Quais métricas devo acompanhar no RH da minha empresa

Tempo de leitura: 4 minutos

Métricas e indicadores estão presentes no universo corporativo como forma de mensurar os resultados do negócio, em todos os seus aspectos. Os KPIs (Key Performance Indicators ou, em português, Indicadores-chave de Desempenho), servem para acompanhar a evolução e a eficiência de vários projetos, processos e rotinas, de modo a permitir análises e decisões mais efetivas.

Neste contexto, o RH também deve adotar e monitorar seus indicadores, visando avaliar a eficácia e aderência de suas práticas e políticas internas, confirmando a importância dos investimentos em gestão de pessoas com foco na atração e retenção de talentos, desenvolvimento dos colaboradores e formação de equipes de alta performance.

Conheça a seguir as principais métricas e indicadores para RH que podem auxiliar o dia a dia do gestor!

Número de colaboradores (headcount)

Indica o número total de colaboradores presentes na folha de pagamento. O ideal é criar divisões por sexo, faixa etária, escolaridade, nível salarial, tempo de serviço, cargo e departamento, de modo a oferecer uma visão mais abrangente do perfil geral da empresa.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Absenteísmo

O absenteísmo mede a taxa de ausências dos colaboradores, por isso é muito importante que haja um controle rigoroso dessa métrica. Problemas pessoais, insatisfação com o trabalho, falta de perspectivas, dificuldades de relacionamento com o gestor e casos médicos devem ser acompanhados de forma a reduzir os números. O cálculo relaciona as horas perdidas devido as ausências com as horas totais, chegando a um percentual.

Taxa de rotatividade (turnover)

A taxa de rotatividade compara a quantidade de colaboradores contratados e desligados em um mesmo período de tempo. Sua mensuração é importante para várias análises, pois pode demonstrar uma baixa atratividade em relação ao mercado, falhas na gestão ou erros durante os processos seletivos. Além disso, uma alta taxa de rotatividade traz custos adicionais com rescisões contratuais ou com novas seleções.

Folha de pagamento

A folha de pagamento é uma das mais importantes métricas para RH e representa todas as despesas da empresa com o pagamento de seus colaboradores, incluindo tributos e encargos obrigatórios por lei. Esse valor total pode ser utilizado no cálculo de outros indicadores.

Investimento em admissão

O investimento em admissão compara os valores aplicados pela empresa em um processo de recrutamento e seleção com os custos que envolvem os pagamentos e benefícios do novo colaborador.

Duração dos processos de recrutamento e seleção

A duração, medida em dias, é uma métrica de RH que serve para confirmar a agilidade e a eficiência dos processos seletivos. Junto à taxa de rotatividade, pode indicar também a assertividade na definição do perfil ideal e na escolha do candidato.

Retorno de investimento em treinamento

Esse indicador compara os valores destinados a treinamentos e melhorias obtidas nos processos devido a qualificação das equipes. Basicamente, essa métrica avalia o impacto dos cursos na redução de desperdícios, perdas, atrasos, retrabalhos e acidentes. Para tanto, é utilizado o ROI (Return on Investment) ou Taxa de Retorno de Investimento, que relaciona os prejuízos evitados e os investimentos em qualificação.

Despesas

A redução de custos faz parte de uma gestão inteligente e enxuta. Assim, o RH deve conhecer todas as despesas e monitorar os gastos do setor. Além da folha de pagamento, é essencial acompanhar outras saídas, como a compra de uniformes e EPIs (Equipamento de Proteção Individual), aquisição de material de escritório, treinamentos terceirizados, viagens e benefícios corporativos, em especial, o plano de saúde.

Faturamento

Demonstra o faturamento geral da operação em um determinado período. Esse valor indica se os resultados financeiros atingiram as metas pré-estabelecidas pela empresa e também deve ser comparado a outros indicadores, de modo a verificar a eficiência de colaboradores, equipamentos e instalações.

Lucro por colaborador

Indica o retorno financeiro trazido por cada colaborador. É a relação entre o lucro da empresa e o número de profissionais em sua folha de pagamento.

Clima organizacional

Um dos mais expressivos indicadores para RH é decorrente da pesquisa de clima organizacional, que avalia a opinião dos colaboradores sobre diversos aspectos da gestão, como comunicação interna, chances de crescimento profissional, acesso aos recursos necessários para realização das atividades, benefícios, oportunidades de aprendizado e reconhecimento. As notas usadas para classificar o grau de satisfação dos profissionais, traduzem quais as políticas são efetivas e quais devem ser aprimoradas.

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[…] métricas de seu chefe não necessariamente coincidem com aquelas da empresa. Às vezes elas se complementam, […]