O capital humano é o único recurso de uma empresa capaz de se desenvolver e auto direcionar, além de ser o principal diferencial competitivo das organizações. Desenvolvê-los, porém, torna-se possível apenas com a utilização da psicologia do desenvolvimento.
São as pessoas que transformam a teoria em prática, por isso, o treinamento e o desenvolvimento são tão importantes. É por meio dele que a organização atinge suas metas e cada colaborador alcança seus objetivos pessoais.
Para compreender o comportamento, as transformações e as interações das pessoas que compõe uma empresa, o conceito de psicologia do desenvolvimento é imprescindível.
Cabe a ela estudar a interação dos processos físicos e psicológicos e as etapas de crescimento, a partir da concepção até ao final da vida de uma pessoa.
Acompanhe o post de hoje e saiba mais sobre a psicologia do desenvolvimento.
A cultura do desenvolvimento
Desenvolver-se é um processo contínuo, que começa antes do nascimento de uma pessoa e se estende por todas as fases da vida, até a morte, através do desenvolvimento físico, cognitivo, social, afetivo. O mesmo acontece dentro de uma empresa: esse processo começa ainda no processo de seleção e se estende por toda a experiência do profissional. Essa cultura, embasada na psicologia do desenvolvimento, é voltada para aqueles que movem a organização: os colaboradores. Ela busca gerar uma motivação real nas pessoas, aperfeiçoar suas capacidades, estimular o crescimento e fazer delas profissionais mais eficientes para a empresa. Veja quais são as suas principais finalidades:- adequar as pessoas à cultura organizacional;
- mudar atitudes;
- adaptar pessoas para lidar com a modernização da empresa;
- preparar pessoas para serem remanejadas;
- reduzir custos na busca por objetivos organizacionais.