Programa de Desenvolvimento Sólides: Conheça o PDS e como desenvolvemos talentos

Tempo de leitura: 9 minutos

O Programa de Desenvolvimento Sólides (PDS) chega para ratificar nossa missão: transformar empresas por meio de pessoas. Com essa filosofia, colocamos o RH como protagonista e, em 2021, nos qualificamos como uma das melhores empresas para se trabalhar em Minas Gerais

Esse mérito não seria possível se não colocássemos em prática, dentro de casa, o que ensinamos para mais de 7 mil empresas em todo o Brasil.

Por isso, criamos uma estratégia para desenvolver talentos e extrair o que há de melhor no perfil profissional. 

Nesse sentido, o PDS é um programa interno da Sólides voltado ao desenvolvimento dos colaboradores.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Neste conteúdo, mostraremos como essa estratégia funciona, seus benefícios, quem pode participar e agregamos depoimentos de quem fez acontecer e de quem participou. 

Continue a leitura e saiba mais sobre o jeito Sólides de cuidar das pessoas! 

O que é o Programa de Desenvolvimento Sólides e como surgiu?

O PDS é um programa criado para desenvolver a carreira profissional dos colaboradores da Sólides.

Por meio dele, os “solidianos” — como são chamados nossos recursos humanos — recebem apoio integral para tirar o máximo aproveitamento de suas competências na empresa. 

Ainda, o PDS foi concebido pela CEO da Sólides, Mônica Hauck. Era seu desejo particular ter um coach de carreira na empresa.

Para estruturar o programa, tudo foi pensado em consonância com a identidade e valores da Sólides

Desse modo chegamos à Metodologia TOP. Trata-se de um acrônimo para representar Talento, Organização e Paixão.

Esse conceito comprova que é possível aproveitar os talentos quando eles se identificam com a cultura organizacional e quando fazem o que realmente gostam. 

Objetivos e importância

O PDS ajuda o solidiano a focar em suas melhores entregas e desenvolver um trabalho de excelência junto a sua liderança, tendo em vista um aproveitamento adequado em sua trajetória na Sólides.

Como funciona e quem pode participar?

Todo colaborador que manifestar interesse poderá participar do programa. No entanto, os solidianos serão contemplados gradualmente, seguindo critérios de prioridade.

O principal deles, no entanto, é o desejo genuíno de participar de algo inovador, aliado ao comprometimento total ao Programa de Desenvolvimento Sólides. 

Além disso, os interessados devem apresentar os seguintes requisitos:

  • maior tempo atuando na mesma função, sem alterações no cargo;
  • maior tempo de casa;
  • validação de líderes e BPs (Business Partners). 

As turmas terão 50 integrantes. O solidiano admitido no PDS participará dos ciclos de atendimento com duração de dois meses cada.

Os encontros serão quinzenais com uma hora de duração. Desse modo, cada colaborador terá quatro módulos individuais com a Coach de Carreiras da Sólides.

Como mencionado, o PDS está fundamentado na Metodologia TOP: Talento, Organização e Paixão.

Assim, a cada encontro o participante receberá conteúdos com foco na trajetória profissional, como mapeamento de talentos, jornada da carreira, missão, propósito, gestão do tempo, produtividade, melhoria contínua e protagonismo. 

Quem são os responsáveis pelo PDS?

Um grande projeto sempre tem profissionais competentes atuando na linha de frente. Logo, não seria diferente no PDS.

Na Sólides, quem conduz o processo é Luana de Souza Teixeira. Psicóloga, especialista em Gestão de Pessoas e trabalhando como Coach de Carreira desde 2011, Luana é responsável pela coordenação do programa. 

Segundo a profissional, a Metodologia TOP, baseada em Talento, Organização e Paixão se fez presente desde que o PDS começou a ser estruturado. 

“Para construir um programa de desenvolvimento de carreira na Sólides, foi fundamental conhecer o nosso negócio, nossas estratégias e a cultura solidiana. Escolhemos trabalhar com foco no que faz sentido para o momento da empresa, já que cada colaborador é único”, explica Luana. 

Aliado ao sentimento de realização profissional, a Coach de Carreira fala sobre os impactos desse trabalho.

“É uma oportunidade riquíssima de conhecer e apoiar pessoas diferentes em todos os aspectos: conhecimentos, experiências, crenças, expectativas e características tão singulares! Estou adorando cada reunião do PDS!”

No campo pessoal, Luana afirma ser um privilégio fazer o que ama e estar em uma empresa com um papel tão importante.

Qual a opinião de quem já participou do PDS?

Um programa de desenvolvimento de pessoas não faria sentido sem a opinião de quem participa dele. Por isso, reunimos depoimentos de solidianos que já passaram pelo PDS e desejam compartilhar a experiência. 

Talisson Mauricio Nunes, analista de Qualidade de Software

Colaborador da Sólides há um ano e três meses, Talisson confessa que participou do PDS sem qualquer expectativa. Por ser um projeto novo na Sólides e pouco comum em outras empresas, o analista se surpreendeu com o PDS. 

“O Programa de Desenvolvimento Sólides chegou em um bom momento para mim. Eu estava me sentindo estagnado em alguns pontos do trabalho e não sabia o que fazer para melhorar”. 

A angústia foi percebida pela responsável pelo programa, Luana. Com a ajuda dela, Talisson teve compreensão das suas dificuldades. 

“No decorrer dos dias de encontro, a Luana trouxe alguns pontos para a autorreflexão. Eles me ajudaram muito a entender como agir para evitar essa estagnação. Além disso, aprendi como me motivar em relação ao meu trabalho”.

O analista se refere às dinâmicas realizadas durante o processo. Elas foram decisivas para os insights que chegaram na hora certa. 

“As atividades realizadas durante o PDS me ajudaram a perceber que eu estava desperdiçando tempo. E me mostraram formas de mitigar as perdas. Quando concluí o programa, senti vontade de participar das próximas edições, conforme houver necessidade. E o melhor: consegui encontrar maneiras para manter minha qualidade no trabalho”, conclui. 

Sulamita Marcolino, área comercial

Com um ano e quatro meses de casa, Sulamita é especialista em Gestão Comportamental e atua na frente One Shot.

A experiência com o PDS começou a gerar curiosidade lá atrás, quando Mônica Hauck decidiu contratar um Coach de Carreira para a Sólides.

“Naquela ocasião, quando ouvi pela primeira vez que íamos contratar um coach para processo de desenvolvimento, percebi como a empresa tem um olhar especial sobre gestão de pessoas”, explica. 

Sulamita integrou a primeira turma do PDS, devido ao tempo de atuação na Sólides. Nesse sentido, ela destaca dois fatores cruciais para conseguir participar: organização da agenda e planejamento diário. 

“No total foram quatro encontros incríveis. Minha primeira visão era um acompanhamento sobre minha jornada dentro da Sólides. Ao longo do programa, percebi ser bem mais profundo. Luana buscou me entender como pessoa, como era meu perfil e meu futuro na carreira”. 

Ao longo das dinâmicas, a colaboradora entendeu a importância da autoanálise e da dedicação profissional. Animada, Sulamita já espera pela próxima oportunidade, em um segundo ciclo do Programa de Desenvolvimento da Sólides. 

Thais Lana, Analista de Marketing/Eventos

Prestes a completar dois anos na Sólides, a analista de Marketing e Eventos comemorou quando soube que a CEO da empresa estava preparando um programa de desenvolvimento.

Logo, quando recebeu o convite para participar da primeira turma, a satisfação foi completa. 

“Fiquei super feliz quando ouvi falar que a Sólides faria um programa de desenvolvimento dos colaboradores. E me senti muito honrada quando me chamaram para fazer parte da primeira turma. Já me senti parte da história desse projeto”, afirma Thais. 

Para ela, o PDS chegou em ótimo momento, pois contribuiu para uma análise pessoal sobre seu progresso ao longo do período na Sólides.

Ainda, proporcionou uma visão dos próximos passos que Thais precisa dar para evoluir na carreira. 

“Ao longo dos encontros, pude me aprofundar na minha forma particular de contribuir com a missão da Sólides. Pensei em pontos de melhoria, potencializei minhas forças e tive um norte para seguir. Me senti extremamente confortável com a condução da Luana e o PDS foi um espaço de muito acolhimento também”. 

Thais Lana destacou que o projeto ocorre concomitante ao programa de desenvolvimento de lideranças. O que reforça a necessidade constante de investimento no capital humano. 

“Colaboradores e lideranças crescendo juntos comprova que a empresa promove o caminhar conjunto, todos em direção ao próximo nível. Concluí o PDS ainda mais motivada para as próximas conquistas e recomendo fortemente que todos aproveitem essa oportunidade”, argumentou a analista. 

plano de desenvolvimento

Como as soluções da Sólides ajudam no PDI?

A iniciativa da Mônica Hauck, aliada aos depoimentos dos nossos colaboradores reforçam a importância da gestão de pessoas para a Sólides.

A empresa promove o desenvolvimento de talentos interna e externamente. Essa característica está em nosso DNA. 

A Sólides leva a evolução profissional tão a sério que implementa soluções para que as empresas possam desenvolver seus colaboradores usando a tecnologia. 

No Programa de Desenvolvimento Individual (PDI), por exemplo, é fundamental acompanhar o desempenho dos colaboradores, conhecer os perfis comportamentais e identificar o clima organizacional. 

Já para a Avaliação de Desempenho, a Sólides desenvolveu uma ferramenta completa, que permite entender, monitorar e contribuir com a performance dos colaboradores.

Tudo muito simples e automatizando, apenas criando e definindo o peso dos critérios que o próprio RH escolhe. 

Ainda, com a Pesquisa de Clima, a gestão de pessoas tem todas as ferramentas para tornar o ambiente organizacional mais agradável.

Assim, antigas planilhas e questionários desaparecem ao dar lugar à tecnologia. O software da Sólides automatiza, personaliza e acompanha relatórios em tempo real. 

Por fim, o Profiler contribui para a implementação de um PDI trazendo informações valiosas sobre o perfil comportamental dos colaboradores.

A tecnologia dessa ferramenta mostra mais de 50 informações sobre o indivíduo em poucos minutos. 

Como vimos, a Sólides tem a solução certa para a elaboração de um Programa de Desenvolvimento Individual na sua empresa. Ele é o melhor caminho para alcançar metas de curto e longo prazo, na carreira ou na vida pessoal. 

Se você quiser saber mais sobre PDI, suas vantagens e como implementá-lo passo a passo, baixe nosso e-book

5 3 votes
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments