Como otimizar seu processo seletivo na internet?

Tempo de leitura: 5 minutos

Quando falamos na inserção de inovações tecnológicas dentro das empresas, não podemos esquecer que isso inclui todos os processos, desde os mais básicos. A internet já faz parte do nosso cotidiano e é bastante utilizada em diversas áreas, no entanto, por mais que pareça extremamente presente e comum, esse recurso pode ser ainda mais útil do que parece.

A utilização da internet em processos de recrutamento e seleção dentro de empresas, por exemplo, já indica um diferencial competitivo. A redução de tempo, material, mão-de-obra e a maior assertividade, têm atraído a atenção das organizações para a adesão das famosas páginas de “trabalhe conosco”, otimizando todo o processo.

Por outro lado, porém, alguns profissionais não se sentem muito confortáveis com a utilização desse meio, muitas vezes por falta de costume e prática. Tal fato, no entanto, não significa que não existam soluções para simplificar e aumentar ainda mais a qualidade de processos como esse. Vamos entender um pouco mais sobre essa situação!

Por que otimizar minha página de trabalhe conosco?

Os processos de recrutamento geralmente necessitam de muito tempo e organização. Quem é líder ou gestor, sabe que não é fácil receber tantos currículos e organizá-los da melhor forma possível para que sejam analisados, mesmo que esses currículos sejam recebidos por email, por exemplo.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Por essa razão e com o objetivo de facilitar a vida dessas pessoas, além de garantir o melhor resultado no final, foram criados softwares tecnológicos que organizam todo o processo de seleção das empresas. A otimização desses processos pode ser feita através das páginas de trabalhe conosco e é o que garante e economia de energia e tempo dos funcionários.

Qual o software mais indicado para isso?

No mercado sempre irão existir diversas opções que prometem solucionar os mais variados problemas. Existem alternativas mais completas, mais simples, mais básicas e mais elaboradas, cada uma feita para responder à demandas específicas.

Pensando em custo-benefício e também em destaque por qualidade, o Profiler Gestão, software criado pela Solides, reúne as melhores ferramentas para auxiliar na otimização dos processos de recrutamento. Vamos explicar abaixo porque esse software é útil para aprimorar o seu processo seletivo pela internet.

Primeiro passo: vagas

Antes de pensar em divulgar uma vaga em aberto na página “trabalhe conosco” da sua empresa, é possível desenhar a vaga desejada no próprio software e integrá-la à página.

2

Nessa aba, você pode preencher as especificações da vaga de acordo com o que deseja. As opções que você escolher irão auxiliar o software a separar os currículos recebidos em categorias diferentes, podendo ser muito útil no momento de analisar currículos para vagas específicas.

3

O campo “palavra-chave” existente nas especificações da vaga, serve exatamente para auxiliar o software a identificar os currículos que mais se parecem com a vaga que você está abrindo.

Por exemplo, ao abrir uma vaga para o setor de marketing de uma empresa, você poderá colocar a palavra “marketing” no campo da palavra-chave. Assim, todos os currículos que possuírem a palavra “marketing” serão direcionados para essa vaga em aberto.

Passo 2: integre o software com a página “trabalhe conosco” e tenha os currículos reunidos em sua base de dados

4

Como já mencionamos, o software permite a integração entre a página “trabalhe conosco” com o banco de currículos que ele armazena. Dessa forma, quem se cadastrar e enviar o currículo através dessa página, terá enviado o currículo para a sua base do Profiler, facilitando a organização dos recrutadores.

A partir do momento em que os currículos forem recebidos, eles estarão disponíveis dentro da base do software e você pode consultá-los de duas maneiras.

Passo 3: Consulte os currículos que estão disponíveis na base do software

Como já foi citado acima, existem duas maneiras de realizar a consulta de currículos na base do Profiler Gestão. A primeira opção, é ir na aba “candidatos” onde estarão reunidos todos os candidatos que enviaram o currículo para a base do software.

5

Nessa aba, além de ter a possibilidade de adicionar um candidato diretamente através do software, você terá acesso a todos os outros que já estão cadastrados na base de dados e poderá visualizar todas as informações existentes. Se algum dos candidatos tiver realizado um mapeamento de perfil comportamental, por exemplo, o relatório gerado através desse mapeamento também estará disponível para a consulta.

Os currículos também estão disponíveis para consulta na aba “vagas”, a mesma aba utilizada para abrir novas vagas dentro do software. Nela, é possível visualizar todas as vagas em aberto da empresa a medida que estas vão sendo cadastradas na ferramenta.

Ao clicar no botão “visualizar” em alguma das vagas, o software abrirá uma página com as especificações da vaga e com possíveis candidatos compatíveis. Essa lista de candidatos compatíveis é gerada através do cruzamento de dados entre a vaga criada e o banco de currículos dentro do software, facilitando muito a análise de candidatos.

6

Existe também a opção de divulgar determinadas vagas nas redes sociais. Para que isso seja possível, basta clicar no ícone da rede social desejada, no topo da tela.

O Profiler Gestão reúne o que tem de mais moderno para otimizar cada vez mais os processos de seleção através da internet. Obviamente, a otimização desses processos não só contribui para a maior qualidade do recrutamento, como também poupa diversos recursos que poderiam ser empregados de maneira mais efetiva.

Se você se interessou pela ferramenta, descubra as outras possibilidades que o Profiler Gestão pode te oferecer. Faça agora mesmo um teste gratuito e conheça nosso software de gestão de pessoas!

 


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of