Você sabe como um questionário de avaliação de desempenho pode impactar a produtividade dos colaboradores da sua empresa? Ao identificar fragilidades, a equipe de recursos humanos consegue resolver exatamente o que está atrapalhando o trabalho.
Neste post, veja alguns exemplos e aprenda o que é e para que serve a avaliação de desempenho, além de tipos e objetivos das perguntas, como escolher o modelo certo e aplicar um questionário avaliativo! Vamos lá?
Receba grátis um kit completo sobre avaliação de desempenho, com ebooks e uma planilha para acompanhar a produtividade da sua equipe.
Planeje e acompanhe suas ações do jeito certo! Preencha o formulário e receba o KIT grátis no seu email 📩
O que é e para que serve a avaliação de desempenho?
A avaliação de desempenho é uma excelente ferramenta de gestão de pessoas para analisar a performance, seja de um colaborador ou de um grupo de profissionais da empresa.
Nesse sentido, seus benefícios incluem mais conhecimento do trabalho realizado, decisões fundamentadas, mais transparência dentro da organização e maior assertividade nos investimentos em desenvolvimento.
Um questionário de avaliação de desempenho busca avaliar os colaboradores, de forma a mensurar a prática dos funcionários por meio dos dados coletados. A partir da análise dessas informações, é possível destacar pontos fortes e fracos, assim como comparar resultados.
Por isso, é preciso ter bastante cuidado ao fazer a avaliação, uma vez que ela ajudará a embasar as decisões tomadas dentro da empresa, inclusive em relação a cada um dos colaboradores.
Assim, é o departamento de recursos humanos que definirá quais tipos de avaliação serão mais eficazes para alcançar os resultados desejados com o questionário, dentre as várias opções de métodos disponíveis.
Os diferentes objetivos das perguntas de um questionário
Os objetivos das perguntas de um questionário vão depender da empresa, da sua cultura e de quais pontos precisam ser avaliados com maior necessidade. Logo, as questões devem garantir que a equipe de RH consiga obter os dados certos.
Uma avaliação de desempenho permite conhecer as forças e fraquezas dos colaboradores, consequentemente, da organização. Com isso, é possível melhorar os processos em busca de otimizar os resultados.
Quando bem realizado, o processo deve ajudar o RH a identificar, diagnosticar e analisar o comportamento do colaborador. Assim, consegue-se avaliar sua postura como profissional, seu conhecimento técnico e relacionamento com os outros contratados.
Sendo assim, entenda que a avaliação não serve para encontrar colaboradores ruins, e sim para promover uma melhor orientação profissional e até mesmo pessoal para os profissionais.
Tipos de perguntas
As perguntas do questionário de avaliação de desempenho podem ser relacionadas a diversos aspectos de um profissional, como as soft e hard skills ou o fit cultural. Em geral, estão ligadas:
- à liderança;
- à cultura;
- ao desenvolvimento de carreira;
- à comunicação;
- à gestão de projetos;
- ao impacto;
- à solução de desafios.
Agora, saber quais perguntas escolher, dependerá do setor, da empresa, do cargo dos colaboradores e de quais informações você quer obter com a avaliação.
Como escolher o modelo certo?
Para escolher o modelo de questionário de desempenho certo para a empresa, é importante estabelecer um objetivo e o que será medido para, então, determinar qual o tipo de avaliação ideal.
Assim, o melhor método deverá ser escolhido pela equipe de RH, ao considerar o perfil dos colaboradores e o objetivo com as perguntas, bem como outros fatores que venham a ser relevantes.
Independentemente do modelo, o ideal é que seja capaz de avaliar as competências, como conhecimentos e habilidades, além das metas que foram acordadas com o colaborador no momento da contratação, seguindo os critérios da empresa.
E, é claro, esteja disposto a testar. Se os resultados de uma avaliação não foram satisfatórios, você pode alterar a metodologia aplicada e experimentar outros questionários até encontrar o que mais se encaixe com o que procura.
Como aplicar um questionário de avaliação de desempenho?
O primeiro passo é definir qual será o método utilizado. A escolha deve ser feita com base nos objetivos que pretendem ser atingidos e nas necessidades atuais da empresa. É na etapa inicial que definimos a periodicidade da avaliação.
Com o questionário elaborado, é importante explicar exatamente como vai funcionar o procedimento para todos os envolvidos para que eles sejam capazes de extrair o máximo da ferramenta. Os avaliadores também precisam ser capacitados para definir padrões que auxiliarão na avaliação e no feedback.
Assim, depois que todos entenderem como funciona o questionário de avaliação de desempenho, é a hora de aplicá-lo. Se possível, avalie menos pessoas no início e veja se há algo que pode ser melhorado. Por fim, analise os dados obtidos e ajuste o que for preciso.
Exemplos de perguntas
Em geral, o questionário de avaliação de desempenho avalia, no máximo, cinco competências, com até cinco perguntas para cada uma delas. Veja alguns exemplos de questionamentos pertinentes:
- O colaborador respeita os outros profissionais da empresa?
- O colaborador respeita opiniões diferentes?
- O colaborador tem um bom relacionamento com o restante da equipe?
- E como é seu relacionamento com os colaboradores de outras áreas?
- Como o colaborador lida com conflitos?
- De que maneira ele é reconhecido pelos outros?
- O colaborador tem a habilidade de solucionar problemas?
- O colaborador demonstra ter responsabilidade e maturidade?
- O colaborador deixa questões pessoais afetarem seu trabalho?
- O colaborador consegue dar feedbacks construtivos?
- Como o colaborador reage a feedbacks?
- O colaborador assume seus erros e busca mudar seu comportamento?
- Ele valoriza a participação dos demais?
- Como ele age com novos colaboradores?
- O colaborador se atrasa para o trabalho com frequência?
- Há uma grande quantidade de faltas sem justificativa?
- O colaborador domina a parte técnica exigida pela função?
- O colaborador busca se desenvolver como profissional?
- O colaborador age com proatividade e supera expectativas?
Uma outra opção é elaborar perguntas para que os próprios colaboradores possam responder o questionário de avaliação de desempenho, com base nas suas percepções. Fazendo isso, o profissional consegue perceber onde está falhando e quais seus pontos fortes.
Confira alguns exemplos para a autoavaliação
- O que mais te motiva no seu trabalho?
- Quais tarefas você mais gosta de executar?
- Como você descreveria a cultura da empresa?
- Quais seus maiores desafios hoje em dia?
- Como poderíamos aproveitar melhor suas habilidades?
- Quais mudanças você faria na empresa caso fosse o CEO?
- Você gostaria de orientação sobre desenvolvimento de carreira?
- Quais seus objetivos profissionais?
- Quem é seu mentor?
- Como podemos te ajudar a melhorar seus resultados?
Agora que você já sabe como aplicar um questionário de avaliação de desempenho, aproveite para fazer o download do nosso infográfico com 5 dicas para dar feedbacks efetivos para seus liderados!