Quem cuida do RH nas empresas?

BAIXE GRÁTIS!

Aqui você encontra:

O time de Recursos Humanos é o principal responsável pelo bem-estar dos colaboradores dentro de uma empresa. Mas se eles cuidam dos colaboradores, quem cuida do RH

Assim como os demais colaboradores, esses profissionais também precisam de uma gestão humanizada e empática. 

Neste post, vamos abordar um pouco mais sobre RH e saúde mental, além de como você pode incorporar estratégias e práticas para melhorar a qualidade de vida dos profissionais desse setor. Confira! 

Qual é o papel do RH nas empresas?

O sucesso de uma organização depende, diretamente, de seus colaboradores. Nesse sentido, o setor de RH é protagonista e tem um papel primordial em qualquer empresa. Isso porque, é ele o responsável por gerir o capital humano e garantir que os profissionais se mantenham motivados e engajados. 

Seu grande objetivo, portanto, é dar suporte ao time e assegurar que os profissionais trabalhem com satisfação para que alcancem os melhores resultados, de acordo com os objetivos e metas da companhia. 

Em uma gestão de pessoas humanizada, é o RH que propõe práticas e estratégias para que os colaboradores tenham qualidade de vida no trabalho, mantendo uma boa saúde física e mental, o que favorece a retenção de talentos e a produtividade.   

Quem cuida do RH que cuida de todos?

Como mencionamos, o foco do RH é cuidar e valorizar as pessoas que estão dentro da empresa. Dessa forma, a pergunta que fica é "quem cuida do RH?" Na prática, esses profissionais acabam, muitas vezes, sendo deixados de lado. 

No entanto, vale lembrar que a jornada do time de RH é extremamente cansativa e que eles também precisam de cuidados para não adoecerem. Assim, é necessário que dentro da própria equipe de gestão de pessoas, exista alguém que possa zelar pelo time, o líder, por exemplo.

RH e saúde mental

Os últimos anos, em razão do isolamento social e da pandemia, trouxeram um grande impacto na saúde mental dos profissionais. Isso resultou em maiores discussões sobre a importância de iniciativas voltadas para a saúde e o bem-estar. Sendo assim, é possível deduzir que colaboradores que trabalham no setor de RH também foram afetados. 

Mas esse período delicado não só trouxe desequilíbrios para a saúde mental, como também exigiu do time de RH muito mais empenho para cuidar dos colaboradores e auxiliar no enfrentamento de problemas. 

Portanto, é importante considerar que essa alta carga de responsabilidades também trouxe impacto para o bem-estar do profissional de RH, uma vez que o esgotamento pelo trabalho já é um problema recorrente nas empresas. 

Como cuidar do RH?

Hoje, muitas organizações já utilizam algumas ferramentas e estratégias para garantir o bem-estar e a qualidade de vida dos colaboradores no trabalho. Mas é importante que essas ações sejam estendidas, também, ao time de Recursos Humanos. 

A seguir, listamos algumas práticas que podem e devem ser incluídas na gestão do time de RH. Acompanhe! 

Mantenha um canal de diálogo aberto

O gestor de RH deve assegurar que o time se sinta confortável para relatar problemas e dificuldades. Assim, é importante manter um canal aberto de diálogo, seja por e-mail ou em reuniões one-on-one

Nesse espaço, é importante passar e colher feedbacks, além de reconhecer conquistas e metas superadas. Esse tipo de valorização ajuda os colaboradores a se sentirem ouvidos e parte a empresa, melhorando a satisfação no trabalho.

Ofereça suporte terapêutico

Outra estratégia eficiente é oferecer o suporte terapêutico especializado como um benefício corporativo. Falar e expressar os sentimentos e emoções é parte importante do processo de saúde mental, por isso, esse tipo de suporte é importante, principalmente para aqueles profissionais que estão passando por problemas. 

Tenha uma cultura organizacional focada na saúde

Além de oferecer suporte psicológico, a empresa também pode incluir a saúde na base da cultura organizacional, definindo ações, valores e metas focadas no bem-estar dos times. 

Algumas estratégias que podem ser oferecidas, inclusive para a equipe de RH, são planos de academia, assistência médica, incentivo à prática de atividade física e alimentação saudável, espaços de lazer e descanso, campanhas de conscientização, entre outros. 

Ofereça jornadas flexíveis

O RH é um setor com rotinas atribuladas e que tendem a sobrecarregar os profissionais. Uma forma de tornar o dia a dia mais leve, portanto, é disponibilizar a opção de jornadas flexíveis. 

Desse modo, os profissionais podem adequar outras responsabilidades com a rotina de trabalho, sem o estresse e o medo de descontos e advertências. Além disso, é possível aderir a um modelo de trabalho híbrido ou remoto. 

Utilize ferramentas específicas

As ferramentas de RH vêm para otimizar a rotina deste setor e ajudar a entender o ambiente de trabalho. Nesse sentido, também podem ser utilizadas para diagnosticar um RH desengajado ou desmotivado. 

Portanto, abuse de ferramentas como pesquisas de satisfação e de clima, avaliações de desempenho, gestão comportamental e People Analytics para entender o desempenho e a energia do time. 

Como o 9Box Cultural pode ajudar a engajar o RH?

O 9Box Cultural é uma ferramenta ágil, visual e estratégica que ajuda as empresas a avaliar seus profissionais de forma clara e objetiva, além de entender se existe algo comprometendo o desempenho e a motivação dos times. 

Esse tipo de ferramenta pode e deve ser aplicado, também, na equipe de RH, para avaliar a performance individual e coletiva e embasar a tomada de decisões. Com o 9Box, o gestor pode identificar aqueles colaboradores que apresentam queda de rendimento, buscando estratégias para melhorar sua satisfação e saúde mental no trabalho.

Como vimos, o time de Recursos Humanos é o principal responsável por cuidar do bem-estar dos colaboradores. Ainda, descobrimos quem cuida do RH, ou seja, a organização, em um esforço conjunto de líderes e gestores. 

O 9Box Cultural é uma ferramenta que pode ajudar nesse suporte à saúde mental do RH. Quer começar a aplicá-lo na prática? Então, baixe nossa planilha gratuita.  

Picture of Sabrina Siqueira
Sabrina Siqueira
Sou apaixonada por Gestão de Pessoas desde sempre! Me tornei especialista em Gestão Comportamental, cursei administração com Ênfase em Comercio exterior (UNA), fiz Pós Graduação em Gestão Comercial e Vendas. Atualmente também sou facilitadora da Formação Analista Comportamental Profiler e Sales Enablement do time de New MRR da Sólides
Compartilhe:

Você também vai gostar!

Rolar para cima