Você sabe como tomar a decisão pela promoção de funcionário? Escolher os colaboradores que merecem crescer dentro do plano de carreira não é uma tarefa simples. É preciso que o RH e os gestores sejam totalmente transparentes e justos para não gerar um clima de favoritismo.
Mas afinal, quais critérios devem ser considerados nesse momento e como realizar a promoção nas empresas? Neste artigo, trouxemos tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Confira!
Como funciona a promoção de funcionário?
Promover um funcionário é fazer com que ele avance na hierarquia da empresa, ou seja, movimentá-lo para um cargo superior com maiores responsabilidades e aumento de salário.
A promoção de cargo é uma forma de reconhecer o trabalho do colaborador, mostrando que a empresa acredita que ele está pronto para cargos mais altos.
O processo é benéfico tanto para a organização quanto para os colaboradores. Conheça algumas das vantagens:
- Motivação e engajamento, pois ao promover um funcionário em vez de contratar um novo profissional, a empresa mostra como valoriza os talentos internos e acredita em seu potencial, garantindo mais motivação e engajamento ao time;
- Redução de custos, uma vez que processos seletivos são muito mais caros, assim como corte de gastos com treinamento e integração, pois o profissional já está familiarizado com o dia a dia e a cultura organizacional.
O que diz a CLT sobre promoção de cargo?
Com a promoção de cargo, é necessário fazer a alteração da função e da remuneração no contrato de trabalho do colaborador.
Sobre isso, o Artigo 468 da CLT determina que as alterações só podem ser feitas com consentimento de ambas as partes (funcionário e empregador) e desde que não causem prejuízo ao empregado.
Quais os critérios para a promoção de funcionário?
Embora a promoção seja benéfica para todas as partes, é um processo que exige muita análise e cautela. É preciso avaliar o colaborador sob diferentes perspectivas para entender se ele é a pessoa certa para o cargo e se tem o perfil alinhado com as novas responsabilidades.
Lembre-se que nem sempre um bom colaborador será, por exemplo, um bom líder. É essencial entender quais serão as atribuições do novo cargo para identificar os colaboradores que devem receber a promoção e não correr o risco de perder bons talentos com decisões precipitadas.
A seguir, explicamos melhor os critérios para a promoção de funcionário e quais ferramentas podem ajudar o RH e as lideranças nessa escolha.
Perfil de Liderança
Cargos de liderança exigem profissionais preparados, não só no que diz respeito às competências técnicas, mas também às comportamentais.
Por isso, se a vaga for de chefia, é preciso avaliar se o colaborador a ser promovido tem as soft skills necessárias, como:
- Proatividade;
- Responsabilidade;
- Habilidade de comunicação;
- Flexibilidade;
- Capacidade de conduzir, motivar e engajar os colaboradores.
Para entender melhor o perfil comportamental de cada colaborador, o RH pode utilizar uma ferramenta de mapeamento de perfil, como o Profiler da Sólides.
Ela ajuda a entender os pontos fortes e de melhoria do profissional, seu estilo de liderança e outras características importantes.
Postura profissional
A avaliação deve ir além das competências e habilidades comportamentais. É preciso analisar, também, o comportamento do colaborador no dia a dia de trabalho.
É fundamental que as promoções priorizem profissionais que saibam lidar com pressão e trabalhar em grupo, cumpram prazos, atuem com ética, não faltem ou se atrasem com frequência, entre outros diferenciais.
Desempenho individual
Como vimos, a promoção de funcionário é uma forma de reconhecer e valorizar o bom trabalho, por isso, é importante direcioná-la àqueles que se destacam em resultados e desempenho.
Para avaliar esses fatores, é necessário que o RH mantenha uma frequência nas avaliações de desempenho.
Utilizando uma ferramenta digital, como a oferecida pela Sólides, é possível entender a trajetória do colaborador dentro da empresa e identificar aqueles que demonstram um crescimento e um maior potencial.
Como promover um funcionário?
Na hora de conduzir a promoção, você deve seguir algumas etapas em um processo de seleção interna.
É fundamental que o processo seja transparente do início ao fim e que não ocorram favoritismos que possam prejudicar a credibilidade da empresa.
Avalie os critérios
O primeiro passo é identificar os critérios específicos para a vaga e avaliar, dentro do quadro atual, quais colaboradores se encaixam no que é esperado para o cargo.
Esse processo deve ser feito pelo RH, utilizando ferramentas como as avaliações de desempenho, mas é ideal que o setor tenha o auxílio das lideranças, que convivem diariamente com o time.
Comunique o time
A transparência é a base desse processo, por isso, é válido comunicar ao time que a nova vaga surgiu e os profissionais estão sendo avaliados para possíveis promoções.
Depois de selecionar o escolhido, entre em contato com ele e ofereça uma carta de promoção de funcionário atrativa, mostrando de forma clara a remuneração do novo cargo e as oportunidades de crescimento que ele oferece.
Realize o processo de onboarding
Após emitir o comunicado de promoção de funcionário, é hora do onboarding.
Mesmo que a promoção tenha ocorrido por um processo interno e o colaborador já esteja familiarizado com a empresa e o time, é importante direcionar um pouco de atenção ao processo.
Nessa etapa, a gestão deve realizar um treinamento mais específico sobre a vaga e a posição hierárquica que será ocupada, alinhando expectativas e tarefas.
Continue acompanhando indicadores
Os indicadores e avaliações de desempenho não devem ser utilizados apenas no processo de escolha dos promovidos.
Na verdade, é importante continuar acompanhando esses profissionais para entender se eles estão se adaptando ao novo desafio e até para embasar novas promoções no futuro.
Concluindo, a promoção de funcionário é um processo interno que visa preencher vagas e reconhecer os colaboradores.
Essa tomada de decisão, no entanto, deve ser muito bem embasada, para garantir que os escolhidos realmente estão alinhados com o que é esperado nas novas oportunidades.
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