O mercado de eventos no pós-pandemia está em alta e com diversas vagas sendo divulgadas, desde assistentes, analistas e produtores de eventos. E, como as demais profissões, algumas competências e habilidades são essenciais para um profissional entregar bons resultados nesta área.
Lidar bem com pessoas e prazos são alguns requisitos importantes. Portanto, se você precisa recrutar um produtor de eventos, confira o post de hoje e conheça as 6 principais soft skills que esse profissional precisa ter.
O que faz um produtor de eventos
Antes de falar sobre o trabalho do produtor de eventos na prática, é importante entender o que exatamente ele faz. De forma resumida, esse profissional deve criar e colocar em prática todo o planejamento e cronograma definido para um determinado evento que está sendo realizado.
É importante cumprir, sem atrasos, todos os prazos definidos, gerir a equipe a partir de metas e também ficar antenado ao mercado para estar atualizado quanto às novidades e tendências do setor e que podem agregar valor ao seu trabalho.
A carreira do produtor de eventos
Atualmente, não há um curso de produtor de eventos a título de graduação, mas é imprescindível que o profissional seja qualificado academicamente para atuar nos diversos cargos e funções em eventos. As áreas de formação mais comuns hoje para profissionais do setor são:
- Comunicação Social
- Turismo
- Marketing
- Publicidade
- Relações Públicas
O que são soft skills
As soft skills são as habilidades comportamentais de uma pessoa, seja lidando com ela mesma ou com os outros, tanto no ambiente corporativo e até mesmo nas relações pessoais. Quanto mais habilidades comportamentais você desenvolve, mais você aprende a lidar com as situações do dia a dia de maneira mais produtiva e construtiva.
6 soft skills essenciais para produtores de evento
Agora que você já sabe o que um produtor de eventos faz e o que são soft skills, é hora de entender as habilidades comportamentais fundamentais para contratar um bom profissional na área. São elas:
1 - Resiliência
O mercado de eventos é um dos que são mais afetados por situações do contexto econômico, social e de saúde pública. Um grande exemplo foi a pandemia da Covid-19, que mitigou os eventos presenciais, trouxe à tona a “febre” dos eventos online, chegando agora nos eventos híbridos, com uma união entre esses dois universos.
Por conta dessa adaptabilidade, o profissional deve aprender a passar por essas mudanças, lidar bem com elas e ser capaz de encontrar caminhos para superar essas adversidades. Além, é claro, de saber resolver eventualidades do dia a dia, como atrasos ou cancelamentos de palestrantes, por exemplo.
2 - Inteligência emocional
Todos esses desafios citados acima demandam inteligência emocional. O profissional não deve deixar se abater por um “não” recebido ou por algo que não saiu como o planejado. É virar a página e já partir para a solução B e, caso não tenha ela pronta, desenvolver esse novo plano de ação para que o evento seja cumprido.
3 - Confiança
Uma equipe que traga confiança é essencial para que o trabalho flua bem, especialmente no mercado de eventos. Como os prazos nessa área geralmente são apertados e deve-se evitar atrasos, uma equipe que entenda e “vista a camisa” para cumprir com as metas é essencial.
Saber delegar funções aqui é muito importante. Confiar nos palestrantes e demais convidados também. Por isso, recomenda-se sempre realizar follow ups apenas para confirmação se está tudo certo para sua presença no evento.
4 - Comunicação
O profissional de eventos comunica-se com várias pessoas de diversos cargos e áreas diferentes. Ao mesmo tempo que você está falando com sua equipe, você pode estar conversando com um CEO de uma grande empresa. Todas elas precisam entender bem a mensagem que deve ser passada, para que não ocorram erros nem imprevistos.
5 - Gestão do tempo
Prazos, prazos e prazos. Essa é uma das palavras que o profissional de eventos mais vai escutar. Delimitar conclusão de tarefas e deixar as entregas bem claras para toda a equipe é essencial. Realizar uma boa gestão do tempo, portanto, é uma skill fundamental para um bom profissional de eventos.
6 - Organização
A organização é a base para muitas outras skills. E como os eventos são compostos de vários check lists, esta é uma competência que destaca o bom profissional. Planejamento, checagem, contagem, conferência, monitoramento de tempo, documentação. Tudo isso exige que o profissional tenha mecanismos de organização bem definidos para obter sucesso em um evento.
Como vimos, o mercado de eventos está em alta, porém é muito importante observar as competências e habilidades que um bom profissional precisa ter para contratar certo e garantir sucesso às suas ações.
Um grande aliado neste processo é o mapeamento de perfil comportamental, que permite a identificação de padrões de comportamento, área de talentos, bem como entender como determinado profissional reage a diferentes situações do dia a dia.
Assim, será possível fazer uma análise mais profunda para colocar a pessoa certa no lugar certo. Quer saber mais? Baixe o ebook gratuito e saiba tudo sobre perfis comportamentais.
*Este artigo foi produzido em parceria com a Evnts.