O time de Recursos Humanos é o principal responsável pelo bem-estar dos colaboradores dentro de uma empresa. Mas se eles cuidam dos colaboradores, quem cuida do RH?
Assim como os demais colaboradores, esses profissionais também precisam de uma gestão humanizada e empática.
Neste post, vamos abordar um pouco mais sobre RH e saúde mental, além de como você pode incorporar estratégias e práticas para melhorar a qualidade de vida dos profissionais desse setor. Confira!
Qual é o papel do RH nas empresas?
O sucesso de uma organização depende, diretamente, de seus colaboradores. Nesse sentido, o setor de RH é protagonista e tem um papel primordial em qualquer empresa. Isso porque, é ele o responsável por gerir o capital humano e garantir que os profissionais se mantenham motivados e engajados.
Seu grande objetivo, portanto, é dar suporte ao time e assegurar que os profissionais trabalhem com satisfação para que alcancem os melhores resultados, de acordo com os objetivos e metas da companhia.
Em uma gestão de pessoas humanizada, é o RH que propõe práticas e estratégias para que os colaboradores tenham qualidade de vida no trabalho, mantendo uma boa saúde física e mental, o que favorece a retenção de talentos e a produtividade.
Quem cuida do RH que cuida de todos?
Como mencionamos, o foco do RH é cuidar e valorizar as pessoas que estão dentro da empresa. Dessa forma, a pergunta que fica é "quem cuida do RH?" Na prática, esses profissionais acabam, muitas vezes, sendo deixados de lado.
No entanto, vale lembrar que a jornada do time de RH é extremamente cansativa e que eles também precisam de cuidados para não adoecerem. Assim, é necessário que dentro da própria equipe de gestão de pessoas, exista alguém que possa zelar pelo time, o líder, por exemplo.
RH e saúde mental
Os últimos anos, em razão do isolamento social e da pandemia, trouxeram um grande impacto na saúde mental dos profissionais. Isso resultou em maiores discussões sobre a importância de iniciativas voltadas para a saúde e o bem-estar. Sendo assim, é possível deduzir que colaboradores que trabalham no setor de RH também foram afetados.
Mas esse período delicado não só trouxe desequilíbrios para a saúde mental, como também exigiu do time de RH muito mais empenho para cuidar dos colaboradores e auxiliar no enfrentamento de problemas.
Portanto, é importante considerar que essa alta carga de responsabilidades também trouxe impacto para o bem-estar do profissional de RH, uma vez que o esgotamento pelo trabalho já é um problema recorrente nas empresas.
Como cuidar do RH?
Hoje, muitas organizações já utilizam algumas ferramentas e estratégias para garantir o bem-estar e a qualidade de vida dos colaboradores no trabalho. Mas é importante que essas ações sejam estendidas, também, ao time de Recursos Humanos.
A seguir, listamos algumas práticas que podem e devem ser incluídas na gestão do time de RH. Acompanhe!
Mantenha um canal de diálogo aberto
O gestor de RH deve assegurar que o time se sinta confortável para relatar problemas e dificuldades. Assim, é importante manter um canal aberto de diálogo, seja por e-mail ou em reuniões one-on-one.
Nesse espaço, é importante passar e colher feedbacks, além de reconhecer conquistas e metas superadas. Esse tipo de valorização ajuda os colaboradores a se sentirem ouvidos e parte a empresa, melhorando a satisfação no trabalho.
Ofereça suporte terapêutico
Outra estratégia eficiente é oferecer o suporte terapêutico especializado como um benefício corporativo. Falar e expressar os sentimentos e emoções é parte importante do processo de saúde mental, por isso, esse tipo de suporte é importante, principalmente para aqueles profissionais que estão passando por problemas.
Tenha uma cultura organizacional focada na saúde
Além de oferecer suporte psicológico, a empresa também pode incluir a saúde na base da cultura organizacional, definindo ações, valores e metas focadas no bem-estar dos times.
Algumas estratégias que podem ser oferecidas, inclusive para a equipe de RH, são planos de academia, assistência médica, incentivo à prática de atividade física e alimentação saudável, espaços de lazer e descanso, campanhas de conscientização, entre outros.
Ofereça jornadas flexíveis
O RH é um setor com rotinas atribuladas e que tendem a sobrecarregar os profissionais. Uma forma de tornar o dia a dia mais leve, portanto, é disponibilizar a opção de jornadas flexíveis.
Desse modo, os profissionais podem adequar outras responsabilidades com a rotina de trabalho, sem o estresse e o medo de descontos e advertências. Além disso, é possível aderir a um modelo de trabalho híbrido ou remoto.
Utilize ferramentas específicas
As ferramentas de RH vêm para otimizar a rotina deste setor e ajudar a entender o ambiente de trabalho. Nesse sentido, também podem ser utilizadas para diagnosticar um RH desengajado ou desmotivado.
Portanto, abuse de ferramentas como pesquisas de satisfação e de clima, avaliações de desempenho, gestão comportamental e People Analytics para entender o desempenho e a energia do time.
Como o 9Box Cultural pode ajudar a engajar o RH?
O 9Box Cultural é uma ferramenta ágil, visual e estratégica que ajuda as empresas a avaliar seus profissionais de forma clara e objetiva, além de entender se existe algo comprometendo o desempenho e a motivação dos times.
Esse tipo de ferramenta pode e deve ser aplicado, também, na equipe de RH, para avaliar a performance individual e coletiva e embasar a tomada de decisões. Com o 9Box, o gestor pode identificar aqueles colaboradores que apresentam queda de rendimento, buscando estratégias para melhorar sua satisfação e saúde mental no trabalho.
Como vimos, o time de Recursos Humanos é o principal responsável por cuidar do bem-estar dos colaboradores. Ainda, descobrimos quem cuida do RH, ou seja, a organização, em um esforço conjunto de líderes e gestores.
O 9Box Cultural é uma ferramenta que pode ajudar nesse suporte à saúde mental do RH. Quer começar a aplicá-lo na prática? Então, baixe nossa planilha gratuita.