Entenda a importância da psicologia do desenvolvimento e suas vantagens

Tempo de leitura: 3 minutos

O capital humano é o único recurso de uma empresa capaz de se desenvolver e auto direcionar, além de ser o principal diferencial competitivo das organizações. Desenvolvê-los, porém, torna-se possível apenas com a utilização da psicologia do desenvolvimento.

São as pessoas que transformam a teoria em prática, por isso, o treinamento e o desenvolvimento são tão importantes. É por meio dele que a organização atinge suas metas e cada colaborador alcança seus objetivos pessoais.

Para compreender o comportamento, as transformações e as interações das pessoas que compõe uma empresa, o conceito de psicologia do desenvolvimento é imprescindível.

Cabe a ela estudar a interação dos processos físicos e psicológicos e as etapas de crescimento, a partir da concepção até ao final da vida de uma pessoa.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Acompanhe o post de hoje e saiba mais sobre a psicologia do desenvolvimento.

A cultura do desenvolvimento

Desenvolver-se é um processo contínuo, que começa antes do nascimento de uma pessoa e se estende por todas as fases da vida, até a morte, através  do desenvolvimento físico, cognitivo, social, afetivo.

O mesmo acontece dentro de uma empresa: esse processo começa ainda no processo de seleção e se estende por toda a experiência do profissional.

Essa cultura, embasada na psicologia do desenvolvimento, é voltada para aqueles que movem a organização: os colaboradores. Ela busca gerar uma motivação real nas pessoas, aperfeiçoar suas capacidades, estimular o crescimento e fazer delas profissionais mais eficientes para a empresa. Veja quais são as suas principais finalidades:

  • adequar as pessoas à cultura organizacional;
  • mudar atitudes;
  • adaptar pessoas para lidar com a modernização da empresa;
  • preparar pessoas para serem remanejadas;
  • reduzir custos na busca por objetivos organizacionais.

Como fortalecer a cultura do desenvolvimento

Confira algumas estratégias que podem ser adotadas em sua empresa para manter a real cultura do desenvolvimento e, consequentemente, o clima organizacional mais agradável:

Conversas pessoais

Bons líderes têm o hábito de reservar alguns minutos do seu tempo para conversar com cada membro da equipe. Por meio dessas conversas, eles conseguem informações relevantes sobre o clima organizacional e são capazes de resolver pequenos problemas antes que eles sejam ampliados.

Quando as conversas de feedback entre líder e equipe acontecem com frequência e o trabalho é acompanhado de perto, é mais fácil resolver vários conflitos.  Desde desavenças pessoais, mudanças de horário, até a implementação de novas ferramentas, tudo é resolvido de forma rápida e simples.

Propor momentos de conversa entre os membros da equipe também é uma prática muito importante, tanto para a cultura do desenvolvimento, quanto a organizacional.  A troca de informações e experiências acrescenta muito a rotina da empresa.

Investir em cursos

Oferecer cursos e treinamentos aos colaboradores, voltados para o aprimoramento pessoal e profissional, resulta em vantagem competitiva para a empresa e ganhos de performance.

Patrocinar a participação em eventos

A participação em eventos atualiza seus colaboradores, divulga o nome da sua empresa e gera muitos resultados para sua equipe. Afinal, a troca de experiências com pessoas que vivem realidades diferentes acrescenta muito no desenvolvimento pessoal.

A cultura do desenvolvimento e a seleção de pessoas

Como foi dito, a cultura do desenvolvimento busca promover a capacitação de cada pessoa, explorando seu potencial de aprendizagem e sua capacidade produtiva. Logo, no momento de recrutar e selecionar pessoas que vão integrar o time da organização, é fundamental que quem direciona o processo esteja a par da cultura organizacional e do desenvolvimento.

Quer saber mais sobre a psicologia do desenvolvimento? Então baixe o nosso e-book Desenvolvimento & Treinamento: passo a passo para torná-lo eficiente e transforme a sua empresa!

problema-pmes


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of