O que é programa de desenvolvimento profissional e como implementar 

três mulheres e dois homens, o homem ao centro tem barba e usa óculos, o homem a direita tem os cabelos compridos
SAIBA MAIS

Aqui você encontra:

O desenvolvimento de seus profissionais é fundamental para uma empresa alcançar resultados. Investir em um programa desse tipo é uma excelente estratégia para otimizar a produtividade, engajar os colaboradores e reduzir a rotatividade de pessoal. Mas você sabe o que é e como elaborar um bom plano de desenvolvimento profissional para a empresa? Confira essas e outras informações no conteúdo a seguir!

O que é um programa de desenvolvimento profissional na empresa?

O programa de desenvolvimento de talentos busca promover o crescimento dos profissionais dentro da empresa. Nesse processo, a organização atua de forma bastante ativa. Não se trata do financiamento de um curso, como uma MBA, mas sim da própria corporação investindo na oferta de treinamentos e ferramentas para ampliar as competências técnicas e comportamentais do time.

Como elaborar e aplicar um programa de desenvolvimento para gestão de talentos?

Um programa de treinamento e desenvolvimento de talentos é composto de várias etapas. Confira abaixo o passo a passo!

1 - Faça um diagnóstico

A primeira etapa consiste em fazer um levantamento dos processos internos, avaliando o que precisa ser melhorado. Os problemas podem ser muito variados, como baixa produtividade, falta de agilidade e praticidade, problemas na comunicação, tecnologia desatualizada, falhas no recrutamento e seleção, entre outras dificuldades.

2 - Planeje o programa de treinamento e desenvolvimento

Agora é hora de planejar como será o programa de desenvolvimento profissional. É preciso pensar em:
  • Técnicas a serem aplicadas;
  • Perfil dos instrutores;
  • Número de participantes;
  • Tecnologias a serem adotadas;
  • Conteúdo a ser abordado;
  • Datas e duração do processo.

3 - Execute o projeto

A terceira etapa é a execução do programa de desenvolvimento profissional. Podem ser utilizadas diversas estratégias: profissionais mais capacitados instruem os colegas, jogos empresariais, estudos de caso, aulas expositivas, dinâmicas e cursos on-line desenvolvidos pela própria corporação.

4 - Avalie os resultados

A última fase consiste em avaliar os resultados da capacitação. É importante observar os efeitos na produtividade no trabalho, comportamento e aprendizagem dos colaboradores. Dependendo do critério, você pode fazer observações, avaliações de desempenho da equipe, aplicar questionários de opinião e provas para medir conhecimentos técnicos.

Qual a importância de um programa de desenvolvimento profissional?

Um programa de desenvolvimento profissional é fundamental porque possibilita aos profissionais progredirem na carreira e, juntamente, promoverem o crescimento da empresa. Uma boa gestão de talentos pensa não apenas no cargo ocupado pelo colaborador, mas em sua perspectiva de crescimento dentro da empresa. Isso significa que, ao elaborar o programa de treinamento e desenvolvimento, as habilidades desenvolvidas não se aplicam apenas às atividades atuais realizadas pelo profissional, mas também às posições que podem ser ocupados por ele no futuro. Nesse sentido, as principais vantagens de um programa de desenvolvimento profissional são:
  • Desenvolvimento das competências específicas que são demandadas no trabalho, por meio dos treinamentos para a equipe, contribuindo, assim, para a maturidade profissional;
  • Colaboradores mais hábeis, capazes e habilitados para lidarem com os desafios da organização, construindo soluções em conjunto;
  • Diminuição da rotatividade de colaboradores, uma vez que eles estarão mais bem preparadas para suas funções e poderão se sentir mais motivados.

Programa de Desenvolvimento de Líderes

É importante dar uma atenção especial às pessoas com potencial de liderança. Os conhecimentos e habilidades desses colaboradores podem ser trabalhados em um programa de treinamento e desenvolvimento específico. Para isso, também devem ser seguidas algumas etapas básicas, como:
  • Planejamento - momento de avaliar o necessário e entender quais as necessidades de treinamento para os potenciais líderes;
  • Aplicação do plano, por meio dos treinamentos levantados, além de workshops, cursos, etc.;
  • Impacto do programa - é importante deixar bem claro para a equipe os benefícios do desenvolvimento;
  • Mensuração dos resultados com a aplicação de pesquisas, formulários, entre outros.
Leia também nosso conteúdo completo sobre "Desenvolvimento de Lideranças"!

Qual a importância da avaliação de desempenho e dos feedbacks no programa de desenvolvimento?

Realizar avaliações de desempenho é fundamental em um programa de desenvolvimento profissional. Dessa forma, é possível ter consciência da performance dos colaboradores e da empresa no mercado, observando os seguintes indicadores:
  • Produtividade do time;
  • Engajamento das equipes;
  • Panorama do clima organizacional;
  • Comunicação na empresa;
  • Performance no mercado.
Outro ponto essencial é a rotina de feedback. Esse é um momento de retorno para o colaborador, fundamental para que ele entenda quais aspectos de sua postura no trabalho estão bons e quais condutas precisam de melhorias. Em suma, investir no programa de desenvolvimento dos profissionais é importante para promover mais produtividade e eficiência e tem muito a acrescentar aos colaboradores e à corporação. Você pensa em aplicar a gestão de talentos na sua empresa? Gostou de saber como funciona e quais seus benefícios? Aproveite para saber a diferença entre desenvolvimento e treinamentos!
Compartilhe:

Você também vai gostar!

Rolar para cima