Descubra como contratar a pessoa certa com o processo de recrutamento e seleção por competências

Tempo de leitura: 7 minutos

Empresas que se preocupam com seus resultados e entendem a importância de seus colaboradores para isso sabem o quão fundamental é contar com uma equipe de RH que desenvolve a Gestão de Pessoas baseada no comportamento. Afinal, através dessa estratégia é possível colocar os profissionais certos nas funções certas e atingir a alta performance nas equipes.

É claro que tudo isso começa no processo seletivo. Afinal, você precisa encontrar o colaborador que se adequa à cultura da empresa, à equipe e atende às exigências da função. Por isso, é essencial desenvolver o recrutamento e seleção por competências.

Quer entender mais sobre o assunto e descobrir quais ferramentas você deve utilizar para colocar esse processo em prática em sua empresa? Falamos sobre isso neste artigo. Confira!

Entendendo o que é o processo de contratação por competências

Antes de conhecer os benefícios e como desenvolver o processo de recrutamento e seleção por competências em sua empresa, vamos entender rapidamente o que é isso caso você ainda esteja com dúvidas.

Um dos fatores sempre considerados pelos recrutadores em processos de recrutamento e seleção é se os candidatos possuem as habilidades técnicas necessárias para desempenhar a função que será preenchida.

Isso é muito importante, afinal, principalmente se o cargo necessita de alguns conhecimentos muito específicos, você não pode contratar alguém que não entenda nada sobre o assunto, certo?

Porém, muitas empresas ainda não levam em consideração as competências e tendências comportamentais dos candidatos. E aí está um enorme erro, pois três a cada cinco demissões estão relacionadas ao comportamento. Então, é fundamental entender que ele se trata de um fator extremamente relevante para o sucesso de uma contratação!

Se o novo colaborador possui as competências comportamentais necessárias para desempenhar a sua função, se encaixar na equipe e na empresa como um todo, você aumenta as chances do time alcançar a alta performance, da taxa de rotatividade na sua empresa diminuir, dos profissionais estarem cada vez mais satisfeitos e da produtividade aumentar consideravelmente.

Pense na seguinte situação: você precisa contratar alguém para uma equipe que tem todo o seu trabalho desenvolvido de forma conjunta. Todos os membros desse time são extremamente extrovertidos e acreditam muito que se desenvolvem através dos relacionamento. É muito provável que um candidato pouco relacional, com um perfil técnico e formal não vá conseguir ter um bom rendimento com o grupo, não é mesmo?

Então, realizar um processo de recrutamento e seleção por competências é exatamente isso: levar em consideração quais são as características não só técnicas, mas comportamentais, necessárias para que o novo colaborador gere resultados para a empresa.

Para isso, antes de iniciar o processo você precisa desenhar quais são as competências essenciais para o cargo. No recrutamento e seleção, você irá considerar qual candidato mais se adequa ao que você listou como necessário para o colaborador ideal.

Isso irá resultar em uma contratação assertiva e estratégica, criando equipes cada vez mais produtivas para a empresa. O processo seletivo que leva em consideração as competências comportamentais é fundamental para diminuir as taxas de turnover na empresa, aumentar a retenção de talentos e melhorar o clima organizacional.


Colocando o recrutamento e seleção por competências em prática

Agora já entendemos a importância de analisar as competências comportamentais no recrutamento e seleção. E é comum que, à primeira vista, esse processo pareça complexo. Mas, calma! Tudo o que você precisa é contar com a ferramenta certa para torná-lo possível em sua empresa.

Como já dissemos anteriormente, o primeiro passo é desenhar as competências necessárias para que alguém consiga preencher a vaga em aberto. E o próximo passo é identificar se elas estão presentes no perfil comportamental dos candidatos.

Para isso, você precisa aplicar testes de perfil comportamental que irão mapear quais são as competências e tendências comportamentais da pessoa. É simples e rápido: o candidato preenche um questionário em cerca de 7 minutos e você recebe um relatório com mais de 50 informações sobre ele.

Para aplicar esses testes, você precisa contar com um sistema de Gestão Comportamental. Ele permitirá que você faça o mapeamento comportamental de todos os colaboradores da sua empresa, dos candidatos em processos seletivos, e armazene todas essas informações. Assim, você terá acesso a indicadores importantes e poderá realizar análises para melhorar os seus resultados.

Com as informações sobre as competências necessárias para a vaga em aberto e sobre o perfil do candidato em mãos, chega a hora de cruzá-las e ver qual profissional mais se adequa à função e tem mais chances de alcançar a alta performance no cargo. Você não precisa se preocupar, pois a ferramenta de Gestão Comportamental certa irá te ajudar nessa comparação das informações.

Funciona assim: quando você desenha o cargo no sistema, você indica quais são as competências que o profissional que irá ocupá-lo precisa ter. A ferramenta possui funcionalidades próprias para você otimizar o seu processo seletivo.

Então, quando um novo candidato é cadastrado e faz o teste de perfil comportamental, você já consegue fazer a comparação de suas características com as necessárias para o cargo de forma simples. Isso irá te ajudar a selecionar os candidatos que passam para as próximas fases do processo seletivo.

Você também consegue filtrar os candidatos de acordo com fatores relacionados às suas competências técnicas, como escolaridade, tempo de experiência, senioridade, dentre outros.

Conhecendo o sistema ideal para a sua empresa

Como você pode estar imaginando, não são todos os sistemas de RH que possuem as funcionalidades necessárias para você desenvolver um processo de recrutamento e seleção por competências.

Além disso, você não pode deixar de considerar que é fundamental ter uma ferramenta confiável para isso, já que se trata de uma atividade que impactará – e muito! – os resultados do departamento de Recursos Humanos.

Por isso foi desenvolvido o Solides Gestão. Trata-se de um sistema de Gestão Comportamental que também otimiza os seus processos de RH, atendendo a tudo o que você precisa para ter um processo seletivo baseado nas competências.

Além de integrar os diversos processos relacionados à Gestão de Pessoas à análise comportamental, o Solides Gestão conta com um módulo específico de Recrutamento e Seleção onde você poderá otimizar todo o processo.

A ferramenta te ajuda automatizando a análise de currículos, o envio de emails, o encaminhamento de provas e muito mais, te permitindo visualizar quais são os processos seletivos em andamento, a taxa de sucesso, quantos foram fechados no prazo, dentre outros indicadores. Além, é claro, de possuir todas as funcionalidades que nós já citamos para você desenvolver o recrutamento e seleção por competências em sua empresa.

O teste de perfil comportamental do Solides Gestão é validado pela Universidade de São Paulo (USP) e pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com 97% de acurácia.

Além disso, o teste nasceu em 2010 e, durante todo esse tempo, viemos acumulando muitos aprendizados e bastante experiência de mercado, te orientando para análises cada vez mais assertivas.

Tudo isso é responsável por te garantir segurança e a confiabilidade dos resultados do mapeamento comportamental. Você receberá relatórios inteligentes e terá acesso a tudo o que precisa para um setor estratégico!

Como você viu ao longo do post, contar com um bom software para o processo de recrutamento e seleção por competências da sua empresa é fundamental! E, para conhecer o Solides Gestão na prática, liberamos um acesso gratuito de 14 dias para você, é só clicar aqui. Não perca tempo e transforme o dia a dia do seu RH!

mulher mexendo no celular com notebook a sua frente

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of