Aperte o play e ouça a narração deste artigo sobre psicologia organizacional e do trabalho:
Ao preencher seu e-mail você concorda com a Política de Privacidade da Sólides.
O trabalho faz parte das nossas vidas desde que o mundo é mundo! Sabemos que nada acontece sem que as pessoas estejam envolvidas, e em tempos de mudanças constantes, compreender o que é psicologia organizacional e do trabalho torna-se suporte para o desenvolvimento do RH.
Existe uma série de conceitos que são fundamentais para o entendimento dos profissionais de RH, entre eles a psicologia organizacional e a psicologia do trabalho, mesmo que a formação acadêmica seja diferente de Gestão de Pessoas ou Psicologia.
O motivo de compreender concepções rotineiras na área de recursos humanos é justamente ampliar, assimilar e aplicar os conhecimentos em benefício da organização.
A aplicação da psicologia dentro das empresas
A Revolução Industrial, processo de grandes transformações, que ocorreu entre 1760 e 1840, foi o grande marco nas relações de trabalho nos quesitos políticas, pessoas e processos.
A preocupação e o olhar para os indivíduos começaram nesta fase principalmente relacionados à forma de encontrar os profissionais mais adequados para as atividades. O viés da contratação estava fixo na produtividade e no esforço que cada um era capaz de exercer.
Pontos como motivação, comportamento e relacionamento passaram a ser investigados e percebidos como aspectos relevantes para o ambiente organizacional. Mas isto foi acontecendo progressivamente, à medida que a convivência organizacional foi se desenvolvendo.
A Segunda Guerra Mundial, que ocorreu entre 1939 e 1945 foi, talvez, o fator preponderante para que a psicologia do trabalho pudesse emergir e contribuir para um universo corporativo salutar.
A psicologia organizacional
A psicologia organizacional é a área de estudo que está baseada na forma de aprimorar ações e metodologias para que o trabalhador possa encontrar uma organização saudável. Sendo a organização um organismo vivo, depende de várias pessoas para crescer e atingir os objetivos estratégicos.
A psicologia organizacional tem como princípio entender como a empresa se estrutura para ser capaz de aplicar sua missão, visão e valores, entender o modelo de gestão que é empregado no dia a dia, bem como a maneira como a cultura é disseminada. A subjetividade dentro do cenário da corporação precisa ser entendido para gerar novos modelos de relacionamento e comportamento no trabalho.
A psicologia do trabalho
Já a psicologia do trabalho está direcionada a entender como as atividades e rotinas diárias servem como caminho para que as pessoas encontrem sua realização e se sintam produtivas.
É pelo ofício que o homem contribui para a construção de um mundo melhor, produzindo bens e serviços e assim realiza trocas sociais. Observando o ciclo de vida, é por meio das atividades laborais que o indivíduo se insere dentro de uma comunidade, pois é dela que depende sua sobrevivência além da construção da sua própria identidade.
Com as constantes evoluções de mundo, hoje existem diferentes formas de atuar profissionalmente e estas questões geram impacto tanto no ambiente quanto no convívio dos especialistas. O estudo das conexões do homem com seu ambiente de trabalho e todas as correlações decorrentes deste contexto é o principal objeto de análise da psicologia do trabalho.
A psicologia do trabalho tem um campo de atuação bem abrangente e não se limita ao colaborador apenas dentro da empresa, mas sim, está direcionada ao homem como ser produtivo.
Os objetivos da psicologia organizacional e psicologia do trabalho
A psicologia dentro das organizações têm diferentes finalidades, mas todas elas voltadas aos resultados que a empresa busca e de que maneira a área de recursos humanos pode apoiar este desenvolvimento.
A psicologia organizacional, com a visão de macro processos, é responsável por identificar as melhores metodologias para a seleção de profissionais aderentes ao cargo, olhando pelo aspecto da qualidade de vida.
Outra característica é o estudo e a compreensão do capital humano e de que maneira ele pode influenciar no clima organizacional, por exemplo, gerando impactos positivos no atingimento dos resultados e no desenvolvimento pessoal.
Sendo o homem um ser social, toda interação que tem com o meio o influencia. Além disso, ele também influencia o meio. A psicologia organizacional é responsável em articular necessidades organizacionais com necessidades pessoais.
A psicologia do trabalho tem a perspectiva de diligência dos colaboradores para um ambiente agradável e que gere condições de que cada um desempenhe o seu melhor. É a psicologia do trabalho que pode orientar os colaboradores para programas estabelecidos pela psicologia organizacional para melhoria de aspectos pessoais.
A aplicabilidade da psicologia organizacional e do trabalho
Em linhas gerais, com a aplicabilidade de ações da psicologia organizacional e psicologia do trabalho todos saem ganhando – colaborador, empresa, clientes e comunidade.
Ao encontrar a solução para dilemas cotidianos no ambiente profissional, identificar as causas mais comuns de doenças e acidentes de trabalho e gerar ações preventivas é um exemplo concreto dos benefícios de como essas disciplinas ajudam na organização.
A utilização nas empresas
A psicologia organizacional pode ser utilizada em todos os subsistemas de RH, entre eles:
- atração e retenção de talentos;
- manutenção na qualidade de vida;
- criação de condições favoráveis do ambiente;
- aumento do engajamento;
- planos de cargos e salários;
- diagnóstico institucional;
- gerenciamento dos dilemas organizacionais.
A psicologia do trabalho atua em situações bem pontuais como:
- aplicação de ferramentas de desempenho;
- medidas de prevenção em saúde e segurança do trabalho;
- trabalho em equipe e em grupos;
- melhoria na comunicação e feedback;
- ações de motivação.
Os contrastes entre psicologia organizacional e psicologia do trabalho
Mesmo fazendo parte do mesmo princípio e sendo complementares, a psicologia organizacional e do trabalho apresentam diferenças significativas tanto em relação a teoria quanto na prática.
O ponto de início do estudo da psicologia organizacional é a empresa e por meio de diagnóstico amplo, ela busca tornar a empresa mais preparada para enfrentar os desafios mercadológicos, ampliando seu olhar para o bem estar geral.
A visão da psicologia do trabalho focaliza no indivíduo e seu ambiente na expectativa de diminuir comportamentos e situações que possam prejudicar a execução das suas tarefas. Isto significa que o intuito é proporcionar um ambiente seguro e com condições satisfatórias de trabalho.
Mesmo dentro de um cenário conhecido como RH 4.0 ou ainda independente do tamanho ou segmento da empresa, as pessoas sempre serão o ativo mais importante, pois são elas que podem garantir o avanço dos negócios.
Quer aprofundar seus conhecimentos em psicologia organizacional? Veja como este tema pode contribuir para o mapeamento do perfil comportamental dos times.