Promoção de funcionário: como promover pessoas nas empresas

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Você sabe como tomar a decisão pela promoção de funcionário? Escolher os colaboradores que merecem crescer dentro do plano de carreira não é uma tarefa simples. É preciso que o RH e os gestores sejam totalmente transparentes e justos para não gerar um clima de favoritismo. 

Mas afinal, quais critérios devem ser considerados nesse momento e como realizar a promoção nas empresas? Neste artigo, trouxemos tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Confira! 

Como funciona a promoção de funcionário?

Promover um funcionário é fazer com que ele avance na hierarquia da empresa, ou seja, movimentá-lo para um cargo superior com maiores responsabilidades e aumento de salário.

A promoção de cargo é uma forma de reconhecer o trabalho do colaborador, mostrando que a empresa acredita que ele está pronto para cargos mais altos. 

O processo é benéfico tanto para a organização quanto para os colaboradores. Conheça algumas das vantagens:

  • Motivação e engajamento, pois ao promover um funcionário em vez de contratar um novo profissional, a empresa mostra como valoriza os talentos internos e acredita em seu potencial, garantindo mais motivação e engajamento ao time; 
  • Redução de custos, uma vez que processos seletivos são muito mais caros, assim como corte de gastos com treinamento e integração, pois o profissional já está familiarizado com o dia a dia e a cultura organizacional. 

O que diz a CLT sobre promoção de cargo?

Com a promoção de cargo, é necessário fazer a alteração da função e da remuneração no contrato de trabalho do colaborador. 

Sobre isso, o  Artigo 468 da CLT determina que as alterações só podem ser feitas com consentimento de ambas as partes (funcionário e empregador) e desde que não causem prejuízo ao empregado. 

Quais os critérios para a promoção de funcionário?

Embora a promoção seja benéfica para todas as partes, é um processo que exige muita análise e cautela. É preciso avaliar o colaborador sob diferentes perspectivas para entender se ele é a pessoa certa para o cargo e se tem o perfil alinhado com as novas responsabilidades. 

Lembre-se que nem sempre um bom colaborador será, por exemplo, um bom líder. É essencial entender quais serão as atribuições do novo cargo para identificar os colaboradores que devem receber a promoção e não correr o risco de perder bons talentos com decisões precipitadas.

A seguir, explicamos melhor os critérios para a promoção de funcionário e quais ferramentas podem ajudar o RH e as lideranças nessa escolha. 

Perfil de Liderança

Cargos de liderança exigem profissionais preparados, não só no que diz respeito às competências técnicas, mas também às comportamentais.

Por isso, se a vaga for de chefia, é preciso avaliar se o colaborador a ser promovido tem as soft skills necessárias, como:

  • Proatividade;
  • Responsabilidade;
  • Habilidade de comunicação;
  • Flexibilidade;
  • Capacidade de conduzir, motivar e engajar os colaboradores. 

Para entender melhor o perfil comportamental de cada colaborador, o RH pode utilizar uma ferramenta de mapeamento de perfil, como o Profiler da Sólides.

Ela ajuda a entender os pontos fortes e de melhoria do profissional, seu estilo de liderança e outras características importantes. 

Postura profissional

A avaliação deve ir além das competências e habilidades comportamentais. É preciso analisar, também, o comportamento do colaborador no dia a dia de trabalho. 

É fundamental que as promoções priorizem profissionais que saibam lidar com pressão e trabalhar em grupo, cumpram prazos, atuem com ética, não faltem ou se atrasem com frequência, entre outros diferenciais. 

Desempenho individual

Como vimos, a promoção de funcionário é uma forma de reconhecer e valorizar o bom trabalho, por isso, é importante direcioná-la àqueles que se destacam em resultados e desempenho

Para avaliar esses fatores, é necessário que o RH mantenha uma frequência nas avaliações de desempenho

Utilizando uma ferramenta digital, como a oferecida pela Sólides, é possível entender a trajetória do colaborador dentro da empresa e identificar aqueles que demonstram um crescimento e um maior potencial. 

Como promover um funcionário?

Na hora de conduzir a promoção, você deve seguir algumas etapas em um processo de seleção interna. 

É fundamental que o processo seja transparente do início ao fim e que não ocorram favoritismos que possam prejudicar a credibilidade da empresa.

Avalie os critérios

O primeiro passo é identificar os critérios específicos para a vaga e avaliar, dentro do quadro atual, quais colaboradores se encaixam no que é esperado para o cargo. 

Esse processo deve ser feito pelo RH, utilizando ferramentas como as avaliações de desempenho, mas é ideal que o setor tenha o auxílio das lideranças, que convivem diariamente com o time

Comunique o time

A transparência é a base desse processo, por isso, é válido comunicar ao time que a nova vaga surgiu e os profissionais estão sendo avaliados para possíveis promoções. 

Depois de selecionar o escolhido, entre em contato com ele e ofereça uma carta de promoção de funcionário atrativa, mostrando de forma clara a remuneração do novo cargo e as oportunidades de crescimento que ele oferece. 

Realize o processo de onboarding

Após emitir o comunicado de promoção de funcionário, é hora do onboarding.

Mesmo que a promoção tenha ocorrido por um processo interno e o colaborador já esteja familiarizado com a empresa e o time, é importante direcionar um pouco de atenção ao processo. 

Nessa etapa, a gestão deve realizar um treinamento mais específico sobre a vaga e a posição hierárquica que será ocupada, alinhando expectativas e tarefas. 

Continue acompanhando indicadores

Os indicadores e avaliações de desempenho não devem ser utilizados apenas no processo de escolha dos promovidos.

Na verdade, é importante continuar acompanhando esses profissionais para entender se eles estão se adaptando ao novo desafio e até para embasar novas promoções no futuro. 

Concluindo, a promoção de funcionário é um processo interno que visa preencher vagas e reconhecer os colaboradores.

Essa tomada de decisão, no entanto, deve ser muito bem embasada, para garantir que os escolhidos realmente estão alinhados com o que é esperado nas novas oportunidades.

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