Recrutamento Inteligente: saiba como implementar com sucesso

Tempo de leitura: 4 minutos

O recrutamento inteligente é uma estratégia de RH que utiliza técnicas e ferramentas, principalmente relacionadas com a tecnologia, para otimizar o processo de seleção de candidatos e facilitar a vida dos recrutadores. 

Afinal, com o uso da tecnologia, é possível fazer uma seleção cada vez mais detalhada dos currículos e perfis profissionais, para contratar os profissionais ideais para sua empresa.

Por isso, reunimos diversas informações sobre o assunto, com o intuito de ajudar você a realizar um recrutamento inteligente e otimizar cada vez mais o processo de contratação de novos colaboradores.

Confira a seguir os principais fatores relacionados ao recrutamento inteligente:

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Fit cultural 

Fit cultural entre uma empresa e um candidato é quando ambos têm seus valores alinhados, ou seja, as crenças do profissional condizem com o que a organização e seus colaboradores defendem.

No recrutamento inteligente, a intenção é atrair talentos de acordo com a cultura da empresa. Por isso, antes mesmo de começar o recrutamento, certifique-se de que a empresa possui uma cultura organizacional sólida.

Assim, quando começar um novo processo seletivo, você poderá avaliar quais candidatos estão em sintonia com a cultura da empresa para contratar os profissionais ideais.

Talentos variados

O recrutamento inteligente deve englobar a preparação para o futuro, buscando contratar colaboradores que atenderão às demandas da empresa nos próximos anos.

Para os variados cargos na empresa, é fundamental selecionar profissionais com diferentes habilidades e talentos profissionais

Por outro lado, é preciso pensar além da contratação de novos talentos. 

Uma ótima estratégia é investir no desenvolvimento dos colaboradores atuais, para que eles possam evoluir e se tornarem grandes talentos.

Plano de carreira

O plano de carreira é uma estratégia eficaz, tanto para atrair novos talentos para a sua empresa, quanto para reter os profissionais atuais.

Uma boa prática é apresentar um plano de cargos e salários que demonstre ao colaborador, por quais etapas ele irá passar na hierarquia corporativa e quais são as competências esperadas para seu crescimento na empresa. 

Essas práticas podem ajudar a evitar que o colaborador procure uma oportunidade em outra empresa para subir de nível, ou mesmo, que a concorrência atraia seus melhores talentos.

Recrutamento tecnológico

Hoje em dia, utilizar somente as estratégias de recrutamento tradicionais poderá reduzir suas possibilidades de contratar os melhores profissionais do mercado.

Por isso, conhecer e investir nas ferramentas e plataformas de recrutamento é essencial para um processo seletivo eficaz. 

Nessas plataformas, é possível publicar uma vaga a qualquer momento e, logo em seguida, receber opções de currículos de acordo com os requisitos desejados.

Além disso, com o uso das plataformas de recrutamento online, o tempo para preencher uma vaga de trabalho diminui consideravelmente. Assim, fica mais prático escolher os talentos que se encaixam com o perfil desejado. 

5 Etapas do recrutamento inteligente

Quando se trata do assunto recrutamento inteligente, é fundamental estabelecer etapas para a realização do processo. Elabore uma lista com o passo a passo e cumpra todas as etapas rumo ao sucesso.

  1. Escolha uma plataforma de recrutamento eficaz;
  2. Apresente uma cultura organizacional transparente;
  3. Elabore um plano de carreira para os colaboradores;
  4. Mantenha o time de RH alinhado sobre os processos;
  5. Promova um recrutamento com feedbacks constantes:

HR Techs para o recrutamento inteligente

Cada vez mais, o universo das HR Techs está crescendo no Brasil, e tende a ganhar cada vez mais espaço nas reuniões do setor de Recursos Humanos das grandes empresas do país.

Para quem ainda não conhece, as HR Techs são empresas que desenvolvem soluções tecnológicas para a área de Recursos Humanos.

Essas inovações focadas na seleção de candidatos têm, como objetivos, aumentar a eficiência do setor e, ao mesmo tempo, reduzir custos de contratação.

Atualmente, muitas HR Techs apresentam soluções para facilitar e otimizar a seleção de candidatos. 

É possível encontrar HR Techs com ferramentas de live coding, employer branding, ATS, people analytics, marketplaces de talentos, soluções para melhorar a cultura e produtividade, entre outras.

Agora que você já sabe o que é recrutamento inteligente, e como ele é fundamental para o sucesso da sua empresa. Basta criar um planejamento estratégico de RH, aliado às ferramentas de recrutamento inteligente para alcançar todas as metas desejadas.

0 0 votes
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments