5 dicas para aumentar a produtividade do time de vendas

SAIBA MAIS

Aqui você encontra:

Você sabe como aumentar a produtividade do time de vendas do seu negócio e garantir um alto desempenho e mais lucratividade? Esse setor é um dos mais importantes em uma empresa e precisa ser monitorado e incentivado de perto para a organização alcançar os resultados e objetivos que deseja. 

Neste conteúdo, vamos explicar melhor quais fatores precisam ser considerados na hora de pensar na produtividade, quais mudanças de cultura devem ser implementadas na empresa para que ela tenha foco em performance e cinco dicas extras para garantir mais produtividade do time de vendas na sua campanha de Black Friday. Confira tudo isso a seguir. 

O que mais atrapalha a produtividade do time de vendas?

Muitas vezes, a gestão identifica uma queda na produtividade do time de vendas, mas não consegue diagnosticar a causa do problema. Um dos equívocos mais comuns é acreditar que a baixa performance é causada apenas por colaboradores ineficientes, sem avaliar o todo. 

Diversos fatores podem atrapalhar a produtividade do time, por exemplo, falta de motivação, falta de treinamento, metas inatingíveis, entre outros. Dessa forma, é importante analisar toda a cadeia que interage com a equipe de vendas para buscar as fontes do problema e conseguir solucioná-lo. 

No que diz respeito às questões internas, é válido ficar atento a 4 pilares principais. Confira quais são eles a seguir.

Pessoas

As pessoas são, com toda certeza, o pilar mais importante dentro de qualquer empresa. São elas as responsáveis por colocar as ações em prática e dar vida ao negócio. 

Exatamente por isso, elas precisam ser cuidadas e valorizadas pelo RH. É fundamental capacitar, motivar, engajar e reconhecer os talentos para garantir que eles entreguem os resultados esperados.

Processos

Os processos de venda também podem influenciar nos resultados da equipe. Isso porque eles oferecem o direcionamento para que os vendedores possam atuar da melhor forma. 

Definir processos claros e objetivos, portanto, vai ajudar a gestão a rastrear a produtividade, reduzir erros e custos, melhorar o rendimento da equipe e garantir que todos os vendedores adotem um método padrão de vendas. 

Gestão

O gestor também tem um papel primordial nos resultados de sua equipe. É ele quem motiva, engaja, impõe o ritmo e traça estratégias eficientes de venda

Lideranças despreparadas, que criam metas inalcançáveis e estimulam um ambiente de cobranças e competitividade tóxica podem ser os responsáveis por acabar comprometendo a performance do time. 

Tecnologia 

A tecnologia também contribui para o aumento da produtividade no setor de vendas. Diversas ferramentas podem auxiliar na gestão de tarefas e no monitoramento da performance dos colaboradores. 

Como melhorar a produtividade no time de vendas?

Além de compreender os desafios e fatores que podem impactar a produtividade do time de vendas, é interessante criar uma cultura focada no aumento e na manutenção da performance. 

Para isso, algumas atividades podem e devem ser incorporadas no dia a dia do RH e das lideranças. Confira a seguir quais são elas. 

Treinamento e desenvolvimento

O investimento em treinamento e desenvolvimento contínuos é fundamental para garantir um time de vendas alinhado e eficiente. Esse tipo de programa ajuda os colaboradores a aprimorar suas habilidades de negociação e venda, melhorando o desempenho individual e coletivo. 

Assim, é importante que as lideranças identifiquem os pontos de melhoria e gaps do time, para pensar em programas de treinamento de vendas sólidos, que realmente supram as necessidades do negócio. 

Acompanhamento e feedback

A cultura de feedbacks na equipe de vendas também deve ser implementada na empresa para um acompanhamento constante. Para auxiliar nessa tarefa, é válido utilizar ferramentas como as avaliações de desempenho

Com essas avaliações frequentes, as lideranças conseguirão monitorar de perto a performance individual dos colaboradores, direcionando melhor os feedbacks de acordo com os dados levantados. 

É importante que o RH realize um treinamento das lideranças para que elas consigam interpretar essas informações e fornecer feedbacks construtivos e motivadores, incentivando os profissionais a buscarem resultados cada vez melhores.

Cultura de reconhecimento

Criar uma cultura de reconhecimento e recompensas é outra estratégia inteligente para motivar a equipe a alcançar metas e, assim, manter altos níveis de produtividade. 

As pessoas, no geral, gostam de sentir que seu trabalho está sendo visto e reconhecido, por isso, vale a pena pensar em formas de valorizar e recompensar os talentos, seja por meio de agradecimentos públicos, bônus ou promoções. 

Tecnologia e analytics

Incorporar ferramentas tecnológicas e de análise de dados à gestão de pessoas também é uma forma de monitorar de perto a produtividade da equipe para garantir melhorias. 

Esse tipo de solução pode ajudar a identificar áreas de aperfeiçoamento no processo de vendas e a cruzar informações sobre a performance dos colaboradores, embasando a tomada de decisões para impulsionar a produtividade do time.

➡️ Etapas para implementar vendas consultivas e fidelizar clientes

5 dicas para aumentar a produtividade do time de vendas na Black Friday

A Black Friday é uma das datas principais para o mercado de varejo no mundo. Esse é um momento importante para qualquer empresa que trabalhe com vendas, dessa forma, a produtividade da equipe se torna uma demanda ainda mais urgente conforme a data se aproxima. 

Além das mudanças de cultura que sugerimos acima, existem algumas ações pontuais que podem ser tomadas pela gestão para aumentar a produtividade do time nesse cenário. Confira 5 dicas a seguir.

Ebook Gestão de Pessoas e Black Friday

1. Ajude os vendedores a manter o foco

O foco é muito importante quando falamos de um evento da magnitude da Black Friday. Nesse tipo de campanha, é essencial que todo o time de vendas esteja alinhado e concentrado nos objetivos e metas estabelecidos. 

Sendo assim, é válido pensar em ferramentas que otimizem os processos e automatizar tarefas recorrentes. Verifique também a qualidade dos dispositivos e da conexão de internet, para evitar que o time perca tempo com problemas de infraestrutura. 

💡Saiba também: 6 Dicas para criar propostas comerciais e atrair clientes

2. Organize a agenda do time

Organizar as atividades da equipe comercial durante as campanhas da Black Friday também é uma forma de otimizar tempo e ganhar produtividade. Assim, a dica é definir com antecedência toda a agenda da equipe. 

Além disso, marque as reuniões de alinhamento previamente, para que o time já inicie as tarefas do dia com suas atividades e demandas alinhadas. Dessa forma, você evita que os colaboradores precisem perder tempo se atualizando das novidades. 

3. Defina metas e prioridades

As metas são um incentivo importante para a equipe de vendas. É por meio delas que os colaboradores conseguem acompanhar seu próprio desempenho e são recompensados por ele. 

Em campanhas como a Black Friday, essas metas são ainda mais importantes para alinhar com o time as expectativas da empresa. Assim, é importante estabelecer metas justas e alcançáveis, para evitar que os profissionais acabem desmotivados. 

Também é necessário entender se o time que você dispõe é suficiente para suprir as necessidades da campanha. Em alguns casos, a contratação de trabalhadores temporários pode ser uma alternativa válida para evitar que o time acabe sobrecarregado. 

4. Crie um plano de incentivos

Pensar em um plano de incentivos é uma forma de garantir mais motivação e produtividade na Black Friday. Com base nas metas definidas, a empresa pode pensar em um programa atrativo de recompensas e reconhecimento de vendas, que vai incentivar os profissionais a buscarem resultados melhores. 

As recompensas, não necessariamente, precisam ser oferecidas como uma bonificação em dinheiro. Embora essa seja uma opção bastante atraente, é possível pensar em outras alternativas de incentivos, como folgas, produtos, créditos a mais no vale-refeição, entre outros. 

Leia também: Como gerir o departamento comercial?

5. Cuide do clima organizacional

Por fim, é importante lembrar que o período da Black Friday pode ser bastante estressante para os colaboradores. Se o clima organizacional não for acompanhado de perto e com atenção, o excesso de pressão e cobranças pode deixar o ambiente muito competitivo e até tóxico, comprometendo o desempenho do time. 

Assim, é importante gerenciar o estresse e incentivar um clima de cooperação e competitividade saudável. Uma dica para isso é investir em um ambiente festivo, com espaços e momentos de descontração ao longo da campanha. 

Embora esse tipo de atitude possa parecer contrário à ideia de produtividade, a verdade é que, se os colaboradores se sentirem valorizados e não sobrecarregados, eles tendem a trabalhar com muito mais energia e engajamento, garantindo, assim, os resultados esperados. 

Como vimos, manter a produtividade do time de vendas é essencial para que as metas e objetivos da empresa sejam alcançados. Em campanhas importantes como a Black Friday, essa deve ser uma preocupação ainda maior para o RH e as lideranças. Assim, é importante pensar em estratégias pontuais e na implementação de uma cultura voltada para a alta performance em vendas.

Quer garantir ainda mais lucratividade nessa campanha? Baixe gratuitamente nosso ebook e descubra como a Gestão de Pessoas pode ajudar a sua empresa a ter sucesso na Black Friday

Compartilhe:

Você também vai gostar!

Rolar para cima