Recolocação profissional: entenda como o RH pode ajudar

Tempo de leitura: 6 minutos

A busca por recolocação profissional é algo que sempre existirá. Existem inúmeros fatores que justificam essa situação, seja insatisfação com a realidade atual ou mesmo a ocorrência de uma crise.

Com a pandemia, por exemplo, mais colaboradores precisaram deixar seus trabalhos e optar pela recolocação. Embora muitos acreditem que uma mudança de carreira pode ser complicada, nem sempre é esse o caso. Exigirá, claro, bastante esforço e planejamento. Mas com a ajuda dos profissionais certos, a recolocação tende a ser bem-sucedida.

Nesse sentido, para as empresas que precisaram dispensar alguns membros da equipe, auxiliar os antigos colaboradores a se recolocarem por meio do outplacement é uma ótima prática. Quer saber como o RH pode ser um aliado nesse processo? Confira!

O que é recolocação profissional?

Antes de mais nada, precisamos esclarecer o que é, de fato, uma recolocação profissional.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

O período de recolocação profissional é aquele que envolve todas as etapas até a conquista de uma nova oportunidade, alinhada com o que o colaborador pretende atingir na sua vida. Basicamente, trata-se da estratégia de ações que farão com que o candidato conquiste sucesso em sua área.

Ainda, vai além de conseguir um emprego: é a gestão da carreira. Mas não importa se o profissional é um grande executivo ou está em início de carreira, em geral, a recolocação vai demandar tempo. Por isso, muitos decidem contratar serviços de assessoria ou consultoria para orientá-los de forma personalizada.

O RH das empresas, por outro lado, vem investindo em fornecer um acompanhamento com especialistas para que os colaboradores desligados sejam recolocados. Em um mercado cada vez mais competitivo, oferecer esse tipo de serviço é, inclusive, um diferencial para as organizações. 

Qual a importância da recolocação profissional?

Agora, entendemos o que é uma recolocação profissional, mas por que ela é tão importante?

Sabemos que para ser considerado à vaga dos sonhos, é necessário desenvolver muitos fatores para se destacar no mercado de trabalho: currículo revisado, simulações de entrevistas, capacitação para o serviço, técnicas de marketing pessoal e negociação, por exemplo.

Ainda, quando o profissional esté mais preparado, as chances de receber uma proposta de contratação são bem maiores. Afinal, é preciso se destacar entre os outros candidatos. Assim, por ser um processo demorado, muitos acabam enfrentando adversidades ao ter que fazer tudo sozinho.

Por fim, é nessa hora que o RH da empresa que está realizando as demissões pode contribuir para que os antigos colaboradores sejam recolocados profissionalmente.

Por que as pessoas buscam por recolocação profissional?

Há diversos os motivos que podem levar uma pessoa a procurar se recolocar profissionalmente. A seguir, confira alguns deles.

Estão à procura de novos desafios

Muitas vezes, simplesmente não estamos satisfeitos com nosso trabalho e nos sentimos estagnados, de forma que preferimos arriscar. Nesse caso, o profissional costuma ter mais tempo para se organizar.

Desligamento da empresa

As demissões são um dos principais motivadores da busca por recolocação profissional. Quando a pessoa é desligada, ela precisa se recolocar, mesmo que seja contra sua vontade no momento.

Perder o emprego é sempre uma possibilidade e exige que os profissionais encontrem outra oportunidade. Aqui, o ideal é que a própria empresa forneça apoio ao colaborador durante essa jornada.

Querem ascender na carreira

Não existir um plano de carreira ou sentir que seu crescimento não é proporcional aos resultados obtidos, assim como a falta de perspectiva futura na empresa, também podem impulsionar a busca por recolocação.

Insatisfação com a empresa

Se os salários são muito baixos ou os colaboradores não têm voz perante seus gestores, por exemplo, o profissional pode pensar em se candidatar para outras oportunidades, as quais se encaixem com o que ele espera de uma organização.

Falta de capacitação

É comum que as empresas demandem bastante dos colaboradores, mas são poucas as que realmente investem na capacitação profissional e formação dos mesmos. Por esse motivo, muitos se sentem desmotivados.

Mudança de área

Não é raro encontrar profissionais que, após anos atuando em uma determinada área, decidem mudar totalmente o rumo de suas vidas profissionais. Assim, para conseguirem uma boa vaga, recorrem à recolocação.

Banner_Planejamento_Estratégico

Como o RH pode ajudar?

O RH planeja as demissões, logo, é de extrema ajuda quando pensam na recolocação profissional dos colaboradores desligados. Isso porque, existe o outplacement, que é quando a empresa contrata especialistas para auxiliar no processo.

Com isso, a pessoa será orientada após o afastamento, de maneira a encontrar uma vaga adequada para ela. Nesse caso, os benefícios são vários:

  • reduz os impactos da demissão, já que o profissional se sente valorizado e amparado pela organização;
  • humaniza a situação, pois se percebe que há uma preocupação maior com as pessoas que trabalham ali e a imagem que elas têm da empresa é preservada;
  • fortalece a percepção positiva dos profissionais em relação à marca;
  • melhoras no relacionamento com a empresa, uma vez que os antigos colaboradores podem indicar a instituição futuramente;
  • diminuição do número de processos trabalhistas, em razão da experiência menos traumática (desde que todos os direitos sejam garantidos).

Como um coach de carreira pode ajudar?

Para facilitar a transição de carreira, é interessante recorrer a um coach. O método do coaching vai aplicar os conceitos de autoconhecimento, autodesenvolvimento e autoconfiança para que o profissional seja recolocado de acordo com seu perfil.

Ao enfrentar uma recolocação, nem sempre o candidato sabe o que quer quando está mudando de emprego, assim, suas aptidões e habilidades podem ajudá-lo a chegar onde espera. Nesse caso, é o coach de carreira quem direcionará o profissional durante todo o processo de transição.

Mas como? Com um plano de ação e ferramentas específicas, o coach apoia e orienta quem está em recolocação, trabalhando também competências comportamentais e técnicas. Além disso, tanto as necessidades pessoais quanto profissionais serão consideradas, de maneira que as prioridades estejam equilibradas.

Entendeu qual o papel do RH na recolocação profissional dos desligados pela empresa?

Aproveite e conheça nosso curso de Soft Skills e Hard Skills, disponibilizado gratuitamente na Universidade Sólides!

Ensinamos os profissionais as principais habilidades que são valorizadas pelas empresas no mercado de trabalho. Por fim, os alunos aprovados na avaliação recebem um certificado nominal comprovando a conclusão dos estudos.

0 0 votes
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments