O que você precisa saber sobre o recrutamento por meio das mídias sociais

Tempo de leitura: 8 minutos

O número de pessoas que usam redes sociais aumentou — gerentes de RH, empregadores e potenciais funcionários estão dentro delas. Para as empresas que desenvolvem estratégias de recrutamento, essa pode ser uma estratégia. O recrutamento por meio das mídias sociais pode facilitar a vida do recrutador.

As mídias sociais são uma das maneiras mais rápidas e fáceis de alcançar a audiência desejada. A maioria das empresas já tem presença nas redes sociais para promover seus produtos e serviços. Acrescentar conteúdo novo que atrairá possíveis funcionários é algo que pode ser facilmente incorporado em suas estratégias.

Então, como você desenvolve estratégias de recrutamento por meio das mídias sociais? Aqui estão algumas dicas.

Crie sua marca nas redes sociais.

O primeiro e mais importante aspecto do recrutamento nas redes sociais é criar a sua marca em várias plataformas. Isso já deve fazer parte da estratégia da sua marca, mas, se não for, eis o por que você precisa trabalhar na promoção de sua marca na esfera digital.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Quando os potenciais funcionários estão procurando emprego, eles não estão apenas olhando as vagas disponíveis. Eles também estão interessados na cultura da empresa e se ela é ou não uma boa opção.

As pessoas passam a maior parte de suas vidas no trabalho — por isso, querem garantir que serão felizes em um ambiente novo e desconhecido. 

Use as mídias sociais para compartilhar imagens e vídeos dos bastidores. Isso mostrará às pessoas o que elas podem esperar quando forem trabalham para você. Destaque seus valores e ética e não tenha medo de incluir um pouco de humor em suas postagens.

Mais importante, assegure-se de que as mensagens da sua marca são consistentes em todas as plataformas. A logo, esquemas de cores, fontes e tom de voz devem ser reconhecidos e característicos.

Construir sua marca o ajudará a atingir seu público de maneira orgânica e a espalhar sua mensagem de uma maneira mais eficiente. 

Envolva seus funcionários nas redes sociais

Quer você tenha ou não um orçamento próprio para a promoção nas mídias sociais, todos sabemos que é impossível divulgar a sua empresa sem ajuda.

Algo que você precisa incluir nas suas estratégias é transformar os funcionários em embaixadores da marca. Seus funcionários não apenas têm acesso a um público ao qual você pode não estar conectado, mas, se colaboradores suficientes compartilharem suas postagens, você certamente aumentará seu alcance.

Peça a seus funcionários para compartilharem suas postagens de recrutamento em suas contas pessoais. Se eles puderem escrever um comentário recomendando a posição e a empresa, melhor ainda. Você conseguirá seduzir mais candidatos se eles souberem que vaga foi recomendada por seus futuros colegas.

E isso não precisa funcionar apenas para suas estratégias de recrutamento. Pedir que seus funcionários compartilhem e engajem com postagens não relacionadas com a seleção de funcionários ao longo do ano é uma ótima maneira de aumentar o seu alcance.

Otimize seu perfil do LinkedIn

Ao contrário da maioria das outras plataformas de mídia social, o LinkedIn é uma ferramenta exclusivamente focada em conectar profissionais na esfera digital. Como tal, os candidatos consultarão o LinkedIn quando estiverem procurando vagas.

As empresas precisam ter uma forte presença no LinkedIn, principalmente quando estão recrutando. Algumas maneiras de otimizar o perfil do LinkedIn é garantir que seu a sua logo, slogan e detalhes de contato estejam sempre atualizados. Lembre-se de escrever um resumo forte no LinkedIn que atrairá potenciais colaboradores, além de aumentar suas vendas.

Construa sua marca na plataforma, mas também se posicione como um líder de opinião no setor escrevendo artigos e textos especializados. Isso tornará sua empresa mais atraente para potenciais funcionários.

O aspecto de “networking” do LinkedIn não deve ser ignorado. Junte-se a grupos do LinkedIn onde você possa encontrar pessoas à procura de emprego para as funções de que dispõe. É mais provável que os membros dos grupos do LinkedIn se conectem à sua marca, pois verão como ela está ativa no setor.

Use vídeos para recrutamento nas redes sociais

Uma das melhores maneiras de interagir com usuários das redes sociais é criando vídeos. O vídeo se tornou um formato cada vez mais popular para compartilhamento de informações na esfera digital e deve ser seriamente incluído nas suas estratégias de recrutamento.

Alguns tipos de vídeos que você pode criar são: 

  • Vídeos dos bastidores para mostrar a cultura da empresa;
  • Vídeos de perguntas e respostas nos quais gerentes ou funcionários respondem a perguntas frequentes sobre a empresa ou a função que você está anunciando;
  • Vídeos de dicas e truques.

Você pode usar o Instagram ou o Facebook Live para organizar sessões de perguntas e respostas ao vivo. Para o LinkedIn, que é um pouco diferente da maioria das outras plataformas, seus vídeos precisam seguir algumas práticas recomendadas. Saiba mais sobre o vídeos para o LinkedIn aqui.

Os vídeos são uma ótima maneira de mostrar as pessoas da sua empresa e dar aos candidatos uma prévia do que esperar. 

Invista em Marketing de conteúdo visual

Além dos vídeos, alguns outros recursos visuais que você deve usar nas estratégias de mídia social incluem imagens, citações, visualização de dados e infográficos de alta qualidade.

Recursos visuais fortes criam conteúdo atraente e aumentam o envolvimento mais do que simples postagens de texto. Além disso, os recursos visuais são mais compartilháveis. 

Quanto melhor for o seu conteúdo visual, maior será a probabilidade de ele ser compartilhado por seus seguidores. Isso aumentará o seu alcance, permitindo o acesso a um público-alvo totalmente novo que talvez você nem estivesse procurando. Em outras palavras, seu grupo de potenciais funcionários aumentará.

E criar ótimos elementos visuais não é mais tão difícil como costumava ser. Existem várias ferramentas online que você pode usar para criar conteúdo atraente. Recorra a modelos de infográfico e imagens de arquivo para não ter que criar tudo do zero.

Promova o recrutamento nas redes sociais

Com a maioria das outras formas de publicidade, você cria conteúdo, envia-o para o mundo e reza para que ele seja visto pelas pessoas certas. Mas o ambiente digital foi projetado para garantir que você alcança apenas as pessoas que deseja.

O melhor das redes sociais é a quantidade de dados que você pode coletar sobre seu público. Examine os conhecimentos incorporados de suas plataformas de mídia social ou use ferramentas de monitoramento de terceiros para analisar sua presença digital e entender o que o seu conteúdo publicitário deve conter para atingir o público certo.

Com esses dados em mãos, você poderá se direcionar para a sua audiência com precisão, de forma que apenas potenciais funcionários vejam seus anúncios e se candidatem à função. 

Além disso, muitas empresas não percebem que não é muito caro anunciar ou patrocinar conteúdo nas mídias sociais

Considere estratégias de recrutamento por meio das mídias sociais uma prioridade

As estratégias de recrutamento nas redes sociais precisam fazer parte do seu plano global de negócios. Em algum momento ou outro, você vai procurar novos funcionários, portanto, integre-as à sua estratégia com antecedência.

Como uma ferramenta para alcançar as pessoas, as mídias sociais são imbatíveis, desde que você as use corretamente. Assegure-se de que sua marca seja reconhecível em todas as plataformas e lembre-se de envolver os funcionários na promoção do seu conteúdo.

O LinkedIn é uma plataforma com foco profissional, razão pela qual é preciso otimizá-la em conformidade. Você também deve criar vídeos, ao vivo e pré-gravados, que darão às pessoas uma ideia da vida na sua empresa.

Crie uma variedade de conteúdo para as redes sociais e, quando seu conteúdo estiver pronto, analise as estratégias de publicidade. Seguindo estes poucos pontos, você estará em ótima posição para alcançar seu público e contratar a pessoa ideal para a posição.

Agora que você entendeu a importância de estabelecer estratégias para fazer recrutamento por meio das mídias sociais, confira nosso e-book sobre “Como contratar a pessoa certa“.

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