Produtividade no trabalho: por que é importante ter controle?

Tempo de leitura: 6 minutos

Este conteúdo foi escrito pela equipe do Tangerino sistema de controle de ponto. A solução permite que os colaboradores registrem o ponto de qualquer lugar e a qualquer momento, independentemente de conexão com a internet, e oferece diversas facilidades que transformam o seu RH da sua empresa em uma área realmente estratégica.

Você sabe qual é o significado de produtividade no trabalho? Intuitivamente, pensamos que o conceito quer dizer aumento da produção, fazer mais com menos recursos ou menos tempo. 

Na verdade, essa variável está relacionada a boa utilização dos recursos disponíveis na empresa, entre eles, a mão de obra. Caso o resultado seja positivo, então, podemos dizer que o negócio é produtivo.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Toda empresa busca meios para atingir melhores resultados. Por isso, ter controle sobre a produtividade dos colaboradores é fundamental para o crescimento.

Neste artigo produzido pelo Tangerino você vai entender a importância de ter controle sobre o que seus colaboradores estão produzindo. Vamos lá! 

Porque a produtividade é tão importante?

A busca pela produtividade e a urgência em extrair o máximo de cada pessoa é uma dinâmica comum no ambiente de trabalho.

No entanto, de nada adianta produzir muito se o nível de qualidade não é satisfatório. Caso isso aconteça, o diferencial competitivo cai e a concorrência encontra oportunidade para sair na frente.

A produtividade proporciona muitas vantagens para a empresa, veja só:

  • uso consciente dos recursos para atingir o nível de qualidade desejado;
  • redução dos custos de operação;
  • expansão no mercado e aumento do número de colaboradores;
  • diferencial competitivo.

Saber quais atividades estão sendo realizadas, acompanhar os resultados e a performance individual dos membros da equipe é o papel de um bom gestor. Mas, é importante reconhecer que esse trabalho não deve ser focado somente na redução de tempo. 

Cada pessoa tem o seu próprio timing para concluir uma atividade com sucesso, por isso a importância de conhecer e fazer uma gestão comportamental para gerar mais produtividade no trabalho sem desgaste profissional.

Porque controlar a produtividade na sua empresa?

Expandir um negócio e aumentar o faturamento requer produtividade. Para fazer mais e melhor é preciso controlar as atividades e os fluxos de trabalho da equipe.

O gestor que tem controle da produtividade da sua equipe consegue identificar os entraves da eficiência e também os pontos positivos que podem ser estimulados. 

Dessa forma, o primeiro passo para melhorar o rendimento do negócio e acompanhar o dia a dia da sua equipe e fazer um controle realmente efetivo, e isso também inclui o monitoramento da jornada de trabalho

O que deve ser avaliado no controle de produtividade?

Para fazer um controle de produtividade realmente efetivo é necessário definir os indicadores que serão acompanhados diariamente ou na periodicidade que você achar melhor, conforme a especificidade do seu negócio. 

Agora, conheça três indicadores para avaliar o desempenho das pessoas e dos processos na sua empresa:

1. Quantidade x qualidade

A produtividade deve estar sempre alinhada com a qualidade do produto ou serviço oferecido. Pois, de nada adianta produzir mais em menos tempo se essa característica for deixada de lado.

No planejamento das atividades é importante definir os parâmetros de qualidade, quantidade e tempo esperado para a execução das tarefas, produção de artigos ou prestação de serviços. Depois, divulgue os indicadores escolhidos aos envolvidos para que todos conheçam o padrão que será seguido.

2. Tempo de execução

O tempo de execução é um importante indicador de capacidade. Então, nesse caso, para medir a produtividade no trabalho você deve contabilizar a quantidade de produção em um determinado período. 

Por exemplo, quantos candidatos você consegue entrevistar em um dia? Esse indicador é importante para mostrar o tempo que um processo seletivo pode durar e apontar se está na hora de procurar uma solução para deixar o recrutamento e seleção mais eficiente e moderno.

3. Metas alcançadas

Para trabalhar em prol dos objetivos da empresa os colaboradores devem saber quais são as metas desejadas, visto que esse é um elemento que estimula a motivação e a produtividade contínua.

Mas, para que haja um efeito positivo sobre a rotina de trabalho, as metas criadas não podem ser abusivas. Por esse motivo, elabore metas claras, mensuráveis, realistas e temporais, possibilitando a sua realização. 

Depois de definir e efetivar os indicadores de desempenho é vez de analisar os resultados encontrados. Assim, será possível definir padrões de produtividade que se encaixam na realidade da sua empresa. 

Como favorecer a produtividade no trabalho?

Você já entendeu a importância de ter a produtividade no trabalho sob controle. Agora é o momento de conhecer as melhores práticas para criar um ambiente propício ao rendimento. Acompanhe!

Invista em tecnologia

Se a sua empresa não investe em tecnologia, então, tenha certeza de que vocês estão perdendo tempo de trabalho. Hoje em dia é fundamental adotar ferramentas que otimização e automação para garantir agilidade nos processos e segurança das informações.

Substituir as atividades repetitivas e que consomem muito tempo pela automação da área de RH, por exemplo, garante que os afazeres sejam feitos de maneira mais rápida com o uso de softwares e aplicativos.

Faça o controle da jornada de trabalho

Para garantir a produtividade no trabalho você precisa saber se os colaboradores estão cumprindo os horários conforme o combinado. Em razão disso, fazer o controle da jornada de trabalho é fundamental, além de ser uma obrigação para as empresas com mais de 20 colaboradores.

O ponto digital para empresas é uma alternativa para o controle feito manualmente ou em relógios de ponto. Uma solução totalmente segura e antifraudes, prevista pela portaria 373 do Ministério do Trabalho, para deixar a gestão de pessoas bastante eficiente. 

Utilize ferramentas de controle de produtividade

Saber o que está sendo feito e em quanto tempo é uma das maneiras de mensurar a produtividade no trabalho. Para isso, você pode adotar gerenciadores de tarefas para controlar as atividades e medir as horas investidas em cada uma.

Em vez de preencher planilhas, busque soluções modernas, como o check-in de atividades com timesheet, integrado a própria ferramenta de controle de ponto. 

Realize reuniões periódicas

Fazer reuniões periodicamente com a equipe é uma boa metodologia para aumentar a produtividade no trabalho. Nesse momento você pode repassar recomendações, orientar os colaboradores, transmitir informações importantes e dar feedbacks .

As reuniões também podem ser aproveitadas para esclarecer dúvidas e alinhar as expectativas. Adote essa prática na sua rotina corporativa para melhorar a comunicação e deixar os processos mais eficazes.

A produtividade no trabalho é o elemento que vai ajudar a sua empresa a crescer e proporcionar uma boa experiência ao público. Neste post você aprendeu a importância de ter controle sobre o que os colaboradores estão fazendo, agora é hora de implementar os indicadores e as ações que favorecem o rendimento da equipe!

Aproveite a sua visita e veja como soluções tecnológicas podem ajudar na produtividade no trabalho!


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of