4 maneiras de demonstrar reconhecimento profissional aos colaboradores

Tempo de leitura: 4 minutos

Sabemos que o sucesso de uma empresa depende muito de profissionais engajados e comprometidos. Afinal, uma equipe desmotivada impacta diretamente na produtividade da organização! Por outro lado, colaboradores satisfeitos têm maior facilidade em desempenhar o trabalho adequadamente, contribuindo para um clima saudável e para que os resultados esperados sejam alcançados.

Porém, algumas companhias não se atentam à importância do reconhecimento profissional desses colaboradores, um outro fator muito importante para o engajamento, a produtividade, o desenvolvimento e até a permanência dessas pessoas na organização. E uma coisa é certa: da mesma maneira que a empresa precisa manter os bons clientes, você precisa manter bons colaboradores para alcançar os resultados esperados em relação à gestão de pessoas.

Então, está com dúvidas sobre como fazer com que os colaboradores em sua empresa se sintam reconhecidos no âmbito profissional? Não se preocupe! Trouxemos 4 ideias para você começar a aplicar aí em sua organização. É só continuar a leitura para saber!

1. Dar feedbacks positivos

Quando um colaborador da sua empresa faz algo negativo, é comum que ele receba uma notificação de sua liderança pelo ocorrido, não é mesmo? Mas e se for o contrário? Muitas vezes não é costume dos gestores expor para as equipes o quão positivo foi o impacto de determinada ação.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Receber feedbacks positivos pode influenciar significativamente na atitude dos colaboradores. A prática incentiva o bom trabalho e faz com que ele saiba de sua importância para a organização, além da certeza de estar “no caminho certo”. Apresentar os resultados gerados por determinada ação pode, além de motivar o profissional, servir de exemplo para os demais.

Então, mostre às lideranças da sua empresa a importância dos feedbacks positivos para que os profissionais se sintam reconhecidos. Tornar essa prática comum na organização com certeza irá te ajudar a alcançar resultados cada vez  melhores!

2. Ser flexível com horários

Sabemos que em muitas empresas – principalmente nas mais tradicionais -, a flexibilidade dos horários de trabalho ainda é uma grande questão. Porém, se a sua organização já tem mais abertura para esse tema, talvez seja a hora de começar a usá-lo como uma prática de reconhecimento profissional dos colaboradores.

Se a liderança percebe que o profissional é comprometido e gera bons resultados, independente de começar a jornada de trabalho às 8 ou 10 da manhã, por que não deixá-lo produzir no horário mais adequado para ele? Atualmente, existem ferramentas no mercado que te ajudam a manter o controle de horários mesmo em empresas que adotam a flexibilidade no trabalho.

Assim, você demonstra que há uma relação de confiança mútua entre a organização e o colaborador. Se implantada de forma organizada e bem planejada, considerando, inclusive, o perfil comportamental de cada colaborador, a flexibilização da jornada de trabalho pode render muitos bons frutos!

3. Mostrar ao colaborador que a empresa se importa com seu crescimento profissional

Algumas empresas contribuem financeiramente para a evolução profissional de seus colaboradores. Isso pode ser feito por meio de ajudas com mensalidades de cursos ou pós-graduações, por exemplo, ou até mesmo com o pagamento integral de alguma formação.

Se essa alternativa for inviável para a sua empresa, você e as lideranças na organização podem se planejar para indicar livros, sites ou outros tipos de suporte que irão ajudar os colaboradores. Mostre que o crescimento profissional e pessoal deles estão atrelados, que a organização se importa e está lá para ajudar no que for preciso.

4. Criar um programa de reconhecimento profissional

Pense em estratégias que podem contribuir para demonstrar o reconhecimento e a valorização dos seus colaboradores. Criar uma competição saudável entre eles pode ser um exemplo. Colocar metas e proporcionar recompensas caso eles cumpram também é uma ideia que pode surtir efeitos positivos. No entanto, os gestores devem ter cuidado para não criar rivalidade entre a equipe! Pelo contrário, é importante estimular a colaboração entre os profissionais.

No caso das metas, é preciso estabelecer critérios de avaliação (vendas, tempo de serviço, avaliação dos clientes…) e deixá-los bem claros para os colaboradores, para que haja transparência. É importante também pensar em premiações que façam com que o profissional se empenhe para ganhar, como viagens e bonificações por exemplo.

Outra estratégia possível é criar uma forma de divulgar o sucesso das equipes e dos colaboradores para os demais setores. Além de mostrar que a empresa se preocupa com o profissional, isso pode ajudar a ampliar o reconhecimento profissional deles.  

Dicas de boas práticas utilizando exemplos dos próprios colaboradores também funcionam como estratégia. O profissional se sentirá estimulado e contemplado ao ver que suas atitudes estão servindo de exemplo para outros.

Essas medidas ajudam o profissional a se alinhar aos valores da companhia e mostra que eles podem estender estes valores para além do ambiente de trabalho.

Agora que você já tem algumas ideias sobre como promover o reconhecimento profissional dos seus colaboradores, saiba como aumentar a produtividade em sua empresa neste artigo que preparamos para você!


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of