Rádio peão: o que é e como afeta a comunicação interna?

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A rádio peão é um fenômeno frequente nas empresas. Afinal, as organizações são feitas de pessoas e é da natureza humana trocar informações sobre assuntos de interesse comum. Nesse sentido, embora a prática da disseminação de novidades pareça ser prejudicial, quando realizada em diretrizes adequadas, ela pode ser uma aliada da gestão de pessoas.

Neste artigo abordaremos o conceito de rádio peão, também conhecido como rádio corredor. Mostraremos como ela funciona e quais os prejuízos ela pode causar no ambiente corporativo. Por fim, apresentamos dicas para melhorar a comunicação interna na pequena empresa. 

O que é rádio peão?

O termo rádio peão indica o compartilhamento de rumores, notícias, comentários ou opiniões entre profissionais que trabalham em uma empresa. A expressão surgiu na década de 1970, durante os movimentos sindicais do ABC paulista. 

Na prática, funciona como uma comunicação cruzada e espontânea, sem respaldo dos canais oficiais da empresa. A rádio peão, também chamada rádio corredor, promove a interação entre as pessoas de um mesmo setor ou de áreas diferentes em uma organização. 

Embora aparente ser inofensiva, a rádio peão pode causar ruídos e prejuízos ao clima organizacional

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Dependendo do teor das conversas, o hábito afeta o desenvolvimento do negócio, a motivação e o engajamento dos colaboradores. Ainda, a comunicação cruzada gera dúvidas e conflitos entre os colaboradores. Especialmente quando dissemina informações incorretas, incompletas ou, na pior das hipóteses, distorcidas. 

Para diminuir os impactos negativos da rádio peão é fundamental fortalecer a comunicação interna, como veremos a seguir. 

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A importância da comunicação interna nas empresas

Esta é uma das áreas mais importantes da cultura organizacional. O foco da comunicação interna está na empresa e nos colaboradores. Ela representa a interação entre a organização e seu público interno. 

Para funcionar, a comunicação interna precisa de planejamento. Afinal, ela deve priorizar o bem-estar dos Recursos Humanos, sempre compartilhando informações relevantes e experiências enriquecedoras. 

Nesse contexto, o objetivo da comunicação interna é fazer com que os times sintam-se bem, respeitados e valorizados no ambiente de trabalho. Para isso, a gestão de pessoas deve priorizar informações atualizadas sobre tudo o que acontece na empresa. 

A comunicação interna clara e eficiente promove o crescimento do negócio, pois os funcionários sentem-se engajados e motivados com os assuntos ligados à organização. 

Sem contar que, ao compreender os assuntos da empresa, os colaboradores melhoram sua visão sobre ela. E, sendo bem vista pelos profissionais, a companhia terá uma imagem positiva perante o público externo. 

Cabe ao RH fortalecer a comunicação interna. Sempre considerando que ela deve seguir os princípios da cultura organizacional, sendo transparente e objetiva para todos os públicos. 

4 problemas de comunicação interna

Agora que você já conhece os benefícios da comunicação interna bem-feita, confira 4 problemas que a falta de comunicação pode causar nas empresas. 

1. Falta de clareza

Cada colaborador deve saber o que fazer e por que fazer. Do contrário, a comunicação interna não está funcionando. Para isso, vale implementar estratégias que demonstrem, na prática, quais são os objetivos esperados. 

Experimente definir metas desafiadoras para as equipes, traçando caminhos para alcançá-las. Reveja os objetivos e dê feedbacks consistentes para manter o engajamento e a sinergia. 

2. Reuniões sem propósito

Sabe aquela reunião que poderia ter sido um e-mail? Esse é o tipo de agendamento sem propósito. Ou seja, o assunto poderia ser discutido de outra forma, mais ágil e objetivo, sem a necessidade de promover encontros presenciais que se tornam desgastantes e improdutivos. 

A comunicação interna deve ser transparente e objetiva, seja no trabalho presencial, remoto ou híbrido. Faça reuniões produtivas! Lembre-se que o tempo produtivo é para produzir, por isso, gestão de tempo e produtividade estão diretamente relacionados. 

3. Excesso de e-mails e mensagens instantâneas

Assim como reuniões improdutivas atrapalham o engajamento, e-mails e mensagens em excesso também são desmotivadoras. É fundamental que a comunicação interna priorize informações claras e objetivas, sempre que possível. 

Sendo assim, considere adotar boas práticas ao enviar e-mails e mensagens. Por exemplo, evite copiar pessoas que não estão ligadas diretamente ao assunto tratado; antes de enviar um e-mail, reflita se é de fato necessário fazê-lo. 

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Use as palavras adequadas, evitando frases ambíguas ou que gerem confusão em quem as recebe. Seja conciso ao enviar um e-mail: diga o que precisa, como precisa e para quando precisa. 

Por fim, tenha atenção às conversas por áudio. Mensagens muito longas podem prejudicar o receptor, especialmente se o tempo dele for reduzido. Ainda, vale ser empático e entender que nem tudo precisa ser instantâneo e a sua urgência pode comprometer o trabalho do outro. 

4. Ausência de feedbacks

Os feedbacks também estão inseridos na comunicação interna, afinal, os colaboradores precisam e gostam de serem ouvidos. A gestão de pessoas deve contribuir para o espaço de diálogo, ouvindo e opinando quando necessário. 

Procure criar uma cultura de feedback no trabalho para mostrar que a comunicação interna é um pilar importante na estrutura organizacional. Essa é uma prática atrelada à gestão humanizada, cada vez mais presente nas empresas. 

Oriente chefes e gestores a ouvir e dar feedbacks, tanto por palavras quanto pelos exemplos. Promova reuniões one on one para dar oportunidade ao colaborador e aplique pesquisas de clima ou de satisfação com periodicidade. 

Problemas gerados pela rádio peão em pequenas empresas

Se a rádio peão começar a afetar a empresa negativamente, os prejuízos virão. Os principais são: 

  • Queda na produtividade e na qualidade das entregas;
  • Índices maiores de absenteísmo e turnover;
  • Falta de motivação e engajamento;
  • Conflitos interpessoais mais frequentes;
  • Clima de insegurança e insatisfação entre os colaboradores;
  • Resultados abaixo do esperado. 

Considere que esses são exemplos de danos internos. No entanto, eles podem ganhar proporção e vazar para o ambiente externo, afetando clientes, parceiros, fornecedores e colocando a empresa em uma situação delicada no mercado. 

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Como combater a rádio peão em pequenas empresas?

Por mais que os gestores se esforcem, a rádio peão não tende a desaparecer, pois, dialogar é uma condição comum das relações humanas. Por outro lado, existem estratégias para minimizar os danos e manter o clima organizacional saudável. 

Use o diálogo

Implemente canais de diálogo permanente na empresa e invista na escuta ativa. Assim, os colaboradores sentem-se seguros para questionar, opinar e compartilhar sua visão sobre o que funciona ou não. 

Promova a comunicação clara, objetiva e assertiva, diminuindo a margem de erros de interpretação. Esse tipo de ruído é prejudicial para todos. 

Não esqueça de orientar as lideranças para estarem sempre disponíveis. Seja para esclarecer dúvidas ou para lidar com incertezas que permeiam a equipe. 

Manter os funcionários bem informados e com acesso às ferramentas de comunicação é o primeiro passo para a cultura do diálogo. 

Fale com agilidade e transparência

As informações equivocadas ou inverdades voam no ambiente corporativo. Sendo assim, usar a transparência na comunicação é essencial para evitar o famoso ‘telefone sem fio’. As equipes devem ter acesso às informações importantes e confiáveis, disseminadas pelos canais oficiais da organização. 

Essa postura é fundamental para evitar especulações e burburinhos acerca do que acontece na empresa. Além disso, divulgue o que é importante imediatamente. Se as lideranças não comunicarem no ato, a rádio peão vai fazê-lo mais cedo ou mais tarde. 

Desenvolva canais confiáveis e frequência na comunicação

Não é apenas no balanço anual que as informações oficiais devem ser repassadas. Tampouco use apenas o e-mail para comunicar assuntos importantes. A comunicação na empresa deve ser frequente, periódica e realizada de diferentes formas. 

Invista em reuniões com propósito claro, blogs, rede social interna, revistas e jornais, newsletter, podcast, intranet e vídeos para levar ao conhecimento de todos o que a organização precisa comunicar. 

Invista em feedbacks

Já falamos da importância dos feedbacks para o sucesso do negócio, não é mesmo? Essa estratégia é benéfica para ambos, empresa e colaborador. Pois, assim como o profissional precisa saber sobre o futuro e as decisões da empresa, ele também deseja contribuir com sua opinião acerca da organização. 

As equipes esperam ter retornos frequentes sobre seu desempenho para melhorar e se desenvolver. Sendo assim, o feedback é fundamental. Ao ser ouvido, o colaborador sente-se parte do todo e entrega o máximo de energia no que faz. 

Como mostramos aqui, aplicando as medidas certas, a rádio peão não desaparece de um dia para outro. No entanto, é possível desenvolver estratégias para minimizar os efeitos negativos dessa prática, tornando a comunicação na sua empresa muito mais eficiente. 

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