Quais ferramentas usar para uma estratégia de marketing para PMEs?

Tempo de leitura: 3 minutos

Oi pessoal, tudo bem? Eu sou o Diego Carmona, CVO e Co-Fundador do leadlovers, e hoje vou dar dicas importantes sobre as ferramentas que as PMEs podem usar para melhorar os resultados de suas ações nas mídias digitais. Sabemos que hoje a internet é fundamental para uma estratégia de marketing vencedora, mas é difícil ter sucesso sem uma boa base de conhecimento, correto?

Tenha em mente que, no caso da internet, você pode acompanhar de perto o resultado de todas as suas ações e, sempre que necessário, tem como fazer adaptações para aprimorar a performance de sua campanha.

Se a internet exige melhora contínua, precisamos — e muito! — de ferramentas que nos ajudem a entender melhor o comportamento do nosso consumidor. Felizmente, há muita coisa até gratuita para ajudar os gestores em todas as fases.

Separei as ferramentas mais populares para etapas cruciais do seu negócio. Confira:

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Para ouvir os clientes

Independentemente da área ou do porte da empresa, ouvir os clientes é essencial para garantir que a marca consiga atender, de forma efetiva, suas demandas. Uma boa pedida para a realização de pesquisas é o SurveyMonkey. A versão gratuita já ajuda bastante o gestor de PMEs, uma vez que libera o recebimento de até 100 respostas por questionário.

É claro que para um estudo mais sofisticado é importante ter ajuda de empresas especializadas, mas é sim possível realizar um levantamento básico de informações sobre os interesses dos seus clientes a partir de uma ferramenta desse tipo. Porque não usar um questionário para entender melhor o comportamento de compra do seu público? Ou seus hábitos de consumo de mídia?

Para criar blogs e sites

Hoje em dia, não há como abrir mão de um endereço próprio para sua marca na internet. No caso de site, para começar você pode optar pelo Wix que, além de ajudar na criação da página, tem também serviços de hospedagem e domínio.

Para blogs, a dica é usar o WordPress. O serviço é amigável e atende bem às demandas das PMEs, oferecendo recursos importantes, como as estatísticas de acesso.

Outra opção é o Blogger, do Google, que também apresenta uma boa estrutura e costuma ser bem requisitado nessa área.

Para monitorar redes sociais

Parto do princípio que sua marca já está presente nas redes sociais e, assim, vou indicar como você pode melhorar seus resultados. O mercado tem evoluído muito e, hoje, temos inúmeros recursos que podem ser utilizados para facilitar a vida de quem precisa entender melhor sobre o comportamento da sua marca nas redes sociais.

Selecionei para esse tópico duas ferramentas que têm sido empregadas com sucesso nessa área:

  • Alertas do Google: é bem básica, mas é ideal para monitorar nomes, frases e palavras-chave. Para usar o serviço, basta ter uma conta no Google e um endereço no Gmail.
  • Hootsuite: é uma das ferramentas mais usadas atualmente, por oferecer uma boa cobertura das redes sociais, blogs etc. Na versão gratuita é possível acompanhar três redes simultaneamente. Uma das funções que se destaca é a possibilidade de centralizar melhor o trabalho da equipe dedicada à área, a partir do mapeamento do fluxo de atividades.

Para otimizar sua presença online

Se a sua marca está na internet, você obrigatoriamente precisa saber como funciona o Google Adwords. Trata-se de um serviço importantíssimo para que você atinja os objetivos da sua estratégia, seja ela atrair clientes para o seu site, melhorar a performance do seu e-commerce ou fazer com que seus clientes interajam mais com sua marca.

A inscrição no serviço é gratuita e você só vai pagar quando tiver resultados com seus anúncios. Entre, defina um orçamento mínimo e acompanhe os resultados!

Essas são algumas das ferramentas que você pode usar para incrementar sua estratégia de marketing. Gostou das dicas? Não deixe de ler o meu artigo sobre como montar um planejamento de marketing eficiente para o seu negócio!

 


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