Programa de liderança: 4 passos para desenvolver um!

Tempo de leitura: 3 minutos

No mundo corporativo existe uma enorme diferença entre o líder e o chefe. Enquanto uns desejam apenas lucrar, outros pensam na união e em como transformar o grupo de trabalho em uma equipe unida e enérgica. Ter um programa de liderança, ajuda a fortalecer o líder verdadeiro.

Você é uma pessoa visionária que deseja bater metas e conduzir os seus colaboradores da melhor forma possível? Então leia esses 4 passos para um programa de liderança poderoso e eficaz!

1. Inspire e seja inspirado

Quem nunca ouviu algum discurso de Steve Jobs falando com propriedade e confiança sobre a sua instituição? Encontrar estímulo nos grandes empresários é algo essencial, podendo ser muito útil para qualquer empreendedor. Portanto, inspire-se!

Depois disso, com o seu foco e amor pelo que faz, você servirá como uma grande força impulsionadora para seus colegas se superarem cada vez mais nas suas tarefas. Transmitir confiança e objetividade no trabalho é fundamental. Agora, inspire!

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

2. Use a confiança para o programa de liderança

Buscar uma relação amigável e de confiança com os seus funcionários é um método muito importante para a sua construção de imagem de líder. Para isso, procure sempre deixar o clima na sua empresa o mais descontraído e agradável possível. Uma boa dica é realizar eventos periódicos (como coquetéis) para fazer uma confraternização.

Ainda existem outras maneiras de gerar uma proximidade com os seus amigos de trabalho como pesquisas de opinião, sempre estar disponível a receber novas ideias, entre diversas coisas que valorizam o profissional.

Dessa forma, seu programa de liderança será associado a algo aberto a diversas propostas de melhorias e pontos de vista diferentes, reforçando ainda mais a ideia de um grupo unido, sem tirania.

3. Invista em programas de desenvolvimento

Seja no meio da informática, administração ou qualquer outro setor, toda pessoa tem algo que domina. Aproveitar isso e estimular as habilidades pessoais de cada um com um programa de desenvolvimento é algo inteligente e eficiente de se fazer.

Dessa forma, além de criar mais um vínculo de confiança com quem é apoiado, a produtividade da empresa será maior. Isso será extremamente vantajoso, trazendo benefícios e resultados não só para quem foi incentivado, como também para a instituição e, claro, para o seu programa de liderança.

4. Trabalhe com recompensas

Quem não gosta de ter o trabalho reconhecido? Ou melhor: quem não gosta de receber um prêmio por esse trabalho? A sensação de dever cumprido motiva qualquer pessoa. Sempre que possível, elogie e recompense os funcionários por uma tarefa efetuada com sucesso.

Com isso, todos vão se empenhar cada vez mais para também ganhar os mimos. A partir daí, cada episódio desses terá um grande (e produtivo) efeito dominó para a equipe.

Ser respeitado, não temido. Orientar, não mandar. Confiar, não controlar. Isso é ser um líder. Um programa de liderança é essencial para o sucesso, e seguindo esses pilares, você será admirado e querido pelos seus colegas de trabalho, se tornando não só um guia, como também um parceiro que sempre visa as melhorias.

Quer saber mais sobre empreendedorismo? Aproveite a sua visita para ver como está o cenário o brasileiro!


1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
trackback

[…] mundo, atualmente, fala em liderança como característica na contratação de profissionais. E isso não se limita à busca por […]