6 dicas de produtividade para melhorar o seu trabalho remoto

Descubra como aumentar sua produtividade no trabalho remoto. Confira algumas dicas e estratégias poderosas!
Quer saber como aumentar sua produtividade no trabalho remoto? Confira algumas dicas e estratégias poderosas
BAIXE GRÁTIS!

Aqui você encontra:

Um bom desempenho é essencial para qualquer profissional que deseja se destacar em sua carreira e ser reconhecido pela organização. Contudo, existem alguns desafios que podem impactar na conquista desse resultado. Um deles é manter a produtividade no trabalho remoto

Sabemos que nem sempre é fácil se concentrar e produzir o tanto que gostaria quando se está trabalhando de casa. Mas você sabia que existem diversas dicas e estratégias que podem ajudar na conquista desse objetivo. Quer entender quais são elas? Então continue a leitura.  

6 dicas para melhorar a produtividade no trabalho remoto

Mesmo depois da retomada pós-pandemia, muitas empresas optaram por manter de vez o modelo home office, com os colaboradores trabalhando à distância. Essa já era uma previsão do mercado, uma vez que a transformação digital e as ferramentas tecnológicas possibilitam um trabalho remoto cada dia mais eficiente. 

Esse modelo é bastante confortável para boa parte dos profissionais, afinal, ele permite mais autonomia, um melhor gerenciamento de tempo e evita que você perca horas do seu dia parado no trânsito, por exemplo. 

Apesar das vantagens, muitas pessoas ainda têm dificuldade de se organizar e acabam procrastinando muito e produzindo pouco em suas horas de expediente. Mas como mudar esse cenário e alcançar uma produtividade satisfatória? A seguir, listamos algumas dicas que podem ajudar você no gerenciamento do tempo e das atividades. 

1. Aprenda a priorizar e gerenciar o seu tempo

Um gerenciamento de tempo eficiente é essencial para quem não tem o chefe sempre por perto, mas precisa manter o fluxo de produção sem procrastinar. Uma dica que pode ajudar nessa tarefa é montar cronogramas de atividades diárias

No cronograma, defina suas prioridades, ou seja, aquilo que precisa ser realizado sem falta no mesmo dia. Dessa forma, você garante que, mesmo que haja imprevistos, as tarefas mais importantes terão sido entregues. 

Além das prioridades mais urgentes, tente organizar suas outras atividades, definindo um planejamento. É possível listá-las, por exemplo, da mais complexa para a mais simples, por data de entrega ou outro parâmetro que defina o ritmo de trabalho. 

Criar um checklist e ir marcando as tarefas conforme você conclui cada uma, também é uma forma de dar um gás nas atividades do dia.

2. Monte um espaço de trabalho produtivo

O ambiente onde você trabalha faz toda a diferença na forma como o seu cérebro regula o ritmo de funcionamento. Trabalhar na cama, o mesmo lugar onde você costuma descansar, por exemplo, pode fazer com que você sinta mais sono ou dificuldade de se concentrar

Por isso, é importante reservar um local específico na casa, que funcionará como um ambiente de trabalho. Nem sempre é possível destinar um cômodo só para isso, nesse caso, reserve uma mesa ou espaço confortável e bem iluminado na sala ou no quarto. 

Dessa forma, seu cérebro entenderá que deve ficar ativo enquanto estiver neste local e que pode descansar quando estiver em outro ambiente. 

Outro ponto que precisa ser levado a sério é a ergonomia. Trabalhar no sofá ou na cama pode parecer tentador, principalmente nos dias mais frios, mas isso pode acabar prejudicando consideravelmente sua saúde e produtividade. 

É importante trabalhar em locais bem iluminados, com mesas e cadeiras adequadas. Em relação às cadeiras, as mais indicadas são as com um bom suporte lombar, altura ajustável e apoio para os braços. 

3. Alinhe metas e expectativas com a gestão

Se já é difícil se concentrar sozinho em casa, imagine com metas irreais e inalcançáveis. Esse tipo de cobrança pode provocar uma falta de motivação e acabar gerando ainda mais procrastinação. 

Por isso, é importante ter uma comunicação clara com seus gestores e colegas para alinhar expectativas, metas e prioridades. Caso tenha dúvidas ou sinta que algo está desalinhado, não tenha medo de solicitar uma reunião online. 

É fundamental deixar claro para a gestão que, quanto mais alinhada estiver a sua rotina e as metas, mais fácil será para você entregar os resultados esperados pela empresa. 

Como ser promovido no trabalho: 12 dicas fundamentais para impulsionar sua carreira

4. Aposte em técnicas para aumentar a concentração e a produtividade

Existem diversas técnicas e estratégias que podem ser utilizadas para aumentar sua concentração e foco. Conhecê-las será de grande ajuda naqueles dias em que você está mais ansioso e disperso. 

Uma das dicas é controlar o uso do celular. Bloquear as notificações das redes sociais, por exemplo, vai ajudar você a evitar pegar o celular a todo momento e ser interrompido no meio de uma tarefa importante. 

Outra estratégia que pode ajudar na produtividade é dividir suas tarefas em etapas menores e mais fáceis de serem concluídas. Dessa forma, você terá uma noção maior do quanto está avançando, evitando a desmotivação. 

Por fim, é indicado realizar pequenos descansos, de 10 a 15 minutos, a cada uma hora de trabalho, para evitar o desgaste mental e aumentar o foco. Tente aproveitar esse tempo para dar uma caminhada, se alongar, beber água e mudar de posição e evite atividades que estimulem a procrastinação, como ver vídeos e acessar as redes sociais. 

A Técnica Pomodoro também é uma estratégia interessante para aumentar o foco e a produtividade. Ela consiste em ficar totalmente focado em uma tarefa por 25 minutos e, então, fazer um pequeno descanso por 5 minutos. É preciso repetir o processo até que se completem duas horas para, então, obter uma recompensa de 30 minutos de descanso.  

5. Mantenha o contato com seus colegas

Estar bem alinhado e integrado ao time também contribui para o aumento da sua produtividade. Por isso, tente manter o contato com seus colegas, mesmo a distância. 

Utilize e-mails, ligações e aplicativos de mensagens sempre que precisar entrar em contato para consultar ou tirar dúvidas. Essa troca é fundamental para que você tenha bons resultados e consiga se aprimorar no trabalho. 

Além disso, tente se manter focado nas reuniões online, fechando outras abas e janelas do computador para minimizar distrações e contribuindo com sugestões e ideias, sempre que possível. 

6. Priorize o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho

Um dos problemas que podem ser gerados pelo home office é o desequilíbrio entre vida profissional e pessoal. Trabalhando de casa, é comum que as rotinas acabem se misturando e você se sobrecarregue e sofra com estresse. 

Para evitar o problema, é essencial buscar o equilíbrio, estabelecendo horários específicos para o trabalho. Evite fazer tarefas domésticas durante o expediente e tente se desconectar totalmente quando ele terminar. 

Pode parecer tentador responder aquele e-mail ou mensagem do gestor na hora do jantar, mas definir limites é importante para garantir qualidade de vida e tornar sua rotina de home office mais equilibrada e produtiva. 

Desenvolvimento pessoal: o que é e como criar um plano?

Dicas de produtividade para mães que trabalham remoto

No caso das mães que não têm filhos na escola integral, conciliar a rotina de trabalho em casa com o cuidado com as crianças pode ser um desafio ainda maior. Afinal, ao ver a mãe "disponível" em casa o dia inteiro, é difícil para o pequeno entender que ela não pode parar o tempo todo para atendê-lo. 

Assim, é preciso adaptar a criança à sua rotina, para evitar as interrupções frequentes e garantir a produtividade. 

O ideal é montar uma estrutura de home office em um ambiente separado dos outros cômodos, assim, você poderá manter a porta fechada quando precisar de um foco maior. 

Além disso, converse com seu parceiro ou parceira para realizar uma divisão justa das tarefas domésticas e evitar a sobrecarga de trabalho. Caso seja possível, vale contar com uma ajuda profissional, como uma babá ou uma assistente pessoal.

Por fim, é importante organizar também a rotina dos filhos, definindo tarefas que os manterão ocupados e ativos durante o seu tempo de trabalho. Delimite os momentos certos para os pequenos brincarem, estudarem, se exercitarem, etc. Manter a rotina deles organizada ajudará você a manter a sua também. 

Ferramentas que ajudam a produtividade no trabalho remoto

As tecnologias e recursos certos também podem ajudar você a conseguir um melhor desempenho e mais produtividade no trabalho remoto. A seguir, listamos 4 boas opções de ferramentas de produtividade para você conhecer. 

Trello

O Trello é uma ferramenta de gestão de projetos que ajuda a organizar tarefas por meio de listas. Com ele é possível delegar atividades, estabelecer prazos, fazer upload de arquivos e garantir mais organização e produtividade a um projeto.

Slack

O Slack é uma ferramenta de comunicação que pode ser utilizada para compartilhar ideias e comentários com gestores e colegas. Com essa solução, é possível reunir toda a equipe em um mesmo lugar, como uma espécie de “escritório online".

Google Drive

O Google Drive é uma das ferramentas essenciais para quem trabalha remotamente. Com ele você consegue armazenar e compartilhar arquivos na nuvem, centralizando todos os documentos necessários de forma segura.

Google Hangouts Meet

Por fim, nossa última dica é a ferramenta de videoconferências do Google. Com o Hangouts você pode realizar suas reuniões online de forma estável, com um grande número de pessoas. A solução ainda oferece recursos como gravação da transmissão e compartilhamento de tela.

Concluindo, existem diversas estratégias e dicas que podem ser seguidas para garantir e produtividade no trabalho remoto, permitindo ao profissional se destacar e se desenvolver na profissão. Focar em um bom gerenciamento de tempo, organização e equilíbrio entre vida pessoal e profissional são os principais pontos de atenção. 

Agora que você já conhece todas as estratégias, que tal começar a implementar as dicas no seu dia a dia de home office? 

Aproveite e busque mais conteúdos para o seu desenvolvimento profissional. Inscreva-se em nosso curso gratuito sobre as habilidades do profissional do futuro.

Picture of Luana Teixeira
Luana Teixeira
Psicologia pela FUMEC e pós-grauada em Gestão Estratégica de Pessoas pela UFMG. Atuei como Professora no MBA em Coaching- Life Coaching, Executive e Business Coaching da U.N.A, nas disciplinas Gestão do Tempo e Marketing Pessoal. Adoro aprender e ensinar! Sou gente que gosta de gente!
Compartilhe:

Você também vai gostar!

Rolar para cima