, membro do RH, ainda pode se perguntar: como encontrar o talento certo para a vaga da minha empresa diante de centenas ou até milhares de currículos recebidos? Saiba que a resposta está no recrutamento preditivo.
Essa metodologia conta com os algoritmos como aliados para fazer a triagem de currículos de acordo com palavras-chave e vários outros parâmetros de seleção que auxiliam o profissional de RH a entender o histórico de experiências anteriores e padrões comportamentais dos candidatos.
Assim, o processo de recrutamento e seleção se torna mais ágil e eficaz, além de reduzir custos com contratações equivocadas.
Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura deste post até o final!
O que é Recrutamento Preditivo?
Trata-se de um modelo de recrutamento que conta com a metodologia People Analytics, ou seja, com a coleta e análise de dados do big data com foco na gestão de pessoas para encontrar o talento certo para a vaga adequada, de acordo com o perfil e o fit cultural do candidato.
O método People Analytics coleta os dados que estão no big data e, depois de cruzá-los e analisá-los, transforma-os em informação organizada e útil para melhorar a qualidade na decisão sobre os colaboradores da empresa ou aqueles que ainda integrarão a equipe.
Além disso, como o próprio nome diz, com o auxílio de uma plataforma de RH, torna-se possível prever a escolha de um candidato que poderá ser direcionado e desenvolvido por se identificar com a cultura da organização, melhorando assim a motivação, engajamento, o clima organizacional, além de muitas outras vantagens para colaborador e empresa.
Logo, podemos compreender que os benefícios do recrutamento preditivo se estendem a longo prazo, tornando-se uma tendência nas organizações que querem crescer e permanecer no mercado.
Quais as vantagens do recrutamento preditivo?
Por ser um recrutamento otimizado que tem como base dados sólidos, o setor de RH pode tomar decisões mais estratégicas porque evita aquelas contratações baseadas em achismo.
Assim, aquele modelo antigo de contratação do famoso Q.I. (quem indica) ou pela simpatia de determinado candidato deixa de existir. Agora, quem vai de fato ficar com a vaga é o profissional que dá “match” com a empresa.
Além disso, como citamos anteriormente, o recrutamento preditivo traz uma maior tranquilidade para o recrutador no processo de escolha ao sugerir o perfil mais adequado, ou seja, aquele que conta com as hard e soft skills que faltam para que o time alcance uma alta performance, refletindo em resultados incríveis tanto para a empresa quanto para os colaboradores.
Ainda, por meio de um software de RH, o tempo gasto com o recrutamento preditivo pode ser reduzido em até 70% em relação aos métodos tradicionais. Assim, sobra mais tempo para o setor de Recursos Humanos investir em outras atividades que valorizem o que existe de mais importante na organização que são as pessoas.
Sem esquecer que o resultado final do recrutamento preditivo é a redução do absenteísmo, presenteísmo e turnover, já que contratando a pessoa certa para a vaga certa, de forma alguma ela deixará de oferecer o seu melhor e não vai querer deixar a empresa.
Como implementar o recrutamento preditivo na empresa?
Engana-se quem pensa que o fator humano não é importante neste tipo de recrutamento, pelo fato dele utilizar dados de inteligência artificial. Nesse caso, a tecnologia só tem a agregar e melhorar a rotina do profissional de RH, que pode ter mais tempo para implementar outras ações para atrair os melhores talentos do mercado.
Confira agora os principais passos para aplicar o recrutamento preditivo na sua empresa!
Contar com um software de RH
O primeiro passo para aplicar o recrutamento preditivo na empresa é adquirir um software de RH com mapeamento e análise de perfil comportamental. Além de eliminar de vez os currículos de papel, essa plataforma avalia tanto as competências técnicas quanto comportamentais de forma eficaz e rápida.
Isso acontece porque os candidatos fazem seu cadastro e realizam a avaliação do seu perfil comportamental tendo os resultados armazenados dentro da própria plataforma, possibilitando maior agilidade no processo e maior efetividade na escolha do candidato.
Ações de employer branding
Esse conceito se refere a um conjunto de técnicas com o objetivo de criar uma imagem positiva da empresa no mercado.
Assim, disponibilizar cursos gratuitos oferecidos por profissionais que já fazem parte do time, além de palestras e workshops, são algumas das ferramentas de employer branding que tendem a atrair talentos que buscam conhecer mais do negócio antes de se candidatar a uma vaga no time.
Outras ações muito eficazes para atrair candidatos alinhados com a cultura da empresa são postagens nas redes sociais da organização com depoimentos de colaboradores, artigos e fotos sobre a rotina empresarial.
Assim, antes mesmo de pensar em trabalhar na sua empresa, o profissional terá uma ideia de como é o clima e o ambiente organizacional e se ele dá “match” com seus valores pessoais e profissionais.
Elaboração de entrevistas e dinâmicas
A jornada do candidato é também uma estratégia do RH no recrutamento preditivo. Isso porque, quando o setor de Recursos Humanos tem que elaborar formatos de entrevistas e dinâmicas no processo de R&S, ele deve ter em mente o perfil comportamental do profissional que deseja atrair.
Além disso, as entrevistas e dinâmicas são momentos cruciais para saber se o futuro colaborador é comunicativo, analista, proativo, empático, líder, entre outros pontos. Logo, nesses momentos é que as soft skills realmente podem ser identificadas.
Processos de desenvolvimento profissional
Quando um profissional busca um emprego atualmente, não basta que a empresa ofereça somente boas remunerações e benefícios. É preciso que esse profissional tenha certeza que a empresa buscará alternativas de desenvolvimento profissional para que ele alcance uma alta performance e cresça na empresa.
Logo, já com o perfil do profissional que o RH busca traçado, fica mais fácil também durante o processo seletivo informar a esse profissional quais cursos e treinamentos a empresa pode oferecer para um plano de desenvolvimento individual e também o plano de carreira que a organização prevê para o profissional.
Como a Sólides pode ajudar na análise e no recrutamento preditivo?
A plataforma de gestão de pessoas da Sólides auxilia o RH já no momento de descrever a vaga na empresa.
Isso porque, o Sólides Gestão, dentre várias funções, conta com a Engenharia de Cargos, que pode ajudar a selecionar as principais competências técnicas e comportamentais do profissional desejado por meio da aplicação de filtros aprimorados.
Assim, o Recursos Humanos pode ser mais analítico e estratégico no cruzamento de dados dos candidatos com as aptidões que a vaga demanda.
Além disso, com o software da Sólides, é possível identificar o profissional que melhor se encaixa em determinada vaga e saber como ele reagirá diante de várias situações, por meio do Profiler, que nada mais é que a coleta de dados do candidato e a realização do mapeamento do seu perfil comportamental.
Assim, além de um melhor entendimento do time como um todo por meio do mapeamento do perfil comportamental das pessoas que já estão no time, é possível também compreender quais profissionais melhor se encaixam em determinado setor de acordo com suas soft e hard skills.
Manutenção do clima e da cultura empresarial
Nosso software também conta com um painel com as principais métricas que um gestor precisa acompanhar. Dessa forma, o RH pode identificar os níveis de produtividade e desenvolvimento de competências durante a trajetória do profissional na empresa.
Nesse sentido, o produto Sólides fornece diversos gráficos que permitem uma visão panorâmica do desenvolvimento dos colaboradores, facilitando não só um recrutamento, mas uma análise preditiva do time como um todo.
Por último, mas não menos importante, com o Sólides Gestão, é possível realizar pesquisas de clima dentro da empresa e avaliação de desempenho, o que facilita na escolha de ações para o desenvolvimento de carreira e também de treinamentos específicos, aumentando a motivação e o engajamento dos colaboradores.
Hoje, o recrutamento preditivo deixou de ser uma tendência e já é uma solução para contratações assertivas e elaboração de ações e estratégias do RH para a valorização do capital humano dentro da organização. Transformando a rotina dos profissionais, os resultados da aplicação dessa estratégia são colaboradores muito mais engajados e setores de alta performance.
Então, se você deseja acompanhar de forma mais estratégica fatores como engajamento, produtividade e a satisfação dos profissionais na organização, não deixe de acessar agora mesmo nosso e-book sobre People Analytics.