Como promover a diversidade nas empresas?

Tempo de leitura: 9 minutos

Promover a diversidade nas empresas tem sido um tema recorrente nos últimos tempos. Enquanto algumas se preocupam em dar oportunidades a todos, muitas ainda precisam se adaptar a essa realidade.

Para proporcionar a inovação dentro da sua organização é preciso dar chances para todos os tipos de profissionais. Independentemente do seu tipo de cor, sexo, religião ou classe social. A diversidade promove ideias diferentes e isso, muitas vezes, pode ser bastante positivo na hora de colocar em prática um projeto.

Uma nova geração de profissionais está chegando ao mercado e as empresas precisam se preparar para fazer essa inclusão de pessoas. Ao longo desse post, você entenderá qual a importância de promover a diversidade nas empresas e como fazer isso. Vem com a gente e saiba mais!

O que é diversidade nas empresas?

Pode-se dizer que promover a diversidade nas empresas é ter um ambiente corporativo acolhedor para a inclusão de pessoas com perfis comportamentais diferentes. Além de inserir pessoas que representam classes sociais e culturais distintas.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Dentro de uma organização é preciso ter espaço para acolher essa pluralidade de seres humanos. Porém, isso não significa que um grupo deve ter prioridade em uma seleção e outro não. Mas as empresas devem levar em consideração o não preconceito de culturas, ideias, classes, gêneros e outros na hora de fazer um teste para uma vaga. É preciso ter o respeito por todos.

A visão ideal é que no momento de uma contratação ela seja vantajosa para ambas as partes. Ou seja, o novo colaborador e a empresa devem ser parceiros mútuos, conseguindo perceber que cada um está somando ao trabalho.

Para estabelecer um ambiente diverso dentro de uma organização, as empresas não precisam contratar aleatoriamente, somente para cumprir a lei. Mas devem ter a consciência que questões como deficiência, raça, cor, sexo, religião e outros não definem competências.

Segundo a lei, é preciso que as empresas tenham, no mínimo, 2% de seus funcionários se enquadrando ao conceito de diversidade.

Deve-se ressaltar também que a diversidade nas empresas não é algo assistencialista. Passa longe do conceito de caridade ou de representar uma imagem de organização bondosa. O objetivo é evoluir o ambiente corporativo e dar mais dinamismo, integrando diferentes culturas e abrindo novas opções para alcançar o sucesso.

Tipos de diversidade

Ao contrário do que muitos pensam, inclusão não é apenas inserir diferentes profissionais em uma empresa. A diversidade dentro de uma organização integra histórias distintas, raças, cores, orientações sexuais, culturas, idades, crenças, regiões, gêneros e pessoas com necessidades especiais.

Abrir as portas da empresa para todos os tipos de pessoas e dar a oportunidade da organização ter experiências únicas e avançar em aprendizados. Afinal, cada ser humano tem algo positivo para somar dentro de uma instituição.

Porém, mais do que preencher uma tabela de cotas estabelecidas pela lei, a diversidade nas empresas deve ser vista como a capacidade de integrar pessoas em prol de um mesmo resultado: ter resultados produtivos e positivos.

Importância da diversidade nas empresas

Além de favorecer a troca de experiências entre diferentes tipos de profissionais, a diversidade nas empresas é importante para promover um ambiente de trabalho saudável. Ela também propicia a motivação e o aumento da produção. Assim é possível elevar a capacidade de competitividade da organização dentro do mercado em que atua.

Outro ponto importante que merece destaque quando o assunto é a inclusão de pessoas é que quando uma empresa é diversa ela gera mais valor dentro da sociedade que está inserida. Isso porque tem novas ideias, tendo a capacidade para gerar mais valor para os seus serviços ou produtos.

A diversidade nas empresas é algo que deve ser construído diariamente, sendo incentivado dia a dia pelos gestores. Ou seja, isso não é uma transformação que acontece da noite para o dia. Algo para iniciar, é começar a adotar uma comunicação transparente e que todos “falem a mesma língua”.

Ter ações bem-sucedidas sobre esse tema é assegurar a manutenção da construção de um ambiente diverso. Assim, a cultura organizacional conquistará resultados positivos, relevantes e, claro, duradouros.

Como adotar a diversidade nas empresas em sua organização?

Primeiramente, ao adotar um programa de diversidade nas empresas é preciso planejamento. Ter uma visão em longo prazo e essas estratégias serem acompanhadas de perto. Veja um passo a passo para orientar você:

A liderança da empresa deve ser a sua principal aliada

Implementar um programa de diversidades nas empresas só será bem-sucedido se o líder estiver envolvido nele. Ou seja, se envolver e apoiar as ideias. Isso porque a postura dele quando o assunto é inclusão de pessoas é o que será o diferencial para estruturar esse projeto.

Tenha programas e uma política para implantar a diversidade em sua organização

Planejar um programa de diversidade nas empresas é importante para entrelaçar às ações estratégicas da instituição. Os direcionamentos devem ser voltados para os valores que a organização prega e com orientações possíveis de serem realizadas.

Isso é possível ser criado fazendo um planejamento e tendo o apoio da equipe de Recursos Humanos. Assim você terá o suporte para analisar a situação atual da sua empresa.

Depois de feita essa análise, defina os objetivos das ações. O próximo passo será dividir esse planejamento entre todos os envolvidos.

Tenha um responsável para acompanhar as ações que devem ser executadas

Todo projeto para ser de sucesso deve ser acompanhado de perto. Portanto, é preciso que um profissional fique responsável por ser o monitor dele, a fim de comprovar que as ações estão sendo executadas com excelência.

É necessário que esse colaborador seja um profissional comprometido com o projeto e, principalmente, com a causa e tenha bastante responsabilidade. Afinal, ele ou ela deverá promover uma força de trabalho diversificada para incluir pessoas. O ideal é que esse profissional tenha facilidade de comunicação e de construir bons relacionamentos.

Métricas de monitoramento

Para implantar a diversidade nas empresas, é necessário observar todos os profissionais da organização. Além disso, é preciso seguir uma verificação de etapas do ciclo de permanência do colaborador dentro da empresa.

Dessa maneira, é preciso analisar as promoções feitas, remunerações, análises de índices de rotatividade, avaliações de desempenho e níveis de hierarquia. Verificar todas essas métricas dará a você uma visão ampla dos setores que necessitam de treinamento ou de contratação de novos profissionais. Ter essas métricas favorecerá o seu programa de diversidade.

Atenção para diversificação das contratações

Para conquistar a diversidade nas empresas é necessário que as contratações sejam de perfis profissionais mais diversificados. Portanto, para atingir o seu alvo, seria interessante fazer parceria com instituições que apoiam essa causa. Outra opção é divulgar vagas de emprego em grupos voltados para diversidade.

Tenha uma comunicação honesta

Para adotar a inclusão de pessoas dentro da sua organização é importante ter uma comunicação aberta e bastante honesta. É preciso compartilhar as informações e as metas sobre diversidade com toda equipe, a fim de todos abraçarem a causa e acolherem os novos integrantes do time.

Erros de gestão da diversidade que devem ser evitados

Planejar ações, seja para qualquer tipo de projeto, nunca é uma tarefa fácil. Para questões de diversidade nas empresas não seria diferente. Existem atitudes e comportamentos que devem ser evitados.

Ignorar o treinamento da equipe 

Em qualquer situação, um projeto só terá êxito se todos os funcionários estiverem comprometidos com a causa. Com a diversidade nas empresas também é assim. Se o ambiente da empresa se torna hostil e não recebe bem aqueles que são considerados “diferentes”, os esforços de um projeto podem ir por água abaixo. 

Por isso, essa política de diversidade deve incluir treinamento e desenvolvimento dos colaboradores que já estão dentro da empresa. Assim, o acolhimento aos novos colegas será muito mais fácil; 

Desconsiderar a importância de uma comunicação eficiente

Ter uma boa comunicação dentro da empresa com relação a esse assunto é fundamental para alinhar todas as informações. Essas precisam ser claras, objetivas e sem nenhum tipo de ruído. Quando a comunicação não é eficiente, a imagem da empresa pode ser comprometida, causando sérios transtornos.

Falta de monitoramento das ações 

Não monitorar as ações faz com que o projeto e seus processos se percam no meio do caminho. Isso prejudica a política de diversidade nas empresas.

Não se atentar a acessibilidade dentro da organização

Colaboradores com necessidades especiais, geralmente, precisam de cuidados. Um cadeirante, por exemplo, necessita de rampas para subir, banheiros adaptados para eles e outros. Uma empresa que não se adapta para receber esses novos profissionais pode também ficar com uma imagem deturpada.

Implantar a diversidade nas empresas não é difícil, porém, enfrenta-se grandes desafios. Elas não devem ser ignoradas pela equipe de Recursos Humanos, muito menos pelas lideranças.

Essa dificuldade com as novas gerações deve-se a uma cultura enraizada, onde é visto que perfis profissionais semelhantes são mais fáceis de serem gerenciados. No entanto, as empresas se esquecem dos benefícios que a diversidade traz. São eles:

Quer saber mais sobre como promover a diversidade nas empresas? Confira nosso conteúdo sobre a importância dela na empresa!

0 0 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabíola Queiroz
Fabíola Queiroz
6 meses atrás

Obrigada por compartilhar conosco este excelente material, muito do que li aqui estava na minha aula desta semana de psicologia organizacional, adorei tudo por aqui, vou compartilhar com os colegas de sala. Gratidão

Giuliano Sales
Admin
6 meses atrás

Ei, Fabíola, tudo bem?
Obrigado pelo feedback, estamos muito felizes em contribuir.
Conte conosco.
Abraços.