Profiler Sólides: solução em perfil comportamental

Tempo de leitura: 8 minutos

Sem tempo para ler sobre o Profiler Sólides? Clique no play abaixo para ouvir o conteúdo!

Você já ouviu falar em Profiler? Sabe como essa ferramenta pode auxiliar a melhorar a gestão de pessoas dentro da sua organização? Traçar o perfil comportamental dos colaboradores impacta positivamente no clima organizacional, por isso, esse é um recurso bastante utilizado pelos profissionais de RH para mapear as qualidades e as dificuldades dos profissionais dentro de uma instituição. 

Utilizando algumas técnicas, o gestor consegue traçar o perfil de cada membro da equipe, tendo a chance de melhorar o ambiente de trabalho. Para você entender melhor sobre o tema, preparamos este artigo, no qual mostraremos como o Profiler pode ajudar no seu dia a dia. Acompanhe e tenha uma boa leitura!

O que é profiler?

Você realmente conhece a sua equipe? Sabe os pontos positivos e negativos de cada colaborador da sua empresa? Quais dificuldades eles têm ou em que competências são melhores?

Realizar o estudo do Profiler, pessoal e de sua equipe, é o primeiro passo na melhoria da sua gestão de pessoas. Primeiramente, ao fazer o perfil pessoal, terá mais autoconhecimento, saberá quais são suas próprias qualidades, defeitos, dificuldades e competências. Uma maneira eficiente de enxergar no que você, gestor, pode melhorar.

Sendo assim, o profiler é uma forma também de conhecer melhor os seus profissionais. Melhorar a interação com eles, o ambiente corporativo e proporcionar mais condições de trabalho. Afinal, é uma ferramenta que indicará como deixar a sua gestão de pessoas mais eficiente.

Há pessoas que não se adaptam a rotinas que extrapolam muito o horário comercial, por exemplo. Outros já são mais flexíveis. Ainda, existem aqueles que não conseguem trabalhar sem ter as demandas prontas para realizar. Em contrapartida, temos os profissionais que são mais proativos e desenvolvem o seu dia superbem.

Todo mundo é diferente. Portanto, o profiler ou perfil comportamental, como também é chamado, é algo que traz respostas a todas as perguntas sobre como é o seu colaborador.  Trata-se de um estudo, realizado há milênios, atualmente utilizado em todo o mundo!

Ainda, são perfis que norteiam na hora de mapear o perfil de cada colaborador. Uma forma de ter uma base para traçar suas características comportamentais diante de diversas situações diárias.

Banner_GIF_Profiler

Conheça os quatro perfis do Profiler

Como já mencionado, o Profiler é uma ferramenta que ajuda a visualizar o perfil dos seus colaboradores, uma vez que cria relatórios com as reações e comportamentos de cada um deles diante dos desafios que enfrentarão em suas rotinas.

Os quatro perfis do Profiler têm nomenclatura fácil de ser memorizada, sendo que o nome de cada um será a característica principal do profissional avaliado. Mas essa predominância no perfil profissional não gera respostas prontas sobre o seu colaborador. 

No entanto, é possível que você crie caminhos que cheguem às definições que procura e complete o perfil exato das pessoas que compõem a sua equipe. São eles: 

O uso da ferramenta vai além da criação de um rótulo para os seus profissionais. O Profiler ensina você e o próprio colaborador a lidar com suas reações, proporcionando um autoconhecimento para visualizar como reagir diante dos problemas, sejam eles de cunho pessoal ou profissional. Portanto, permitirá antecipar os momentos de fraqueza, lidar com eles e trabalhá-los, tendo a chance de se aperfeiçoar.

Como o Profiler pode impactar no clima organizacional da sua empresa?

O Profiler nada mais é do que o mapeamento do perfil comportamental dos colaboradores de uma organização. Uma ação que ajuda a melhorar os resultados da sua empresa. Afinal, você terá a oportunidade de analisar tudo com riqueza de detalhes, visando melhorias para o ambiente corporativo da sua instituição.

Ainda, trata-se de um modo de motivar a sua equipe, de forma assertiva, para crescimento de todos os seus colaboradores. É possível, por exemplo, escolher treinamentos que agreguem conhecimento para os seus profissionais e aumentar a produtividade.

Um ponto muito positivo é que contribui com o clima corporativo para estreitar e melhorar as relações interpessoais. Por meio do Profiler é possível identificar quem tem dificuldade de se relacionar, é mais tímido ou introvertido. Portanto, criam-se estratégias adequadas para que esses profissionais possam ter uma melhor performance.

Quais as vantagens de usar um software de RH e ter uma melhor gestão de pessoas?

O Profiler Sólides é uma ferramenta que ajudará o seu RH a ter uma melhor gestão de pessoas. Ainda, ele auxiliará na construção de uma base sólida das informações mais relevantes que você precisa sobre a sua equipe.

Usar a tecnologia ao seu favor é dar um passo adiante, rumo a mudanças favoráveis dentro da sua empresa. As principais vantagens de usar um software Profiler são:

  • contar com informações confiáveis, pois você terá como gerar relatórios e apresentações com indicadores reais, evitando erros e retrabalhos;
  • conseguir mensurar dados, fazendo o acompanhamento real dos processos e criando estratégias para desenvolver métodos que envolvam seus profissionais;
  • todas as informações estarão centralizadas em um único local, facilitando o encontro de cada dado, de forma rápida e segura.

Além disso, o Profiler Sólides ajuda a otimizar processos, como:

  • atração de novos talentos para a sua empresa, fazendo o mapeamento do perfil comportamental de cada profissional. Ainda, mostrando todas as suas competências, dando a você um processo de recrutamento e seleção totalmente eficaz;
  • ajudar a descobrir quais as competências de cada colaborador precisam ser aprimoradas para que ele possa atingir suas metas;
  • as informações contidas no software farão você tomar decisões certas até no momento do desligamento. Afinal, serão gerados relatórios sobre os colaboradores que não estão tendo bons resultados, que não se encaixam ao perfil que a empresa espera. Assim, será possível tomar essa difícil decisão baseada em fatos concretos, agindo por meio da razão e não da emoção.

Contar com o auxílio desse avanço tecnológico é iniciar um novo ciclo na vida do RH da sua empresa, para ter uma gestão de pessoas mais eficiente, com o mapeamento completo do perfil de cada colaborador.

Conheça o Profiler Sólides

O Profiler é a solução para deixar a sua gestão de pessoas mais estratégica e ajudar você a desenvolver a sua empresa e seus colaboradores por meio do perfil comportamental. Ainda, terá as informações que necessita sobre cada profissional da sua organização de forma rápida e segura, selecionando as mais relevantes para trabalhar de forma assertiva.

Trata-se de um software, que permite identificar o perfil comportamental de um profissional. A ferramenta foi desenvolvida com base em conceitos concretos e aprovada em todo o mundo. Seu índice de assertividade é de 97% e seus principais benefícios são:

  • aumento da produtividade: é possível fazer os ajustes necessários em cada perfil, desenvolvendo seu colaborador de forma eficaz e fazendo com que a sua produção seja alavancada;
  • redução de custos com a rotatividade de profissionais dentro da sua organização.

O Profiler tem em sua base a análise de cluster de combinações de quatro perfis básicos e totalmente distintos. Essas combinações geram perfis com personalidade singulares, índices e percepções do mundo diferentes uns dos outros. Isso só reforça que cada pessoa é única, entretanto, pertencente a um grupo.

Mas você deve estar se perguntando, por que ter o Profiler Sólides? 

Vamos responder agora:

  • você vai otimizar o seu tempo, ter informações estratégicas em pouco tempo. Além disso, o Profiler traz também a análise de equipe;
  • garantirá redução de custos, diminuindo a rotatividade, os gastos com atividades extras e treinamentos que não estejam de acordo com o perfil do colaborador, ou seja, será mais assertivo na hora de indicar um treinamento ou qualquer tipo de curso para os seus colaboradores, pois saberá o perfil e competências deles;
  • a Sólides é certificada e consolidada, estando no mercado há mais de oito anos, sendo o braço direito de várias empresas;
  • a ferramenta fará mais do que otimizar processos de recrutamento e seleção. Por meio dela será possível fazer processos rotineiros, como afastamento, aprimoramento de profissionais, além da promoção e cuidados com seus melhores talentos.

Além disso, é possível ter uma melhor gestão de pessoas no âmbito individual, ou seja, trabalhar cada profissional. Por fim, ao saber onde cada perfil precisa ser aperfeiçoado, com estratégias que beneficiem seu crescimento e agreguem valor para a sua empresa, será possível trabalhar com eficiência e cumprir corretamente as suas demandas.

Como você viu, contar com a ajuda do Profiler em sua organização é algo fundamental e que aperfeiçoará seus processos internos. Demandas, como oportunidade de crescimento profissional, qualidade de vida do colaborador, alinhamento de salários, benefícios, plano de carreira e estabilidade são importantes e podem ser mais bem supervisionadas com essa ferramenta, que é bastante confiável!

Quer desenvolver a sua empresa e transformar a realidade do RH? Converse com nossos especialistas e veja como o Profiler pode se adaptar para a sua realidade!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of