Recrutamento‌ ‌preditivo:‌ ‌o‌ ‌que‌ ‌é‌ ‌e‌ ‌como‌ ‌usar‌ ‌essa‌ ‌estratégia‌ ‌para‌ ‌um‌ ‌R&S‌ ‌mais‌ ‌eficaz‌

O recrutamento preditivo deixou de ser uma tendência e já é uma solução para contratações efetivas e ações estratégicas do RH. Saiba mais!
recrutamento preditivo
BAIXE GRÁTIS!

Aqui você encontra:

Mesmo com a busca por vagas de emprego cada vez mais tecnológicas, você pode se perguntar: como encontrar o talento certo para a vaga da minha empresa diante de tanto currículos recebidos? Saiba que a resposta está no recrutamento preditivo. 

Essa metodologia conta com os algoritmos como aliados para fazer a triagem de currículos de acordo com palavras-chave e vários outros parâmetros de seleção. Tudo isso auxilia o profissional de RH a entender o histórico de experiências anteriores e padrões comportamentais dos candidatos.

Assim, o processo de recrutamento e seleção se torna mais ágil e eficaz, além de reduzir custos com contratações equivocadas. Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura deste post até o final!

O que é recrutamento preditivo?

O recrutamento preditivo é um modelo recrutamento que conta com People Analytics, ou seja, com a coleta e análise de dados do big data com foco na Gestão de Pessoas para encontrar o talento certo para a vaga adequada, de acordo com o perfil e o fit cultural do candidato.

O método People Analytics coleta os dados que estão no big data e, depois de cruzá-los e analisá-los, transforma-os em informação organizada e útil para melhorar a qualidade na decisão sobre os colaboradores da empresa ou aqueles que ainda integrarão a equipe.

Além disso, como o próprio nome diz, com o auxílio de uma plataforma de RH, torna-se possível prever a escolha de um candidato que poderá ser direcionado e desenvolvido por se identificar com a cultura da organização. Tudo isso melhora assim a motivação, engajamento, o clima organizacional, além de apresentar muitas outras vantagens para colaborador e empresa.

Logo, podemos compreender que os benefícios do recrutamento preditivo se estendem a longo prazo. Dessa forma, torna-se uma tendência nas organizações que querem crescer e permanecer no mercado.

Material gratuito: guia completo sobre Recrutamento e Seleção

Preencha o formulário e receba o guia de recrutamento grátis no seu e-mail 📩

Quais as vantagens do recrutamento preditivo?

Por ser um método com base em dados sólidos, o recrutamento preditivo ajuda o RH a tomar decisões mais estratégicas ao evitar contratações erradas

Além disso, o recrutamento preditivo traz uma maior tranquilidade para o recrutador no processo de escolha ao sugerir o perfil mais adequado. Ou seja, aquele que conta com as hard e soft skills que faltam para que o time alcance uma alta performance, refletindo em resultados incríveis tanto para a empresa quanto para os colaboradores.

Assim, aquele modelo antigo de contratação do famoso Q.I. (quem indica) ou pela simpatia de determinado candidato deixa de existir. Agora, quem vai de fato ficar com a vaga é o profissional que dá “match” com a empresa. 

Ainda, por meio de um software de RH, o tempo gasto com o recrutamento pode ser reduzido em até 50% em relação aos métodos tradicionais. Dessa forma, o RH tem tempo para outras atividades que valorizem o que existe de mais importante na organização, que são as pessoas.

Sem esquecer que o resultado final do recrutamento preditivo é a redução do absenteísmo, presenteísmo e turnover. Isso porque, contratando a pessoa certa para a vaga certa, de forma alguma ela deixará de oferecer o seu melhor e não vai querer deixar a empresa.

Como implementar o recrutamento preditivo na empresa?

Engana-se quem pensa que o fator humano não é importante neste tipo de recrutamento, pelo fato dele utilizar dados de inteligência artificial. Nesse caso, a tecnologia só tem a agregar e melhorar a rotina do profissional de RH, que pode ter mais tempo para implementar outras ações para atrair os melhores talentos do mercado. 

Os passos que você pode aplicar são:

  • Contar com um software de RH;
  • Ações de employer branding;
  • Elaboração de entrevistas e dinâmicas;
  • Processos de desenvolvimento profissional.

Contar com um software de RH

O primeiro passo para aplicar o recrutamento preditivo na empresa é adquirir um software de RH com mapeamento e análise de perfil comportamental. Além de eliminar de vez os currículos de papel, essa plataforma avalia tanto as competências técnicas quanto comportamentais de forma eficaz e rápida. 

Isso acontece porque os candidatos fazem seu cadastro e realizam a avaliação do seu perfil comportamental. Dessa forma, os resultados armazenados dentro da própria plataforma, possibilitando maior agilidade no processo e maior efetividade na escolha do candidato.

Ações de employer branding

Esse conceito se refere a um conjunto de técnicas com o objetivo de criar uma imagem positiva da empresa no mercado. 

Assim, disponibilizar cursos gratuitos oferecidos por profissionais que já fazem parte do time, além de palestras e workshops, são algumas das ferramentas de employer branding que tendem a atrair talentos que buscam conhecer mais do negócio antes de se candidatar a uma vaga no time.

Outras ações muito eficazes para atrair candidatos alinhados com a cultura da empresa são postagens nas redes sociais da organização com depoimentos de colaboradores, artigos e fotos sobre a rotina empresarial. 

Assim, antes mesmo de pensar em trabalhar na sua empresa, o profissional terá uma ideia de como é o clima e o ambiente organizacional e se ele dá “match” com seus valores pessoais e profissionais.

💡 Confira o curso gratuito: Estratégias de divulgação de vagas e atração de talentos

Elaboração de entrevistas e dinâmicas

A jornada do candidato é também uma estratégia do RH no recrutamento preditivo. Isso porque, quando o setor de Recursos Humanos tem que elaborar formatos de entrevistas e dinâmicas no processo de R&S, ele deve ter em mente o perfil comportamental do profissional que deseja atrair.

Além disso, as entrevistas e dinâmicas são momentos cruciais para saber se o futuro colaborador é comunicativo, analista, proativo, empático, líder, entre outros pontos. Logo, nesses momentos é que as soft skills realmente podem ser identificadas. 

Processos de desenvolvimento profissional

Quando um profissional busca um emprego atualmente, não basta que a empresa ofereça somente boas remunerações e benefícios. É preciso que esse profissional tenha certeza que a empresa buscará alternativas de desenvolvimento profissional para que ele alcance uma alta performance e cresça na empresa.

Logo, já com o perfil do profissional que o RH busca traçado, fica mais fácil também durante o processo seletivo informar a esse profissional quais cursos e treinamentos a empresa pode oferecer para um PDI, além do plano de carreira que a organização prevê para o profissional.

Como a Sólides pode ajudar na análise e no recrutamento preditivo?

Munida por inteligência comportamental, a plataforma da Sólides auxilia o RH já no momento de descrever a vaga na empresa, até a seleção do candidato, o match de perfil comportamental e outros processos, que vão até o engajamento e retenção. 

Isso porque, o software completo de RH e DP da Sólides, dentre várias funções, conta com a Engenharia de Cargos, que pode ajudar a selecionar as principais competências técnicas e comportamentais do profissional desejado por meio da aplicação de filtros aprimorados. 

Assim, o Recursos Humanos pode ser mais analítico e estratégico no cruzamento de dados dos candidatos com as aptidões que a vaga demanda.

Além disso, como o único software de RH e DP integrado à inteligência comportamental, é possível identificar o profissional que melhor se encaixa em determinada vaga e saber como ele reagirá diante de várias situações. Isso é possível por meio do Profiler, a ferramenta de mapeamento comportamental exclusiva da Sólides.

O RH também tem uma melhor compreensão do time como um todo por meio do mapeamento do perfil comportamental das equipes. Portanto, é possível também compreender quais profissionais melhor se encaixam em determinado setor de acordo com suas soft e hard skills.

Manutenção do clima e da cultura empresarial

Nosso software também conta com um painel com as principais métricas que um gestor precisa acompanhar. Dessa forma, o RH pode identificar os níveis de produtividade e desenvolvimento de competências durante a trajetória do profissional na empresa. 

Nesse sentido, o produto Sólides fornece diversos gráficos que permitem uma visão panorâmica do desenvolvimento dos colaboradores. Essa ação facilita não só o recrutamento, mas proporciona uma análise preditiva do time como um todo.

Por último, mas não menos importante, com a Sólides, é possível realizar pesquisas de clima dentro da empresa e avaliação de desempenho. Isso facilita na escolha de ações para o desenvolvimento de carreira e também de treinamentos específicos, aumentando a motivação e o engajamento dos colaboradores. 

Hoje, o recrutamento preditivo deixou de ser uma tendência e já é uma solução para contratações assertivas e elaboração de ações. Transformando a rotina dos profissionais, os resultados da aplicação dessa estratégia são colaboradores muito mais engajados e setores de alta performance.

Agende uma demonstração grátis

Amanda Silva
Amanda Silva
Psicóloga, com MBA em Gestão de Recursos Humanos, atuo há mais de 7 anos com recrutamento e seleção, grande bagagem em empresas de tecnologia, com definição de estratégias para atração e seleção de talentos. Hoje está como Supervisora do time de Talent Acquisition da Sólides.
Compartilhe:

Você também vai gostar!

Rolar para cima