Produtividade na quarentena: como mantê-la em alta sem elevar o estresse

Tempo de leitura: 5 minutos

Neste post, falaremos sobre a produtividade na quarentena. Afinal, você não precisa somente trabalhar, também tem que respeitar os horários para aproveitar a sua casa corretamente. Continue acompanhando e saiba mais sobre o assunto. Boa leitura!

Impacto do trabalho na saúde mental dos profissionais

A saúde mental é a qualidade de vida de uma pessoa em relação ao seu estado psicológico, cognitivo e emocional. Portanto, trata-se da capacidade que o ser humano tem de administrar situações diversas, positivas ou negativas, tendo um bom controle emocional sem se prejudicar ou afetar outras pessoas.

Nesse sentido, o impacto do trabalho na saúde mental dos colaboradores pode ser em diversos aspectos, como:

  • ambiente corporativo muito competitivo;
  • rotinas de trabalho desgastantes;
  • altas cargas horárias;
  • relacionamentos por conveniência;
  • lideranças agressivas ou tóxicas demais;
  • assédio psicológico e sexual;
  • ameaça de desligamento da empresa;
  • falta de incentivos organizacionais.

Outro ponto bastante importante e que deve ser observado é a questão da valorização dos profissionais. Dados da Organização Mundial da Saúde mostram que, em média, 50% dos colaboradores se sentem como “apenas mais um” no ambiente de trabalho, ou seja, que podem ser substituídos a qualquer momento.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Com todos esses pontos, o local de trabalho se torna tóxico e o colaborador acaba desenvolvendo um alto nível de estresse. Nesse caso, os distúrbios podem influenciar diretamente o bem-estar do profissional.

Por isso, nesse momento de pandemia e alerta social, é ideal que os gestores fiquem atentos ao comportamento de sua equipe para auxiliá-los no que for necessário. Mesmo em regime home office, é preciso dar esse suporte.

Produtividade na quarentena

O momento pelo qual o país está atravessando é crítico, por isso, várias empresas adotaram o trabalho remoto. Afinal, precisamos evitar a proliferação do vírus e manter o distanciamento social.

Sabemos que a quarentena causou um grande impacto na sociedade. Prova disso, é que muitos colaboradores precisaram se adaptar a uma nova rotina de trabalho. Mas devemos entender que, mesmo em momentos turbulentos, é possível manter a produtividade.

Afinal, como ter uma boa produtividade durante a quarentena? Veja algumas dicas:

  • ao acordar, tome café da manhã e retire o pijama — produtividade e roupa de dormir não caminham juntas;
  • separe o seu local de trabalho do restante da casa, pois você precisará de concentração;
  • não dê espaço para a procrastinação, ou seja, não passe muito tempo navegando na internet e/ou nas redes sociais;
  • mantenha-se informado sobre a situação que o país está passando, mas evite o excesso;
  • aproveite o momento para se qualificar em cursos online;
  • use a tecnologia para adquirir mais conhecimento;
  • baixe conteúdos gratuitos na internet e obtenha mais informações sobre o que há de novo em sua área de atuação;
  • mantenha contato com os seus colegas de trabalho — isso é importante preservar as relações, mesmo à distância;
  • faça pausas sempre que necessário;
  • relaxe nos momentos de lazer, mesmo que seja em casa.

Ser produtivo com saúde mental em dia

Há meses, o isolamento social passou a fazer parte da rotina de, praticamente, todos os brasileiros. Mas muitos ainda precisam enfrentar o dia a dia em seu meio de trabalho. A chamada equipe de frente de combate está lá para pesquisar, atender e oferecer o melhor para a população.

No entanto, muitos permanecem em suas residências, necessitando se adaptar uma nova rotina, onde um mesmo local serve para o trabalho e para o lazer/descanso.

Nessa hora, muitos acabam tendo dificuldade para entender que é possível ser produtivo na quarentena sem perder a saúde mental. Para tanto, é necessário se desligar um pouco das redes sociais e outros meios de comunicação. Afinal, o excesso de informação pode gerar medo, pânico e outros distúrbios que afetam a nossa mente.

Portanto, aproveite o período de isolamento social para curtir a sua própria companhia e focar em suas demandas. Organize o seu dia para que ele seja produtivo ao máximo. Para isso, determine o prazo que você dedicará ao home office e o tempo para fazer o que mais gosta.

Em seus momentos de descanso, se for ligar a TV, que seja para colocar as séries em dia ou ver um bom filme. Notícias sobre o que acontece no país e no mundo, você pode encontrar nas redes sociais. Além disso, leia bons livros e aproveite o tempo para praticar alguma atividade física. Elas são boas aliadas para manter a saúde mental em dia!

Por fim, com a mente descansada e sem a pressão do momento, será mais fácil você ser mais produtivo na quarentena.

Bem-estar no isolamento social

Como vimos, ser produtivo na quarentena pode ser difícil para algumas pessoas. Especialmente para aquelas que consomem informação a todo o tempo e não descansam o cérebro. É certo que precisamos nos isolar, porém, devemos manter o bem-estar.

Portanto, nesses dias em que somos obrigados a ficar em casa para não proliferar o vírus da COVID-19, devemos pensar em algo que nos proporcione coisas boas. Não é muito difícil, afinal, estamos no aconchego do lar! Separamos algumas dicas para você:

  • mantenha a sua rotina, mesmo que não saia para trabalhar, procure preservá-la ao máximo;
  • tenha uma alimentação saudável e balanceada;
  • priorize a sua rotina de sono para não perder saúde;
  • cuide do seu lado espiritual;
  • aproveite o momento para dar atenção ao seu hobby.

Sendo assim, mesmo tendo a necessidade de um período para se dedicar às suas demandas profissionais, reserve um tempo para se curtir! Ainda, garanta que não está trabalhando demais e cuide da sua saúde mental para conseguir uma boa produtividade na quarentena.

Se você é gestor e precisa avaliar a sua equipe em relação ao home office e os perfis comportamentais durante esse período, continue conosco e aprenda mais!

0 0 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments